Notícias

Dia de Campo – Produtores recebem instruções sobre nutrição e sanidade do gado leiteiro

14/09/2018

O dia 13 de setembro foi movimentado na propriedade rural de Nelson Gattermann, situada em Linha Roncador, município de Colinas. O associado da Cooperativa Languiru e a esposa Edeli Gattermann receberam produtores rurais de localidades vizinhas, muitos também associados da cooperativa, em Dia de Campo organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru. Da mesma forma, o evento contou com a participação de representantes do Sicredi e da Administração Municipal de Colinas.

Produtores estavam atentos aos ensinamentos dos pale (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

O público teve a oportunidade de conhecer as vantagens da diversificação de culturas na pequena propriedade rural e novos programas de gestão, além de relembrar procedimentos para garantir a qualidade da nutrição do gado leiteiro e características de doenças que debilitam o rebanho.

Num primeiro momento, os produtores conheceram alguns números da propriedade rural em atividade há 40 anos. Gattermann comentou que o rebanho é formado por 22 vacas, três novilhas e um boi para gado de corte. Mencionou que a dieta do rebanho é composta de silagem de milho, trigo forrageiro e pastagens de aveia e azevém. Já Edeli apontou que o tamanho da propriedade é de 11 hectares.

 

Ferramenta de gestão da propriedade rural

 

A extensionista rural agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lídia Margarete Muller Dhein, classificou como “difícil” fazer previsões sobre fatores como clima e alimentação do rebanho. Nesse sentido, reforçou a necessidade de administrar custos na propriedade rural. “Por isso é importante ter um caderno para anotar as receitas e despesas do mês. Assim, é possível debater melhor o futuro da propriedade com a família”, justificou.

Lídia também apresentou o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Ressaltou que a iniciativa visa aumentar a renda da pequena propriedade rural por meio da racionalização de custos de produção, do planejamento de ações, da redução da penosidade do trabalho e do encaminhamento de adequações ambientais. “O programa permite saber com exatidão se tenho lucro ou prejuízo na atividade, sobremaneira que direciona meus investimentos naquilo que tenho mais retorno”, elucidou.

Já a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Cleide Gutierrez, falou do plano sócio assistencial de assessoramento da agricultura familiar. A profissional frisou a importância da segurança dos alimentos por meio do cultivo de pomares e hortas domésticas para autoconsumo.

 

Dieta equilibrada, conforto animal e Crioscopia

 

O coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier, elencou aspectos relacionados à nutrição do gado leiteiro. Explicou que a vaca exige uma rotina alimentar em função de ser um ruminante e que, a cada mudança na alimentação, o rúmen do animal precisa de duas a três semanas para se estabilizar. “Não adianta contarmos com a melhor genética se a nutrição não for condizente. Precisamos atender às necessidades nutricionais da vaca. As regras básicas são o que eu trato, quanto eu trato, o que a vaca realmente come e evitar mudanças na dieta”, resumiu.

Staggemeier falou sobre aspectos relacionados à nutrição e ao conforto do rebanho

O engenheiro agrônomo indicou fazer a silagem de milho um pouco mais tarde, alegando que poderão faltar teores de energia se o grão não estiver maturado. “A vaca bebe 2,6 litros de água para produzir um litro de leite, de modo que até 60% da necessidade diária de água é suprida logo depois da ordenha”, complementou.

O manejo do rebanho foi outro ponto abordado por Staggemeier. Aconselhou a fazer lotes de alta produção, média/baixa produção, primíparas e recém-paridas. Também observou a questão do conforto animal, por meio da implementação de medidas simples, como colocar sombrite na sala de espera e oferecer sombra natural ou artificial na pastagem.

A Crioscopia, problema recorrente na produção de leite, também foi lembrada pelo profissional. Staggemeier endossou que é preciso evitar o congelamento do leite e oferecer uma dieta balanceada ao rebanho com o intuito de evitar esse problema. “A ingestão elevada de água antes da ordenha e elevadas temperaturas também levam ao aparecimento da Crioscopia”, avisou.

 

Doenças, verminoses e controle de carrapatos

 

O médico veterinário do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Diogo Cord, compartilhou particularidades de doenças que acometem o rebanho e comunicou o calendário sanitário do gado leiteiro. Cord listou a origem e sintomas de doenças como a IBR (Rinotraqueíte Infecciosa Bovina), BVD (Diarreia Viral Bovina) e Leptospirose. Advertiu que essas doenças podem causar abortos e retornos de cio, tanto em animais jovens como em animais velhos.

Cord trouxe informações sobre doenças que acometem o gado leiteiro

A Brucelose e a Tuberculose, doença “problemática, lenta e silenciosa”, receberam atenção especial do médico veterinário. Cord explicou que as verminoses causam diarreia, tosse, edema, emagrecimento e pelos arrepiados. Sobre o controle de carrapatos, advertiu que raças europeias, como Holandês e Jersey, são mais suscetíveis. “Os carrapatos precisam de calor, umidade e sombra para se desenvolver”, afirmou. Para finalizar, apresentou o Calendário Sanitário de 2019.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.