Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente – Languiru age no presente pensando também nas gerações futuras

06/06/2014

Um dos valores da filosofia empresarial da Cooperativa Languiru está baseado na sustentabilidade, que considera o equilíbrio econômico, social e ambiental nos negócios. Prova disso, são as inúmeras ações socioambientais que contam com o envolvimento da cooperativa. Nesse contexto, visando marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Languiru providenciou a coleta e destinação correta de lâmpadas fluorescentes, incandescentes e à vapor de sódio, entre outras que por ventura estivessem quebradas.

A coleta do material ocorreu na quinta-feira, quando foram recolhidas mais de seis mil lâmpadas, provenientes de todas as unidades comerciais, industriais e administrativas da cooperativa. “A maior concentração de lâmpadas para recolhimento estava nas indústrias, como Laticínios, Frigoríficos de Aves e Suínos. Todo o material foi coletado por empresa especializada nesse serviço, única no Brasil que pode realizar a retortagem, processo físico que remove o mercúrio do pó, o que garante a descontaminação das lâmpadas, com a posterior trituração”, destaca o engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher, que acompanhou o recolhimento.

Engenheiro ambiental Tiago Feldkircher (d) acompanhou recolhimento de lâmpadas nas unidades da Cooperativa Languiru no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Engenheiro ambiental Tiago Feldkircher (d) acompanhou recolhimento de lâmpadas nas unidades da Cooperativa Languiru no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Além de atender exigências legais, a Languiru também tem feito a sua parte na preservação do Meio Ambiente. “Temos a preocupação de encaminhar esse material para empresa especializada, o que nos dá a certeza da destinação adequada de todos os componentes das lâmpadas, com certificação para as nossas unidades geradoras. Esse recolhimento centralizado é realizado desde 2011, mas já antes disso ocorriam coletas esporádicas, conforme a necessidade das unidades”, acrescenta Feldkircher.

 

Ações pelo Meio Ambiente

 

Além da correta destinação das lâmpadas, a Languiru também realiza outras ações vinculadas à área ambiental. Nisso se enquadra a certificação da Indústria de Laticínios com o Selo Carbono Neutro, que atesta a neutralização das emissões de gases do efeito estufa.

Também ocorrem palestras para escolas e funcionários da cooperativa; a coleta anual de resíduos eletrônicos; o plantio de vegetação exótica, para consumo como combustível nas caldeiras, e nativa, para recomposição florestal em áreas degradadas; a reutilização da água da chuva em algumas unidades industriais; a participação na ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista; a coleta e destinação de embalagens de agrotóxicos; a participação na elaboração do guia “Recomendações Básicas de Sustentabilidade Ambiental na Produção de Suínos do Rio Grande do Sul”, que será lançado na Suinofest de 2014; e ainda estão sendo planejadas outras ações que abrangem a comunidade e associados da cooperativa;

“É um sentimento de satisfação e de dever cumprido poder estimular e participar de ações bem sucedidas e que ajudam a manter a cidade e o planeta mais limpo. Trabalhamos com a ideia de desenvolvimento sustentável, abrangendo a parte social, ambiental e econômica, visando atender as necessidades do presente, sem afetar as necessidades das futuras gerações. Sempre é importante ressaltar o valor da atitude de cada um para a melhoria das condições em que vivemos, afinal, a responsabilidade é de todos”, conclui Feldkircher.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.