Notícias

Governança e legislação cooperativa destacadas em formação de líderes

19/07/2019

A Associação dos Funcionários da Languiru segue recebendo aulas da segunda edição do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa. No dia 05 de julho, a aula foi coordenada pelo professor Alexandre Angonese, que tratou sobre o tema “Governança de Sociedades Cooperativas”. Num primeiro momento, com o intuito de compreender o âmbito social e cultural do grupo, cada aluno compartilhou suas experiências e objetivos na Cooperativa Languiru. “Se vocês estão aqui é porque acreditam no cooperativismo”, afirmou.

Grupo participou de dois encontros no mês de julho (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Angonese buscou resgatar definições sobre propósitos, princípios e valores do associativismo. Nesse sentido, procurou transmitir ensinamentos sobre princípios e agentes relacionados à governança cooperativa. “Temos que sentir que juntos somos melhores ao buscar soluções”, resumiu. O professor incentivou os pais a envolverem os jovens na gestão da propriedade rural, na medida que os cenários estão em constante mudança. “No meio rural, temos uma qualidade de vida muito melhor do que na cidade, tanto que muitas pessoas estão voltando ao campo”, apontou.

No dia 19 de julho, a professora Cláudia Tessmann tratou sobre o tema “Direito e Legislação Cooperativa”. Ela contextualizou o início do cooperativismo na Inglaterra e a herança dos imigrantes europeus para a consolidação do sistema no Brasil. “Cada vez mais será necessário que as pessoas se organizem numa sociedade civil para atenderem as suas demandas”, sustentou.

Cláudia explicou as características dos princípios do cooperativismo, como adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. Ressaltou que o cooperativismo está presente em mais de 100 países, representado por 2,6 milhões de cooperativas e congregando aproximadamente um bilhão de pessoas. “Ser cooperativista é querer transformar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo”, sintetizou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.