Notícias

Encontro com jovens produtores destaca liderança motivacional na gestão de pessoas

27/05/2015

O 17º encontro do Programa de Sucessão Familiar da Languiru, que vem contribuindo para um melhor gerenciamento da propriedade rural, ocorreu no dia 21 de maio, como de costume, na Associação dos Funcionários da Languiru. O consultor em gestão de empreendimentos rurais, Lucildo Ahlert, deu as boas-vindas e projetou o andamento do curso no segundo semestre, além de anunciar a possibilidade de participação dos jovens em eventos. Em seguida, quem conduziu as atividades foi a professora universitária Evânia Schneider, que explanou sobre o tema “Gestão de Pessoas e Sucessão – Liderança Motivacional”. Ao final do encontro, o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e o vice-presidente Renato Kreimeier, deixaram sua mensagem aos jovens produtores, além de almoçarem com o grupo.

Jovens fizeram teste que definiu a personalidade e identificou o estilo de liderança de cada um (Fotos: Éderson Moisés Käfer)
Jovens fizeram teste que definiu a personalidade e identificou o estilo de liderança de cada um (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

Líder deve ter influência simbólica

 

Segundo Evânia, as pessoas esperam que o líder mostre a direção que o grupo deve seguir para alcançar os objetivos estabelecidos pelos membros. Explicou que a liderança motivacional ocorre quando as pessoas percebem que as atitudes do líder são corretas e almejam o bem do coletivo. “Um líder deve ser escolhido por meio da influência simbólica e não em função da influência impositiva. Para coordenar as atividades que miram os objetivos de um determinado grupo, o líder precisa estar inserido no grupo, ou seja, estar conectado com os demais”, acrescentou.

 

Comportamento diz quem nós somos

 

Para a palestrante, uma liderança pode ter estilo autocrático, democrático, liberal ou situacional. O estilo de liderança é definido pela percepção, personalidade, identidade pessoal e organizacional. Evânia exemplificou como o meio em que vivemos pode influenciar a personalidade e, por consequência, a liderança. “Quem diz quem nós somos é o nosso comportamento, e nem sempre somos capazes de controlar as características da nossa personalidade”, lembrou. “Um líder deve ter capacidade de decisão, respeitar os subordinados e ter capacidade de controlar e orientar seus sentimentos”, sintetizou.

Para uma melhor compreensão do tema, a professora propôs que os alunos fizessem o DISC, um teste que definiu a personalidade de cada aluno e identificou o estilo de liderança. 

Evânia deu dicas de como a liderança motivacional pode contribuir na propriedade e na comunidade
Evânia deu dicas de como a liderança motivacional pode contribuir na propriedade e na comunidade

 

Conflito de gerações

 

Evânia falou sobre o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Sobre a geração Y (pessoas que nasceram entre 1980 e 1999), comentou que é tecnologicamente superior e tende a ter entendimento global, além de ter aprendido a buscar alternativas em vários lugares. “Essa geração necessita de reconhecimento positivo e periódico”, acrescentou. Sobre a geração Z (nascidos a partir dos anos 2000), a professora apontou que vive num mundo tecnológico e virtual. “A vida dessa geração é composta por informações em tempo real, vivem o dia a dia num mundo virtual”, observou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.