Notícias

Indústria de Laticínios da Languiru renova selo ambiental

24/03/2016

A Cooperativa Languiru é adepta de iniciativas que visam à sustentabilidade em várias frentes. O Programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, gerenciado pela coirmã Certel e que tem por finalidade neutralizar a emissão de gases do efeito estufa, é um desses exemplos. No dia 23 de março ocorreu a entrega do certificado que oficializou a renovação do Selo Carbono Neutro à Indústria de Laticínios da cooperativa, instalada no Bairro Teutônia.

Selo Carbono Neutro está impresso nas embalagens dos produtos lácteos (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Selo Carbono Neutro está impresso nas embalagens dos produtos lácteos (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Em evento realizado na Sede Administrativa da Languiru, a cooperativa esteve representada pelo presidente Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier e engenheiro ambiental Tiago Feldkircher. Representando a Certel, participaram o diretor superintendente Ilvo Poersch e a engenheira ambiental Tatiana da Costa.

Parceria

Bayer destacou que o respeito ao Meio Ambiente é uma das premissas que guia o trabalho da Languiru. Ressaltou que a parceria fortalece o relacionamento com a cooperativa coirmã. “Estamos muito contentes em participar desta iniciativa e dar a nossa contribuição para a preservação do Meio Ambiente. É uma ação que gostaríamos de avançar para outros setores da Languiru. O Selo Carbono Neutro é um diferencial oferecido pela Certel, que reconhece o esforço das empresas e entidades inscritas no programa. É uma ideia brilhante que, acima de tudo, busca a conscientização de todos para a preservação”, afirmou. Para o presidente, “o selo é um diferencial estampado nos produtos lácteos da Languiru bastante valorizado pelos consumidores”.

Do mesmo ponto de vista parte a opinião do vice-presidente Kreimeier. “É uma forma de estimularmos, também, a consciência ambiental dos consumidores como, por exemplo, na destinação correta dessas embalagens após o consumo”, disse. Para ele, a iniciativa da Certel é muito importante para a recuperação da fauna e da flora na região.

Certificado que comprova a renovação do selo ambiental foi entregue à direção da Languiru
Certificado que comprova a renovação do selo ambiental foi entregue à direção da Languiru

A engenheira ambiental da Certel, Tatiana da Costa, acrescentou que, inclusive, o programa pode ser estendido aos associados da Languiru. “A certificação também pode beneficiar as propriedades rurais dos associados. Havendo interesse, disponibilizamos as mudas de árvores nativas para a compensação da emissão de Gás Carbônico (CO²)”, adiantou.

Processo de avaliação

A Indústria de Laticínios da Languiru é acompanhada pela Max Ambiental, empresa que realiza a auditoria do programa. Nesse processo foram analisados diferentes aspectos na unidade de beneficiamento de leite, como o número de funcionários, quantidade de lenha consumida, área da indústria, consumo de energia elétrica, quantidade de óleo diesel e de gás utilizados e quantidade de resíduos gerados.

O Selo Carbono Neutro está impresso nas embalagens da linha de lácteos e a Indústria de Laticínios da Languiru continua sendo a única unidade de beneficiamento de leite que ostenta o Selo Carbono Neutro fornecido pela Certel no Brasil.

Mais de 2,5 mil árvores

O período de neutralização da emissão de gases do efeito estufa iniciou no dia 23 de dezembro de 2015 e vai até o dia 22 de dezembro de 2016. A Indústria de Laticínios estima neutralizar neste período 508,16 toneladas equivalentes de Gás Carbônico (CO²), o que corresponde ao plantio de 2.542 árvores nativas. Por sua vez, será realizada a conservação de uma área com essa quantidade de vegetação nativa, localizada na Cabanha Genética, granja de suínos da cooperativa localizada em Teutônia.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.