Notícias

Iniciado planejamento do 8º Fórum Tecnológico do Leite

24/03/2014

No mês de março ocorreu a primeira reunião da comissão organizadora do 8º Fórum Tecnológico do Leite, evento promovido pelo Colégio Teutônia com o apoio da Cooperativa Languiru e parceiros. A programação ocorre nos dias 17 e 18 de setembro de 2014.

Na oportunidade foi debatida a temática da oitava edição, considerando perspectivas e cenários relacionados à cadeia produtiva do leite. Em 2010 o tema do evento abordou “Caminhos para a sustentabilidade na atividade leiteira”, 2011 “Tecnologias de conforto animal para a produção de leite”, 2012 “Sustentabilidade do sistema produtivo de leite” e 2013 “Gestão da nutrição em bovino de leite: agregando valor à atividade”.

Comissão organizadora esteve reunida no mês de março (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Comissão organizadora esteve reunida no mês de março (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Os participantes do encontro reafirmaram a importância da cadeia produtiva do leite, considerada o carro chefe da grande maioria das propriedades da agricultura familiar no Vale do Taquari. Entre os possíveis enfoques do Fórum em 2014 foram sugeridas a continuidade, permanência e sobrevivência da agricultura familiar no contexto da atividade leiteira, considerando a permanência dos jovens no campo e a utilização de tecnologias nas pequenas propriedades rurais.

“Também buscamos uma abordagem social da sustentabilidade, com o leite como alimento, associado à saúde pública. O leite enquanto alimento é um tema que aborda a diversificação de produtos e a utilização da matéria prima”, destacou a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva. Nesse contexto a temática poderá focar a satisfação do produtor, o bem estar das famílias que trabalham com a produção de leite, conciliando o uso de tecnologia, com gestão, qualidade de vida, renda, profissionalização e qualidade do produto.

O encontro também contou com a participação de representantes da Cooperativa Languiru, Emater-Ascar/RS, Nutrifarma, Certel, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e Regional Sindical – Comissão do Leite.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.