Notícias

Dia de Campo aborda produção de frutas, verduras e legumes

28/11/2018

Localizada em Linha Boa Vista, município de Poço das Antas, a propriedade do agricultor Artêmio Follmann recebeu dezenas de pessoas no dia 23 de novembro, quando sediou Dia de Campo sobre um segmento que está em franca expansão na Cooperativa Languiru. A reavaliação de técnicas de produção e a prospecção de mercados foram as temáticas do evento que tratou sobre as produções de legumes, verduras e frutas. O público foi dividido em grupos e acompanhou os trabalhos em quatro estações.

Reis elencou os procedimentos empregados pela cooperativa no segmento de hortifrutigranjeiros (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

 

Técnico divulga programa social da cooperativa

 

O técnico em Agropecuária da Languiru, Geferson Reis, recordou os motivos que levaram a cooperativa a criar o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo. O profissional salientou que o mesmo rendeu prêmio nacional à Languiru, além de mencionar as vantagens de integrar o quadro social da cooperativa, explicar as diferenças entre o Cartão Azul e o Cartão Verde. Reis também detalhou como ingressar no segmento de hortifrutigranjeiros e os benefícios para a agricultura familiar, a ponto de se tornar fornecedor dos Supermercados Languiru.

 

Programas sociais, autoconsumo familiar e alternativas de produção

 

Em outros dois espaços, quem coordenou as atividades foram profissionais da Emater/RS-Ascar. O supervisor Fábio Encarnação compartilhou as execuções a nível estadual do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e do Programa Socioassistencial. O extensionista em Poço das Antas, Ricardo Cord, lembrou que o programa atende 16 famílias poço-antenses junto à duas Unidades de Referência. A engenheira agrônoma de Poço das Antas, Leidimara da Silva Cerutti, explanou sobre segurança e soberania alimentar. Ela destacou a importância econômica e social da produção para autoconsumo familiar. Já o assistente técnico regional em Olericultura e Morangos, Lauro Bernardi, falou sobre alternativas de produção diferenciada e o desafio da rastreabilidade. Em outra estação, o coordenador do Centro de Formação de Agricultores (CERTA), instalado junto ao Colégio Teutônia, Maicon Berwanger, elencou aspectos relacionados ao manejo e à conservação de solos.

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com as cooperativas Languiru e Sicredi e a Administração Municipal de Poço das Antas.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.