Notícias

Dia C – Languiru dá a sua contribuição por uma sociedade melhor

28/06/2018

O cooperativismo gera empregos, renda e desenvolvimento às regiões onde seus valores e princípios estão consolidados. O país conta com inúmeros cases de sucesso nessa área que se caracteriza, principalmente, pelo engajamento com as comunidades. Para divulgar e estimular as iniciativas de responsabilidade social das cooperativas, surgiu o Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional que endossa a propagação do espírito voluntário. Este ano, o lema da ação já é um convite para arregaçar as mangas: “Atitudes simples movem o mundo”. O movimento, inclusive, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ações de cunho social, educacional e ambiental foram cadastradas pela cooperativa teutoniense no Dia C, entre elas a participação no “Viva o Taquari Vivo” e a realização do 14° Encontro das Mães Associadas da Languiru (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru (Viva o Taquari Vivo) e Éderson Moisés Käfer (Encontro das Mães))

A Cooperativa Languiru vem se mobilizando desde o início do ano e já cadastrou uma série de ações no site do movimento, que conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). As ações cadastradas também servem de inspiração para projetos que visam superar dificuldades em diversas áreas da sociedade.

 

Protagonismo de colaboradores e associados

 

A Languiru teve a oportunidade de cadastrar diferentes iniciativas a partir da adesão e empenho de centenas de pessoas. O desejo de fazer algo pela sociedade se espalhou tanto na cidade como no campo. Colaboradores e associados são verdadeiros parceiros e orgulham a cooperativa. Algumas ações já ocorreram e, outras, ainda estão por vir, fortalecendo ainda mais a representatividade e importância da Languiru.

Entre as ações de cunho ambiental já cadastradas, muitas delas desenvolvidas em parceria com outras entidades, estão o Programa de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Tríplice-Lavadas, o Revive Boa Vista, o Viva o Taquari Vivo e o Programa de Recolhimento de Baterias e Pilhas. Já entre as ações sociais cadastradas estão atividades pontuais do Programa de Aprendizes Cooperativos PcDs, o Programa de Sucessão Familiar, o Brincando na Languiru (Dia das Crianças), o 14° Encontro das Mães Associadas da Languiru, o Natal Solidário Languiru e a Campanha de Arrecadação de Agasalhos.

 

Celebração no próximo sábado

 

Neste sábado, dia 30 de junho, cooperativistas e voluntários promovem iniciativas que transformam a realidade das pessoas em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, o local escolhido para receber o grande evento do Dia C foi o Parque da Redenção, em Porto Alegre. Das 9h às 17h, ocorrerão diversas ações simultâneas, como campanha de incentivo à doação de órgãos e de preservação do Meio Ambiente; massagem relaxante; medição da pressão arterial e da glicose; caminhada orientada; brechó solidário; corte de cabelo; e chimarródromo. Também haverá pontos com informações sobre o cooperativismo e atividades com cães e cavalos adestrados pela Brigada Militar.

As atividades na Capital dos gaúchos serão coordenadas pelas cooperativas Sicredi, Unicred, Unimed, Aurora Alimentos, Fetrabalho, Coeducars, Sicoob, Cootravipa, Uniodonto, com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Em outras 51 cidades do Rio Grande do Sul centenas de atividades estão programadas para serem realizadas pelas cooperativas.

 

Informações do movimento

 

O Dia C ocorre em todo o país com o propósito de incentivar à realização de ações voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas. Em 2017, 1.563 cooperativas desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os Estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, 8.749 voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras mobilizaram-se em ações que beneficiaram mais de 240 mil pessoas em 150 municípios gaúchos, em um total de 230 iniciativas de voluntariado

Em 2018, já são 6.986 voluntários e mais de 146 mil beneficiados diretos no Rio Grande do Sul. Em todo o país, a meta de 2018 é beneficiar mais de um milhão de pessoas e contribuir ainda mais para o alcance dos objetivos da ODS. Saiba mais no site diac.somoscooperativismo.coop.br.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Kafer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.