Notícias

Executivo e Legislativo de Poço das Antas visitam Frigorífico de Suínos da Languiru

15/10/2013

Na quarta-feira, dia 25 de setembro, Executivo e Legislativo de Poço das Antas visitaram o Frigorífico de Suínos da Languiru instalado no município. Convidados pela direção da cooperativa, prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores conheceram as instalações da unidade industrial, detalhes da rotina de trabalho e processos de qualidade.

Processos de produção, do abate à expedição, foram apresentados e impressionaram visitantes
Processos de produção, do abate à expedição, foram apresentados e impressionaram visitantes (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O grupo foi recepcionado pelo presidente Dirceu Bayer e vice-presidente Renato Kreimeier, gerente Lucas Penteado, coordenador administrativo Jair Schneider, supervisora da Qualidade Carla Diedrich e Costantino Marzano, da área de comercialização de carnes suínas e derivados.

A programação iniciou com visitação externa, seguida de apresentação do vídeo institucional e números do abatedouro, almoço, inclusive com degustação de produtos que serão lançados pela Languiru até o final deste ano, e visitação interna, oportunidade para conhecerem todo processo de produção, desde o abate até a expedição.

 Prestação de contas

 “O Frigorífico de Suínos em Poço das Antas é o maior investimento da história da Languiru. Foram aplicados mais de R$ 60 milhões em instalações e equipamentos de alta tecnologia, o que nos habilita para trabalhar com o mercado interno e externo”, destacou Bayer.

A recepção às autoridades poço-antenses também serviu como prestação de contas, considerando o empenho da Municipalidade para instalação do frigorífico em Poço das Antas. “Somos muito gratos pela parceria que beneficia não apenas a Languiru, mas toda comunidade local e regional, com a geração de emprego e renda, além de contribuir significativamente para a economia de Poço das Antas”, acrescentou o presidente.

Grupo conheceu parte externa e instalações internas do Frigorífico de Suínos, acompanhados da direção e colaboradores da Languiru
Grupo conheceu parte externa e instalações internas do Frigorífico de Suínos, acompanhados da direção e colaboradores da Languiru

O gerente Lucas Penteado apresentou alguns números, com destaque para os volumes de produção, com abate diário de 1,1 mil suínos, que dão origem a 130 diferentes produtos, com carnes in natura, salgados, defumados e embutidos, e oportunidade de emprego para mais de 400 pessoas.

Kreimeier falou do atual momento vivido pela Languiru. “A cooperativa vive seu melhor momento na história, com retorno dos recentes investimentos realizados e consolidação do resultado, confirmando a posição de terceira maior cooperativa do agronegócio gaúcho. Nesse contexto, associados, colaboradores e a comunidade de Poço das Antas possuem papel muito importante e têm a oportunidade de crescer em conjunto”, festejou o presidente.

 Mão de obra e rótula de acesso

 Neste momento, a falta de mão de obra tem sido um dos problemas enfrentados pela Languiru em Poço das Antas. “Estamos aumentando a produção do abatedouro e temos um enorme desafio pela frente na contratação de mão de obra. Diariamente anunciamos vagas de emprego”, frisou Bayer.

Além disso, a construção de uma rótula de acesso à unidade é outra reivindicação frequente da direção da cooperativa, que ganha o apoio das autoridades locais, as quais buscam o comprometimento, principalmente do Governo do Estado e do DAER, para realização da obra. “Reconhecemos tudo que já foi feito, mas a rótula de acesso é uma questão de segurança pública para motoristas, pedestres e trabalhadores que circulam pela rodovia RST 419”, defendeu Bayer, que não economizou elogios à Administração Municipal, ao Legislativo e ao povo poço-antense.

 Apoio do Executivo e do Legislativo

 O prefeito Glicério Ivo Junges agradeceu o convite para visitar o frigorífico e se disse admirado com as instalações do local, reafirmando a parceria da Municipalidade com a Languiru. “O encontro proporcionado pela cooperativa é uma forma de integração. Somos parceiros para ações da Languiru que buscam o crescimento da comunidade como um todo.”

O presidente do Legislativo, vereador Marcos Antônio Beuren, também classificou a integração como muito proveitosa. “Esta aproximação com a cooperativa é muito importante, somente assim saberemos das principais necessidades e como podemos auxiliar. O trabalho em conjunto permite o crescimento do município de Poço das Antas como um todo.”

 TEXTO – Leandro Augusto Hamester  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.