Notícias

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

09/04/2021

Leandro Augusto Hamester

Caso de sucesso integra seleto grupo anunciado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

O Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”, chamamento público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, na linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos da cadeia produtiva Leite e Derivados.

Em sua primeira edição, a iniciativa objetiva identificar casos de sucesso que evidenciem a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.

Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”. Integra a linha de Produtos Premium na cadeia produtiva de leite e derivados (Foto: Leandro Augusto Hamester)

O resultado foi publicado no Diário Oficial e o material de divulgação está em fase final de produção por parte da Secretaria Estadual. Além de reconhecer iniciativas inspiradoras, servirão de base para projetar ações públicas.

Linhas temáticas

A linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos mapeia casos de sucesso de produtos ou linhas de produtos de alto valor agregado de empresas do setor de alimentos e bebidas que utilizaram a estratégia de agregação de valor como forma de diferenciação, incorporando inovação e conhecimento. Entre os critérios de seleção estiveram, entre outros, a capacidade de inspirar iniciativas de inovação nos demais segmentos do setor, resultado da inovação implementada (produto, processo e mercado) e vínculo entre a inovação e a estratégia.

Os casos inscritos deveriam contemplar produtos ou subprodutos das cadeias produtivas de vinhos e espumantes, arroz, cachaça, carnes e derivados, frutas e sucos, leite e derivados, azeite de oliva, alimentos e bebidas em geral, noz pecan e cerveja artesanal.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Sebrae/RS, está organizando mesa de conversa online para apresentação dos casos de sucesso, quando serão detalhados os processos de inovação.

Leite Languiru Origem

O Leite Origem é um produto diferenciado, com a coleta da matéria-prima e o processo de envase efetuados em até 24h, seguindo padrões rígidos de manejo e qualidade do leite nas propriedades dos associados produtores, que resulta em um leite sem adição de estabilizantes, com características próprias de pureza, frescor e sabor. Estas características de produção e envase são inovadoras no setor do leite.

O Leite Languiru Origem é o único com rastreabilidade desde a origem da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e até sua chegada no ponto de venda. Via QR Code individual em cada embalagem UHT de um litro, os consumidores podem realizar a leitura utilizando smartphone, tecnologia que é uma evolução da aplicação do QR Code das embalagens do leite convencional da Cooperativa (que possibilita a rastreabilidade a partir da industrialização).

Esse processo contou com amplo estudo mercadológico e de viabilidade por parte da Languiru e dos parceiros do projeto, como as multinacionais SIG Combibloc e Siemens, além do fundamental envolvimento do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa. A partir disso a Languiru vislumbrou o diferencial no mercado com a apresentação do Leite Origem, que também valoriza a profissionalização da cadeia produtiva.

A matéria-prima é produzida em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da Cooperativa. Localizadas no Vale do Taquari e certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Languiru, a proximidade dessas propriedades rurais da Indústria de Laticínios, em Teutônia, permite agilidade de coleta da matéria-prima e sua industrialização. “A Cooperativa Languiru gerencia programas que fiscalizam o manejo na propriedade rural, as condutas na indústria e a expedição do seu mix de produtos. O intuito é preservar as características naturais das matérias-primas e garantir a qualidade dos produtos. O Leite Origem agrega valor à matéria-prima, num processo constante de profissionalização da cadeia produtiva”, destaca o presidente Dirceu Bayer.

Presidente Dirceu Bayer por ocasião do lançamento do novo produto da Languiru, em agosto de 2019. Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.