Notícias

Idas e vindas – Cadeia produtiva da cooperativa é estudada por universidades federais do Estado

16/10/2017

A vivência a campo pode ser um diferencial na formação de estudantes de Ensino Superior, principalmente de cursos ligados ao agronegócio. Esses contatos favorecem novos aprendizados e conscientizam os universitários sobre a rotina profissional após a graduação. A Cooperativa Languiru tem sido uma extensão das salas de aula, dado que visitas de instituições de Ensino Superior têm sido recorrentes.

Universitários de Pelotas conheceram aspectos das produções de aves, leite e suínos em Westfália (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Tanto no primeiro como no segundo semestre, o modelo produtivo e o desenvolvimento gerado pela cooperativa nas comunidades onde está inserida, foram temas de estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Languiru também integrou seleto grupo de instituições do cooperativismo que foram selecionadas para painel de debate, assim como recebeu a visita de universitários em unidades industriais e em propriedades rurais de associados.

 

Foco na suinocultura

 

No dia 04 de julho, com o intuito de visualizar manejos adotados com suínos jovens e adultos, foi recebida uma turma do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientados pelo professor da disciplina de Medicina de Suínos, Fernando Bortolozzo, os universitários foram conduzidos pelo técnico do Setor de Suínos, Rodrigo Leonhardt, passando pela Fábrica de Rações, em Estrela, e pelas propriedades dos associados com criação de suínos na fase Creche, Fábio Flach e Leonardo Flach, em Boa Vista, município de Poço das Antas, e de Ademir Krützmann, produtor de suínos da fase Terminação, em Linha Clara, município de Teutônia.

UFPEL também esteve na Indústria de Laticínios

A universitária Vivian Rech é consumidora dos produtos Languiru e lembrou que já havia visitado a Sede Administrativa, no Bairro Languiru. Conta ter ficado impressionada com a limpeza da produção de rações e surpresa com a receptividade de colaboradores e associados. “Estas visitas agregam muito por proporcionar a prática do que aprendemos na teoria, do mesmo modo que abre as portas para conhecermos a cadeia produtiva”, enalteceu.

O professor Bortolozzo reforçou que é de interesse dos estudantes ter conhecimento sobre as oportunidades no mercado de trabalho e entender o real papel do médico veterinário na área de produção, bem como os compromissos firmados entre cooperativa e associados. “Informações adicionais sobre o processo de fabricação das rações e o destino da produção de suínos contribuíram para terem uma maior noção da grande responsabilidade que a produção de alimentos representa hoje no país”, afirmou.

Frigorífico de Suínos superou as expectativas de graduandos em Zootecnia e em Gestão de Agronegócio da UFSM

 

Semana do Cooperativismo

 

O vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeier, foi um dos painelistas da 1ª Semana do Cooperativismo e Desenvolvimento Agrário da UFPEL. O evento ocorreu no dia 19 de julho, no auditório da Faculdade de Agronomia, sediada no Campus de Capão do Leão. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), o seminário foi prestigiado por universitários dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Kreimeier enfatizou que o cooperativismo pode desenvolver toda uma região, contanto que os princípios sejam aplicados de forma efetiva. Destacou a força transformadora do sistema que prega a gestão democrática e a educação das pessoas.

Universitários conheceram o setor de expedição da Fábrica de Rações

O vice-presidente também apresentou dados sobre a produção primária, comercialização de alimentos e números do Relatório de Atividades da Languiru. Ressaltou que a cooperativa procura industrializar a matéria-prima gerada nas pequenas propriedades rurais, assim como estimular o crescimento gradativo da produção. “Disponibilizamos uma qualificada assistência técnica aos associados, uma vez que as empresas que não valorizam esse serviço tendem a se afastar do produtor rural. Nós trabalhamos para incluir o produtor rural. Temos que combater esta cultura nacional de vender commodities e gerar empregos em outros países”, questionou.

A semana do cooperativismo também contou com as explanações do presidente da COOPLIB e professor da Escola Superior do Cooperativismo, Ernesto Krug, sobre o tema “A importância do cooperativismo: casos de sucesso e insucesso”; do deputado estadual e sócio fundador da COOPAR de São Lourenço do Sul, Zé Nunes, que tratou sobre “Experiências locais – Coopar”; e da presidente da Cooperativa Sul Ecológica, Marigaiane de Medeiros, que falou sobre o tema “Experiências locais – Cooperativa Sul Ecológica de Pelotas”.

Produtor Fábio Flach sanou dúvidas dos estudantes sobre a criação de leitões

 

Visita à propriedade rural e à Indústria de Laticínios

 

A UFPEL voltou a colocar a cooperativa na agenda no dia 22 de julho, quando estudantes dos cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária conheceram a cadeia produtiva do leite na Languiru. Acompanhados da professora tutora Danielle Ribeiro de Barros, o grupo visitou a Indústria de Laticínios, em Teutônia, e a propriedade do associado Valmor Brockmann, na localidade de Linha Möhlke, município de Westfália, oportunidade para conhecer as estruturas usadas nas produções de aves, leite e suínos.

O estudante de Agronomia, Weliton Moraes Birgman conheceu novas técnicas de produção e uma cultura que prioriza a união de forças. Natural de Cerrito, no Sul do Estado, o jovem salienta que a cooperativa privilegia a qualidade de vida dos associados. “Esta é uma região onde, nos períodos de crise, o trabalho e a transparência falam mais alto e superam as dificuldades, gerando desenvolvimento”, reiterou, enaltecendo o uso de tecnologia na propriedade rural visitada, a organização e a limpeza na Indústria de Laticínios.

Futuros médicos veterinários visitaram duas propriedades que criam suínos em Poço das Antas

Sabrina Heuert aprovou a organização e os processos para garantir a qualidade na Indústria de Laticínios. Durante a visitação, as vestimentas usadas para manter o ambiente limpo e protegido de contaminação externa, foram citadas como exemplos pela jovem natural de Selbach, no Norte do Estado. “O sistema de QR Code que a cooperativa desenvolveu para enaltecer a qualidade do leite transmite muita confiança aos consumidores e mostra o comprometimento da Languiru”, complementou a estudante de Agronomia.

 

Case e Frigorífico de Suínos

 

No dia 21 de setembro a Languiru recebeu a visita de estudantes do curso de Graduação em Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores João Pedro Velho, Ione Velho, Luciana Christofari e Rosani Spanavello.

Na recepção na Sede Administrativa, com a participação do vice-presidente Renato Kreimeier, conheceram mais sobre a cooperativa, com destaque para a diversificação de atividades, além de relatos sobre a importância do agronegócio. “Os produtos brasileiros são muito valorizados no exterior. A qualidade é comparada a produtos norte-americanos e europeus”, complementou Kreimeier.

Em Poço das Antas os estudantes visitaram o Frigorífico de Suínos. A graduanda do curso de Zootecnia, Pâmela de Melo Linke, revelou ter se surpreendido com os programas de incentivo voltados à permanência do jovem no meio rural. “Não tinha ideia da dimensão da cooperativa. Acredito que os programas assistenciais são a grande chave para o sucesso nesses 62 anos da Languiru”, entende. Para ela, conhecer o Frigorífico de Suínos foi muito importante. “Conferimos de perto um processo que havíamos abordado em sala de aula. Não tem preço nem cansaço de uma viagem que pague essa oportunidade”, classificou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.