Notícias

Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo visitam a Languiru

09/05/2014

No dia 05 de maio uma turma com 35 estudantes da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), sediada em Porto Alegre, esteve em Teutônia para visitar unidades industriais e comerciais da Cooperativa Languiru. O grupo integra o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, nas disciplinas de Governança Cooperativa, Mercado e Negociação.

Frigorífico de Suínos, instalado em Poço das Antas, integrou roteiro da visita de estudantes da Escoop (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Frigorífico de Suínos, instalado em Poço das Antas, integrou roteiro da visita de estudantes da Escoop (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Acompanhado do professor Ernesto Enio Budke Krug, que também é presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), o grupo visitou o Frigorífico de Suínos da Languiru, em Poço das Antas, a Indústria de Laticínios da cooperativa, em Teutônia, e o Supermercado Languiru, também em Teutônia.

Ao meio-dia o grupo ainda participou de palestra com o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, na Associação dos Funcionários da cooperativa, onde também foi servido almoço. Bayer falou da história da Languiru e do momento atual vivido pela cooperativa, em especial investimentos recentes e negociações dos produtos da empresa nos mercados interno e externo. “Nos últimos cinco anos a Languiru investiu cerca de R$ 150 milhões. Hoje contamos com um parque industrial novo e moderno, que nos possibilita uma enorme variedade de produtos, com mais de 500 opções, em cujo processo de produção não abrimos mão da qualidade”, enfatizou, destacando ainda o trabalho da Languiru para a permanência dos jovens no campo, quando citou o Programa de Sucessão Familiar.

Presidente Dirceu Bayer palestrou aos estudantes
Presidente Dirceu Bayer palestrou aos estudantes

“A Languiru é hoje um dos melhores exemplos de diversificação no cooperativismo, com atuação em diferentes setores do agronegócio e um mix de produtos amplo que agrega valor. Para a turma, trata-se de um novo modelo de governança cooperativa para o mercado e o atual momento econômico”, destacou Krug.

A troca de informações entre estudantes e Languiru objetivou a aproximação do aprendizado de sala de aula com a prática e a realidade cooperativa.

A visita foi muito elogiada pelos estudantes, que ressaltaram a oportunidade diferenciada de aprendizado a partir da visitação às unidades industriais e comerciais da Languiru. “Sentiram-se valorizados em poder ouvir as palavras do presidente, com clareza e transparência”, concluiu o professor.

Além de conhecerem as instalações da Indústria de Laticínios da Languiru, estudantes degustaram produtos lácteos ao final da visitação
Além de conhecerem as instalações da Indústria de Laticínios da Languiru, estudantes degustaram produtos lácteos ao final da visitação

Para o estudante Édison Luiz Freitas Marques, vice-presidente da Coeducars (cooperativa educacional de Porto Alegre), a visita pode ser resumida em uma palavra: excepcional. “A possiblidade de acompanhar de perto a realidade de uma cooperativa como a Languiru é riquíssima. É a segunda oportunidade que tenho de visitar a Languiru e estou encantado. A cooperativa trabalha com soluções que ultrapassam a teoria, como, por exemplo, as reuniões periódicas da direção com os gerentes das unidades comerciais e industriais. O processo administrativo da Languiru deve estar na vitrine do cooperativismo”, avaliou.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.