Notícias

Dia de Campo aborda produção de frutas, verduras e legumes

28/11/2018

Localizada em Linha Boa Vista, município de Poço das Antas, a propriedade do agricultor Artêmio Follmann recebeu dezenas de pessoas no dia 23 de novembro, quando sediou Dia de Campo sobre um segmento que está em franca expansão na Cooperativa Languiru. A reavaliação de técnicas de produção e a prospecção de mercados foram as temáticas do evento que tratou sobre as produções de legumes, verduras e frutas. O público foi dividido em grupos e acompanhou os trabalhos em quatro estações.

Reis elencou os procedimentos empregados pela cooperativa no segmento de hortifrutigranjeiros (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

 

Técnico divulga programa social da cooperativa

 

O técnico em Agropecuária da Languiru, Geferson Reis, recordou os motivos que levaram a cooperativa a criar o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo. O profissional salientou que o mesmo rendeu prêmio nacional à Languiru, além de mencionar as vantagens de integrar o quadro social da cooperativa, explicar as diferenças entre o Cartão Azul e o Cartão Verde. Reis também detalhou como ingressar no segmento de hortifrutigranjeiros e os benefícios para a agricultura familiar, a ponto de se tornar fornecedor dos Supermercados Languiru.

 

Programas sociais, autoconsumo familiar e alternativas de produção

 

Em outros dois espaços, quem coordenou as atividades foram profissionais da Emater/RS-Ascar. O supervisor Fábio Encarnação compartilhou as execuções a nível estadual do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e do Programa Socioassistencial. O extensionista em Poço das Antas, Ricardo Cord, lembrou que o programa atende 16 famílias poço-antenses junto à duas Unidades de Referência. A engenheira agrônoma de Poço das Antas, Leidimara da Silva Cerutti, explanou sobre segurança e soberania alimentar. Ela destacou a importância econômica e social da produção para autoconsumo familiar. Já o assistente técnico regional em Olericultura e Morangos, Lauro Bernardi, falou sobre alternativas de produção diferenciada e o desafio da rastreabilidade. Em outra estação, o coordenador do Centro de Formação de Agricultores (CERTA), instalado junto ao Colégio Teutônia, Maicon Berwanger, elencou aspectos relacionados ao manejo e à conservação de solos.

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com as cooperativas Languiru e Sicredi e a Administração Municipal de Poço das Antas.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.