Notícias

Formatura – A conclusão de um projeto que entra para a história do cooperativismo

01/02/2019

A cada duas semanas, a rotina da propriedade rural foi trocada pelo ambiente de uma sala de aula. Entre idas e vindas, experiências foram compartilhadas com aqueles que dividem o mesmo cotidiano. Foram oito meses de novos ensinamentos e de muita dedicação, com o propósito de contribuir, de forma mais efetiva, no projeto de expansão da Cooperativa Languiru.

Primeira turma do curso de qualificação contou com 46 formandos (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

No dia 23 de janeiro ocorreu a formatura do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, tendo por local o Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. O orgulho era visível no rosto dos 46 formandos, considerando que foi a primeira turma a obter esta qualificação na história da cooperativa teutoniense. Esse sentimento também foi corroborado pelos 240 familiares que prestigiaram a cerimônia.

 

Tomada de decisões e envolvimento com a comunidade

 

O diretor de educação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Antônio Raimundo dos Santos, enalteceu o momento do sistema cooperativista no país e classificou o curso como um “chamado” para melhorar o nível do cooperativismo local, regional e nacional. “Buscar informação é um investimento de grande retorno. Governança é zelar para que todos os integrantes estejam devidamente representados. Não podemos mais tomar decisões no ‘achismo’”, alertou.

Formandos receberam certificados concedidos pelo ISAE

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro), Paulo Pires, confessou estar “orgulhoso” em liderar a entidade ao ver o trabalho de uma cooperativa como a Languiru. “As cooperativas têm o compromisso de se envolverem com a comunidade e, por isso, temos que ter um quadro social preparado”, afirmou.

 

Valorização do cooperativismo

 

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, destacou a palavra “LANG” ao mencionar o nome da cooperativa, que significa longevidade em alemão, e comentou que a turma enaltece o cooperativismo ao buscar conhecimento e compreender a essência do sistema. “Em toda a minha vida, nunca imaginei que, um dia, pudesse entregar um certificado a um senhor de 80 anos. Se somarmos as idades, vamos ter centenas de anos de conhecimento com todos estes formandos”, filosofou, saudando o formando Lauro Schröer (80).

 

Futuro e transparência

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, relembrou o desenvolvimento e implantação do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. “A cooperativa está sendo organizada para o futuro, de modo que esse trabalho fique como legado. Acreditamos num futuro promissor, seguindo os caminhos da transparência. Não existe sistema que represente tanto quanto o cooperativismo”, disse.

Lauro Schröer (d) concluiu formação aos 80 anos de idade

 

Organização e metodologia

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, voltado ao desenvolvimento da liderança cooperativa, foi uma capacitação gratuita oferecida pela Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). Foi destinada aos líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Teve o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de membros de Conselhos, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas.

O curso foi dividido em módulos que debateram autogestão, cooperativismo, direito cooperativo, negociação e gestão de conflitos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, gestão de projetos, gestão econômica e financeira, análise de investimentos e governança cooperativa. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e se estenderam até o dia 08 de dezembro de 2018.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.