Notícias

Governo do Estado busca aproximação de cooperativas para desenvolvimento de projetos

10/07/2020

Com o objetivo de apresentar ações de cunho social e educacional desenvolvidas pelo Governo do Estado, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild, iniciou roteiro de visitas pelo interior do Rio Grande do Sul no dia 09 de julho. A primeira reunião ocorreu na Cooperativa Languiru, em Teutônia, onde foi recebido pelo presidente Dirceu Bayer.

“O intuito é fazer com que o Rio Grande do Sul vá para frente. Conhecendo as empresas, buscamos o apoio e podemos alinhar parcerias no desenvolvimento de diferentes projetos para a juventude do Vale do Taquari”, justificou Hauschild. Entre as atividades, destacou a concessão de bolsas para a realização de estágios. “Precisamos formar novos talentos e novas lideranças. Temos muitos desafios e os jovens são vistos como ‘porta’ da transformação”, disse.

Bayer (e) recebeu secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Sucessão

 

Bayer mencionou o Programa de Sucessão Familiar desenvolvido pela cooperativa, valorizando a qualificação proposta também pelo Governo do Estado. “Historicamente as cooperativas possuem um grande envolvimento com as comunidades, e a Languiru sabe da importância da formação de novos líderes e sucessores no campo. Paralelamente a isso, a inovação é essencial para motivarmos esses jovens a darem continuidade às atividades na propriedade, criando novas expectativas. É um trabalho que traz benefícios à toda região”, afirmou.

O diretor de operações da Sicredi Ouro Branco, Diogo Aschebrock, também participou da reunião e falou do projeto de cooperativas escolares. “É uma maneira de estimularmos a educação cooperativa já nas escolas, desde cedo, num trabalho que complementa as ações desenvolvidas pela Languiru com seus associados”, valorizou.

 

Região diferenciada

 

O secretário enalteceu o desenvolvimento do Vale do Taquari. “É uma região diferenciada, de potencial muito grande em diferentes setores da economia. Precisamos fazer ecoar as boas experiências locais e este trabalho com os jovens para retenção de talentos”, frisou.

Hauschild vislumbra cooperativas de cunho social com prestação de serviços à comunidade, aproveitando as experiências bem-sucedidas de Languiru e Sicredi. Novos encontros são previstos.

“Temos muito a construir juntos, começando com iniciativas simples. Tendo essa perspectiva, tenho certeza que projetos maiores virão”, concluiu o secretário, que ainda aproveitou a visita para solicitar o apoio com doações de máscaras, cestas básicas, álcool gel e itens de higiene para iniciativas do Estado de prevenção ao Covid-19 e auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.