Notícias

Dia de campo instrui produtores de leite sobre pré-secado, fenação e adubação

28/04/2017

Situada em Cruzeiro do Sul, a localidade de Picada Aurora recebeu evento voltado à cadeia leiteira, no mês de abril. A propriedade da associada Andrea Hickmann sediou dia de campo, que foi prestigiado por produtores de leite que fornecem a produção à Cooperativa Languiru, associados com propriedades nos municípios de Santa Clara do Sul, Lajeado, Mato Leitão, além da própria Cruzeiro do Sul.

O público foi recepcionado por Jair Fick, marido de Andrea e transportador que recolhe o leite das propriedades da região. Unidades de fomento da cooperativa estiveram representadas pelo vendedor externo do Agrocenter Languiru, Mauri Sturm, e pelos técnicos em agropecuária do Setor de Leite do Departamento Técnico, Roberto Sulzbach e Eduardo Diel, profissionais que atendem os associados na região alta do Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo. O dia de campo contou palestras e demonstrações práticas de dois profissionais.

Tendas reuniram o público que recebeu dicas sobre a importância de fibras na dieta animal e o uso de inoculantes em silagem, pré-secado e feno (Foto: Sandro Prediger)

 

A importância das fibras na dieta do rebanho

 

O consultor de propriedades leiteiras da Agroserv, Hermes Vergara Radmann, explanou sobre a importância do uso de fibra efetiva em dietas de vacas de alta produção. Nesse contexto, instruiu os produtores sobre o ponto de corte na utilização das técnicas do pré-secado e do feno, como também contribuiu com dicas sobre a utilização de inoculantes na técnica de pré-secado. “Uma dieta incorretamente ajustada com baixo teor de fibras, pode causar o descarte precoce de animais, em função de doenças como acidose e laminite”, advertiu.

Radmann comentou as condições climáticas do Vale do Taquari para produção de feno. Frisou que os produtores de leite devem ficar atentos ao planejamento anual de estoque de alimentos e ajustar a dieta dos animais para a longevidade de produção. “O produtor deve usar sequestrante de micotoxinas e bicarbonato de sódio para melhorar a eficiência da produção”, sugeriu.

 

Inoculantes para nutrição animal

 

O assistente técnico comercial da Timac Agro, Sandro Prediger, apresentou tecnologias da empresa para a adubação de pastagens e uso de inoculantes em silagem, pré-secado e feno. O profissional enfatizou aspectos da tecnologia +Mais, que proporciona aumento da palatabilidade da folha, favorecendo a ingestão e conversão em carne e leite.

Outro procedimento lembrado por Prediger foi a adubação das pastagens com +Mais Pasto NPK, produto que aumenta a absorção de cálcio para maior crescimento radicular, e o +Mais Pasto N, produto que reduz a volatilização e lixiviação, aumentando a disponibilidade de nitrogênio durante todo o ciclo da cultura. “Além de usar dejetos orgânicos é preciso complementar com adubação química, sendo que ela deve ter tecnologia para melhor aproveitamento”, aconselhou.

Fick entende que os encontros técnicos são importantes por trazerem novos conceitos aos produtores de leite (FOTO: Éderson Moisés Käfer )

Prediger observou que em todas as demonstrações de campo com +Mais Pasto, este produto foi superior em produtividade de matéria verde e, consequentemente, em matéria seca, qualidade de pastejo ou pré-secado e feno. Da mesma forma, o assistente técnico comercial compartilhou dicas para o manejo de ervas daninhas e pragas.

 

Futuro do agronegócio

 

De acordo com Fick, os eventos técnicos nas propriedades rurais contribuem para os associados conhecerem novas tecnologias que possam gerar mais renda. “Os dias de campo levam às propriedades o futuro do agronegócio”, ponderou.

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.