Notícias

Dia C – Languiru promove o bem-estar cooperando com a comunidade

24/07/2017

Ser voluntário em alguma festa de comunidade, adquirir um número de rifa em prol de uma instituição beneficente ou ajudar um idoso a atravessar a rua são gestos simples, mas que têm tudo a ver com o cooperativismo. Com certeza, essas e outras tantas são atitudes que somam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Num momento de crise moral e ética na economia e política nacional, necessitamos de mais adjetivos e, principalmente, ações que possibilitem a conexão de pessoas, agentes de transformação, com o intuito de buscar o bem coletivo.

Integração, solidariedade, conscientização, voluntariado e respeito ao Meio Ambiente foram valores enaltecidos nos meses de maio e junho pela Cooperativa Languiru. As iniciativas contaram com o apoio de entidades parceiras e engajaram colaboradores e associados. A Languiru registrou essas ações no “Dia C”, campanha alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, que sempre ocorre no primeiro sábado do mês de julho.

 

Almoço para mães associadas

 

O primeiro evento tem caráter de integração e ocorreu no dia 25 de maio na Associação dos Funcionários da Languiru. O 1° Almoço em Homenagem às Mães recebeu aproximadamente 350 mulheres, entre associadas, esposas, filhas, noras e mães de associados da Languiru. A programação do evento contou com a participação do presidente Dirceu Bayer e do vice-presidente Renato Kreimeier, acompanhados de suas esposas. Durante o dia, as mulheres assistiram à palestra comportamental e usufruíram de serviços gratuitos voltados à saúde, beleza e bem-estar.

 

Campanha do Agasalho

 

No mês de junho, iniciativa de caráter solidário tomou grandes proporções em várias filiais da Cooperativa Languiru. A Campanha do Agasalho arrecadou mais de 500 peças entre camisetas, blusas, casacos, calças, meias, cobertas, edredons, fraldas e sapatos, entre outros. Os donativos, além de serem doados para alguns funcionários, foram encaminhados para departamentos de Assistência Social de diferentes municípios, Associação dos Menores de Arroio do Meio (AMAM) e Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari. A organização da Campanha, monitoramento, separação e entrega das peças arrecadadas foram conduzidas pelas equipes de Recursos Humanos das filiais, apoiadas por diversos funcionários.

Representantes da Languiru entregaram donativos à pastora Marli Lutz e à secretária do Sínodo Vale do Taquari, Lovane Wahlbrinck, que encaminharam as roupas à Associação Beneficente Pella Bethânia (Foto: Divulgação Languiru)

“Doações como essas sempre são extremamente bem-vindas. A Pella Bethânia vive, basicamente, de doações da comunidade e convênio com prefeituras. Há as mensalidades, pagas pelos residentes ou familiares, mas a infraestrutura e os trabalhos oferecidos, que garantem a qualidade de vida de todos que lá vivem, elevam, em muito, os custos da Associação. Algumas das peças talvez não sejam utilizadas pelas pessoas da Pella Bethânia e, nesse caso, serão vendidas durante brechó beneficente na cidade, cujos valores arrecadados serão revertidos à Associação”, agradeceu a pastora Marli Lutz por ocasião da entrega dos donativos durante encontro no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia.

 

Doação de mudas de árvores nativas

 

Angico, Cedro, Cerejeira, Goiabeira Serrana, Guajuvira, Pau-Brasil e Timbó. Essas foram algumas das diversas espécies de árvores nativas que integraram a ação de conscientização ambiental que a cooperativa promoveu no dia 23 de junho. Foram distribuídas mais de 1,4 mil mudas de árvores nativas, de um total de 42 espécies. Inscreveram-se para retirar mudas colaboradores de unidades administrativas, comerciais e industriais dos municípios de Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Ijuí. Conforme os funcionários das equipes de Engenharia Ambiental e Recursos Humanos da Sede, que conduziram a ação, os resultados superaram toda e qualquer expectativa.

Mudas de árvores nativas foram retiradas por colaboradores de diferentes unidades (Foto: Éderson Moisés Käfer)

 

Palestra em prol do Meio Ambiente

 

A cooperativa também esteve envolvida em outra ação que teve por intuito chamar a atenção dos jovens para a sustentabilidade. No dia 05 de junho o Engenheiro Ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher, conduziu debate sobre a relação entre Meio Ambiente e sociedade, durante evento realizado no auditório da CIC Teutônia. Questões como a correta separação do lixo e causas da poluição foram alguns dos temas debatidos em programação que reuniu, aproximadamente, 200 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal. O evento foi organizado pela Parceiros Voluntários, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Além da Cooperativa Languiru, a coirmã Certel também teve participação no evento.

 

Revive Boa Vista

 

O Pavilhão Multiuso da Prefeitura de Teutônia sediou a coleta de materiais descartáveis na 8ª edição do Revive Boa Vista. A ação ocorreu no dia 1° de julho e recolheu lixo eletrônico como monitores, teclados, mouses, televisores, cartões magnéticos, celulares e pilhas. Além disso, a equipe do projeto promoveu o recolhimento de óleo de cozinha e de medicamentos vencidos, totalizando cerca de 1,5 tonelada de resíduos. Também houve espaço para a solidariedade, com a doação de alimentos ao Hospital Ouro Branco.

A Languiru é uma das mantenedoras do projeto, ao lado da CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led. A realização fica por conta da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e Emater/RS-Ascar.

 

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.