Notícias

Inclusão Social e Produtiva no Campo – Projeto desenvolvido pela Cooperativa Languiru e parceiros é finalista do Prêmio SomosCoop

02/10/2018

O Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, desenvolvido pela Cooperativa Languiru e parceiros, é finalista da 11ª edição do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido a cada dois anos pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e que reconhece o mérito de projetos capazes de gerar ou influenciar mudanças positivas no ambiente de atuação das cooperativas.

Com 437 projetos avaliados, de cooperativas de todo país, foram selecionados 21 finalistas, e a iniciativa da Languiru já garantiu premiação entre os três melhores na categoria Fidelização, sendo a única representante do Rio Grande do Sul. Os vencedores desta edição serão laureados no dia 30 de outubro, em cerimônia de premiação nacional a ser realizada em Brasília/DF.

 

Inclusão Social e Produtiva no Campo

 

Oferecer novas perspectivas no agronegócio para reintegrar ou disponibilizar suporte àquele produtor de leite que esteja enfrentando dificuldades em função de seu reduzido volume produtivo na pequena propriedade. Esse é o foco principal do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, lançado oficialmente em maio de 2017. Idealizado pela Cooperativa Languiru, conta com o apoio e o envolvimento da Emater/RS-Ascar; do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália; das Secretarias Municipais da Agricultura de Teutônia, Westfália e Estrela; do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA); do Centro Regional de Treinamento de Agricultores (CERTA); da Fundação Agrícola Teutônia (FAT); e da Sicredi Ouro Branco.

Além do trabalho de assistência técnica aos associados para o incremento e qualidade na produção leiteira, a iniciativa também estimula a diversificação com integrações, o cultivo de milho e a produção de hortifrutigranjeiros, essas duas últimas, novas alternativas produtivas para as pequenas propriedades da agricultura familiar, características na área de atuação da Languiru. Inclusive, a partir do novo programa e como um de seus desdobramentos, a Languiru viabilizou o Cartão Verde, modalidade de associação oferecida aos produtores rurais com cultivo de milho, possibilitando inúmeros benefícios ao agricultor como integrante do quadro social. O documento vem se somar ao tradicional Cartão Azul, fornecido aos produtores da cadeia leiteira e integrados de aves e suínos.

Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo foi lançado pela Cooperativa Languiru e parceiros durante evento em maio de 2017 (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Considerando todo esse contexto, o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano na categoria Fidelização é o reconhecimento nacional de uma iniciativa de inclusão social e produtiva no campo. A premiação leva em consideração o trabalho de cooperativas brasileiras que melhoraram seu atendimento, disponibilizaram mais benefícios aos seus cooperados, alcançando com isso a satisfação dos mesmos e melhorando os índices de fidelização.

“É uma demanda que surgiu junto ao quadro de associados da Languiru, estimulando o incremento na produção leiteira e a oferta de outras alternativas produtivas. Estamos plantando uma pequena semente que está germinando e gerando, literalmente, bons frutos. Temos um longo caminho a trilhar a partir da consolidação do projeto. Unindo esforços, aproveitando o potencial e as características produtivas regionais, estamos no caminho certo para a sustentabilidade e crescimento das pequenas propriedades”, avalia o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer.

 

Prêmio SomosCoop

 

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Cooperativa do Ano”, reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. A partir de 2016, a premiação passou a se chamar Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, marca que reforça o orgulho cooperativista e uma forma de reconhecimento público das boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas.

A inciativa do Sistema OCB, composto pela OCB, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), premia três projetos em sete diferentes categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Cooperjovem; Desenvolvimento Sustentável; Fidelização; Inovação e Tecnologia; e Intercooperação. As cooperativas vencedoras recebem troféus e certificados, cuja classificação final será divulgada na solenidade de premiação.

“As cooperativas transformam realidades, geram trabalho, renda, dignidade em todos os cantos do país. São comprometidas com as comunidades e sua atuação é focada em pessoas, por meio do investimento no profissionalismo da gestão. Isso ocorre quando elas colocam em prática os princípios e os valores que fazem da cooperação o jeito mais humanizado de fechar negócios e de criar um ambiente onde todos ganham, com eficiência e foco no mercado. Por isso, poder reconhecer essas iniciativas é fundamental”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.