Notícias

66 anos

Em reunião, Líderes de Núcleo recebem certificação

19/11/2021

Leandro Augusto Hamester

No dia 12 de novembro ocorreu reunião de Líderes de Núcleo da Languiru, marcada pela certificação dos participantes nos cursos online de “Formação Cooperativista para Líderes de Núcleo” e de “Governança Cooperativa”. Ambos com 16 horas, os treinamentos abordaram questões como identidade e doutrina cooperativista, estrutura e organização das cooperativas, governança cooperativa e instrumentos de gestão, inovação, noções de contabilidade, análise de demonstrações contábeis, ato cooperativo e ato não cooperativo.

Certificação refere-se aos cursos online de “Formação Cooperativista para Líderes de Núcleo” e de “Governança Cooperativa: o papel do líder na gestão” (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Números

A gerente executiva de Controladoria, Carla Gregory, e o superintendente Industrial e de Fomento Agropecuário, Fabiano Leonhardt, apresentaram os dados contábeis e desempenho da Languiru até o mês de setembro. Ressaltaram que a Cooperativa está próximo de alcançar o estimado em seu plano de negócios para o exercício de 2021.

O presidente Dirceu Bayer mencionou o alto custo de produção, a estratégia de compra antecipada de milho e redução do plantel avícola no primeiro semestre. “Isso teve impacto no resultado. No segundo semestre já retomamos com força à produção de aves, decisão acertada diante do cenário. Hoje a avicultura vem dando resultado, diferente da suinocultura, que enfrenta dificuldades.”

Agronegócio

Bayer também destacou que o momento é favorável para quem produz grãos, diferentemente de quem necessita comprar esses insumos e agregar valor à matéria-prima. “Quando se fala do bom momento do agronegócio, isso se refere aos grãos. Para quem industrializa, como é o caso da Languiru, o cenário é bastante adverso. Há, inclusive, um processo de desindustrialização, com o governo priorizando a exportação, que gera empregos e impostos lá fora.”

Ração a preço de custo

Apesar disso, o presidente valorizou os recentes investimentos, com inaugurações na semana de aniversário, e anunciou auxílio aos produtores de leite, inicialmente previsto para o mês de novembro. “Vamos fornecer ração a preço de custo para produtores de gado leiteiro, uma maneira de amenizarmos suas dificuldades e valorizarmos sua fidelidade”, disse Bayer, em tom de desabafo, pedindo que os produtores lembrem o que a Languiru faz pelo seu quadro social. Ainda reforçou a necessidade de organização e uso de ferramentas de gestão. “Sobrevive quem tem bons índices de produtividade, quem gerencia a propriedade, tem planejamento e estratégia. O mundo e a economia não serão mais os mesmos de antes da pandemia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

500 Maiores do Sul

Languiru é a terceira maior cooperativa de produção do Rio Grande do Sul

66 anos

Languiru apresenta novos mascotes

66 anos

Transmissão online fecha programação festiva da Languiru

66 anos

Languiru aposta em projetos sociais de inclusão e desenvolvimento

66 anos

Semana de Negócios das lojas Agrocenter Languiru integra programação de aniversário

66 anos

Roteiro de inaugurações marca véspera do aniversário da Languiru

66 anos

“Viemos para ficar no Sul do Estado”

66 anos

Importância econômica e social da Languiru pauta discursos de vereadores na tribuna

66 anos

Comitê de Mulheres Cooperadas participa de oficina de técnicas de estaquia e enxertia

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.