Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente – Languiru age no presente pensando também nas gerações futuras

06/06/2014

Um dos valores da filosofia empresarial da Cooperativa Languiru está baseado na sustentabilidade, que considera o equilíbrio econômico, social e ambiental nos negócios. Prova disso, são as inúmeras ações socioambientais que contam com o envolvimento da cooperativa. Nesse contexto, visando marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Languiru providenciou a coleta e destinação correta de lâmpadas fluorescentes, incandescentes e à vapor de sódio, entre outras que por ventura estivessem quebradas.

A coleta do material ocorreu na quinta-feira, quando foram recolhidas mais de seis mil lâmpadas, provenientes de todas as unidades comerciais, industriais e administrativas da cooperativa. “A maior concentração de lâmpadas para recolhimento estava nas indústrias, como Laticínios, Frigoríficos de Aves e Suínos. Todo o material foi coletado por empresa especializada nesse serviço, única no Brasil que pode realizar a retortagem, processo físico que remove o mercúrio do pó, o que garante a descontaminação das lâmpadas, com a posterior trituração”, destaca o engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher, que acompanhou o recolhimento.

Engenheiro ambiental Tiago Feldkircher (d) acompanhou recolhimento de lâmpadas nas unidades da Cooperativa Languiru no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Engenheiro ambiental Tiago Feldkircher (d) acompanhou recolhimento de lâmpadas nas unidades da Cooperativa Languiru no Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Além de atender exigências legais, a Languiru também tem feito a sua parte na preservação do Meio Ambiente. “Temos a preocupação de encaminhar esse material para empresa especializada, o que nos dá a certeza da destinação adequada de todos os componentes das lâmpadas, com certificação para as nossas unidades geradoras. Esse recolhimento centralizado é realizado desde 2011, mas já antes disso ocorriam coletas esporádicas, conforme a necessidade das unidades”, acrescenta Feldkircher.

 

Ações pelo Meio Ambiente

 

Além da correta destinação das lâmpadas, a Languiru também realiza outras ações vinculadas à área ambiental. Nisso se enquadra a certificação da Indústria de Laticínios com o Selo Carbono Neutro, que atesta a neutralização das emissões de gases do efeito estufa.

Também ocorrem palestras para escolas e funcionários da cooperativa; a coleta anual de resíduos eletrônicos; o plantio de vegetação exótica, para consumo como combustível nas caldeiras, e nativa, para recomposição florestal em áreas degradadas; a reutilização da água da chuva em algumas unidades industriais; a participação na ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista; a coleta e destinação de embalagens de agrotóxicos; a participação na elaboração do guia “Recomendações Básicas de Sustentabilidade Ambiental na Produção de Suínos do Rio Grande do Sul”, que será lançado na Suinofest de 2014; e ainda estão sendo planejadas outras ações que abrangem a comunidade e associados da cooperativa;

“É um sentimento de satisfação e de dever cumprido poder estimular e participar de ações bem sucedidas e que ajudam a manter a cidade e o planeta mais limpo. Trabalhamos com a ideia de desenvolvimento sustentável, abrangendo a parte social, ambiental e econômica, visando atender as necessidades do presente, sem afetar as necessidades das futuras gerações. Sempre é importante ressaltar o valor da atitude de cada um para a melhoria das condições em que vivemos, afinal, a responsabilidade é de todos”, conclui Feldkircher.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.