Notícias

Dia C – Languiru dá a sua contribuição por uma sociedade melhor

28/06/2018

O cooperativismo gera empregos, renda e desenvolvimento às regiões onde seus valores e princípios estão consolidados. O país conta com inúmeros cases de sucesso nessa área que se caracteriza, principalmente, pelo engajamento com as comunidades. Para divulgar e estimular as iniciativas de responsabilidade social das cooperativas, surgiu o Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional que endossa a propagação do espírito voluntário. Este ano, o lema da ação já é um convite para arregaçar as mangas: “Atitudes simples movem o mundo”. O movimento, inclusive, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ações de cunho social, educacional e ambiental foram cadastradas pela cooperativa teutoniense no Dia C, entre elas a participação no “Viva o Taquari Vivo” e a realização do 14° Encontro das Mães Associadas da Languiru (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru (Viva o Taquari Vivo) e Éderson Moisés Käfer (Encontro das Mães))

A Cooperativa Languiru vem se mobilizando desde o início do ano e já cadastrou uma série de ações no site do movimento, que conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). As ações cadastradas também servem de inspiração para projetos que visam superar dificuldades em diversas áreas da sociedade.

 

Protagonismo de colaboradores e associados

 

A Languiru teve a oportunidade de cadastrar diferentes iniciativas a partir da adesão e empenho de centenas de pessoas. O desejo de fazer algo pela sociedade se espalhou tanto na cidade como no campo. Colaboradores e associados são verdadeiros parceiros e orgulham a cooperativa. Algumas ações já ocorreram e, outras, ainda estão por vir, fortalecendo ainda mais a representatividade e importância da Languiru.

Entre as ações de cunho ambiental já cadastradas, muitas delas desenvolvidas em parceria com outras entidades, estão o Programa de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Tríplice-Lavadas, o Revive Boa Vista, o Viva o Taquari Vivo e o Programa de Recolhimento de Baterias e Pilhas. Já entre as ações sociais cadastradas estão atividades pontuais do Programa de Aprendizes Cooperativos PcDs, o Programa de Sucessão Familiar, o Brincando na Languiru (Dia das Crianças), o 14° Encontro das Mães Associadas da Languiru, o Natal Solidário Languiru e a Campanha de Arrecadação de Agasalhos.

 

Celebração no próximo sábado

 

Neste sábado, dia 30 de junho, cooperativistas e voluntários promovem iniciativas que transformam a realidade das pessoas em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, o local escolhido para receber o grande evento do Dia C foi o Parque da Redenção, em Porto Alegre. Das 9h às 17h, ocorrerão diversas ações simultâneas, como campanha de incentivo à doação de órgãos e de preservação do Meio Ambiente; massagem relaxante; medição da pressão arterial e da glicose; caminhada orientada; brechó solidário; corte de cabelo; e chimarródromo. Também haverá pontos com informações sobre o cooperativismo e atividades com cães e cavalos adestrados pela Brigada Militar.

As atividades na Capital dos gaúchos serão coordenadas pelas cooperativas Sicredi, Unicred, Unimed, Aurora Alimentos, Fetrabalho, Coeducars, Sicoob, Cootravipa, Uniodonto, com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Em outras 51 cidades do Rio Grande do Sul centenas de atividades estão programadas para serem realizadas pelas cooperativas.

 

Informações do movimento

 

O Dia C ocorre em todo o país com o propósito de incentivar à realização de ações voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas. Em 2017, 1.563 cooperativas desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os Estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, 8.749 voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras mobilizaram-se em ações que beneficiaram mais de 240 mil pessoas em 150 municípios gaúchos, em um total de 230 iniciativas de voluntariado

Em 2018, já são 6.986 voluntários e mais de 146 mil beneficiados diretos no Rio Grande do Sul. Em todo o país, a meta de 2018 é beneficiar mais de um milhão de pessoas e contribuir ainda mais para o alcance dos objetivos da ODS. Saiba mais no site diac.somoscooperativismo.coop.br.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Kafer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.