Notícias

Governança e legislação cooperativa destacadas em formação de líderes

19/07/2019

A Associação dos Funcionários da Languiru segue recebendo aulas da segunda edição do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa. No dia 05 de julho, a aula foi coordenada pelo professor Alexandre Angonese, que tratou sobre o tema “Governança de Sociedades Cooperativas”. Num primeiro momento, com o intuito de compreender o âmbito social e cultural do grupo, cada aluno compartilhou suas experiências e objetivos na Cooperativa Languiru. “Se vocês estão aqui é porque acreditam no cooperativismo”, afirmou.

Grupo participou de dois encontros no mês de julho (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Angonese buscou resgatar definições sobre propósitos, princípios e valores do associativismo. Nesse sentido, procurou transmitir ensinamentos sobre princípios e agentes relacionados à governança cooperativa. “Temos que sentir que juntos somos melhores ao buscar soluções”, resumiu. O professor incentivou os pais a envolverem os jovens na gestão da propriedade rural, na medida que os cenários estão em constante mudança. “No meio rural, temos uma qualidade de vida muito melhor do que na cidade, tanto que muitas pessoas estão voltando ao campo”, apontou.

No dia 19 de julho, a professora Cláudia Tessmann tratou sobre o tema “Direito e Legislação Cooperativa”. Ela contextualizou o início do cooperativismo na Inglaterra e a herança dos imigrantes europeus para a consolidação do sistema no Brasil. “Cada vez mais será necessário que as pessoas se organizem numa sociedade civil para atenderem as suas demandas”, sustentou.

Cláudia explicou as características dos princípios do cooperativismo, como adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. Ressaltou que o cooperativismo está presente em mais de 100 países, representado por 2,6 milhões de cooperativas e congregando aproximadamente um bilhão de pessoas. “Ser cooperativista é querer transformar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo”, sintetizou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.