Notícias

Direção e associados da Cooperativa Languiru prestigiam atividades do Dia do Leite na Expointer

15/10/2013

No dia 29 de agosto o Dia do Leite integrou a programação da 36ª Expointer, em Esteio, ocasião em que ocorreram atividades relacionadas ao setor leiteiro, principalmente no que se refere à qualidade. O evento foi organizado pela Câmara Setorial do Leite da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e contou com a participação de aproximadamente 150 produtores e diretores de cooperativas gaúchas, entre eles grupo de associados da Cooperativa Languiru.

Acompanhados do presidente Dirceu Bayer, do vice-presidente Renato Kreimeier, do assessor da direção Silério Hamester e profissionais do Departamento Técnico da cooperativa, os associados da Languiru acompanharam a assinatura de convênios, termos de cooperação e de adesão ao Programa Mais Leite de Qualidade e de protocolos de adesão ao Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea (Procetube).

O governador Tarso Genro, acompanhado do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, coordenaram a solenidade.

Desenvolvimento

O governador Tarso Genro destacou a importância da cadeia produtiva do leite para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A cadeia produtiva orgulha o Rio Grande do Sul. Hoje, 121 mil famílias estão envolvidas com a produção leiteira no Estado, representando cerca de 6% do nosso PIB”, frisou, acrescentando a necessidade de valorização da base produtiva, com políticas públicas que estimulem a inovação e a qualificação. “Trata-se de uma atividade fundamental para o desenvolvimento equilibrado. Nesse contexto as nossas cooperativas são muito importantes a partir do momento em que contribuem para a organização da gestão”, concluiu.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, reafirmou o valor do cooperativismo, representado pelos diretores e produtores no evento. “Precisamos olhar com carinho para os produtores. A indústria tem feito o seu papel, o governo se mostra disposto a fazer cada vez melhor a sua função e as cooperativas defendem os programas que estão sendo propostos (Programa Mais Leite de Qualidade e Procetube). Cerca de 62 mil produtores de leite estão diretamente ligados às cooperativas no Estado.”

Vice-presidente Renato Kreimeier (E), coordenador da Câmara Setorial do Leite da Secretaria Estadual da Agricultura, João Milton Cunha, e presidente Dirceu Bayer
Vice-presidente Renato Kreimeier (E), coordenador da Câmara Setorial do Leite da Secretaria Estadual da Agricultura, João Milton Cunha, e presidente Dirceu Bayer

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, considerou essenciais os programas de sanidade, qualidade e produtividade. “A utilização de um selo de qualidade e sanidade contribui para que o Rio Grande do Sul busque novos mercados brasileiros e internacionais para a produção leiteira. Os programas apresentados são um conjunto de ações que estimulam desde o pequeno até os grandes produtores de leite. Aliado a tudo isso, destaca-se o trabalho de assistência técnica realizado pelas cooperativas. Com a união de esforços estaremos garantindo maior renda e melhores resultados para os produtores.”

A cadeia leiteira gaúcha conta com o envolvimento de 121 mil famílias, distribuídas em mais de 90% dos municípios. O Estado é o segundo maior produtor do Brasil, com mais de quatro bilhões de litros por ano. O Rio Grande do Sul é o primeiro em produtividade, com aproximadamente 2,3 mil litros/vaca/ano. Em 2012, a cadeia do leite teve um faturamento de R$ 7 bilhões.

Programa Mais Leite de Qualidade

O Programa Mais Leite de Qualidade incentiva o uso de resfriadores a granel e ordenhadeiras, com financiamento estimado de 44 mil equipamentos. O Governo do Estado, junto com representantes da cadeia produtiva, em ação articulada pela Secretaria da Agricultura, está construindo o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Prodeleite). Integrado por vários instrumentos, como o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (FundoLeite) e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), constitui uma política de médio e longo prazo com foco no aumento da quantidade e da qualidade do leite produzido no Estado.

O Programa Mais Leite de Qualidade é uma das ferramentas do Prodeleite, que pretende beneficiar os produtores com resfriadores e ordenhadeiras. O Governo do Estado pretende investir R$ 78,2 milhões no programa.

Associados e direção da Cooperativa Languiru acompanharam assinatura de convênios, termos de cooperação e de adesão a programas desenvolvidos pelo Governo do Estado
Associados e direção da Cooperativa Languiru acompanharam assinatura de convênios, termos de cooperação e de adesão a programas desenvolvidos pelo Governo do Estado

Procetube

O Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea (Procetube) busca o controle de doenças que ocasionam perdas econômicas e trazem prejuízos à cadeia produtiva do leite e da carne no Rio Grande do Sul.

No Vale do Taquari, 11 municípios aderiram ao programa e participaram de assinatura de protocolos durante a Expointer: Anta Gorda, Arvorezinha, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Roca Sales e Westfália.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.