Notícias

Dia C – Estímulo à associação da mulher pauta ação da Languiru

01/07/2019

Neste sábado, dia 06, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Anualmente no primeiro sábado de julho celebramos a data que busca despertar a sociedade para a importância das cooperativas e valorizar a sua capacidade de transformar a realidade das comunidades onde estão representadas. O cooperativismo gera emprego e renda, contribui para o desenvolvimento econômico e social, é a representação da união de esforços por um objetivo em comum. Visando essa “transformação da realidade”, a Languiru deseja aumentar a participação feminina na cooperativa, estimulando as mulheres a serem parceiras no protagonismo das propriedades.

Empoderamento e autoestima das mulheres foram temáticas do tradicional evento em homenagem às mães associadas da Languiru (foto): cooperativa estimula a participação e envolvimento do público feminino como integrantes do quadro social (Foto: Éderson Moisés Käfer)

No sábado pela manhã, a Languiru realiza atividade especial nos sete supermercados da cooperativa (Teutônia, Poço das Antas, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio). Na oportunidade terá início a campanha de estímulo à associação de mulheres, quando serão abertas as inscrições ao “Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas”. Na oportunidade o público feminino de produtoras rurais será convidado a se juntar ao quadro social da cooperativa e a esse novo grupo de mulheres.

O comitê terá por finalidade aumentar a inclusão, o desenvolvimento educacional e social de mulheres associadas, tendo como foco atividades de educação, promoção social, preparação e capacitação. “A constituição desse comitê de mulheres, com regimento próprio, objetiva valorizar cada vez mais o público feminino associado, estimulando, inclusive, a sua participação nos Conselhos de Administração e Fiscal e na representação como líderes de núcleo. Buscamos que as mulheres estejam cada vez mais presentes nas ações da Languiru”, ressalta o presidente Dirceu Bayer.

 

Dia C

 

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado há dez anos como um movimento nacional para estimular iniciativas voluntárias, diferenciadas, contínuas e que transformam a realidade de muitos brasileiros. Segundo estatísticas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS), por meio dessa iniciativa as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas.

“O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos, através dele, enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas’’, declara Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas já desenvolveram ações nesse sentido durante todo o ano. A Languiru, por exemplo, inscreveu no Dia C atividades como campanha de doação de leite longa-vida para entidades assistenciais durante partida do Lajeadense, campanha do agasalho e ação ambiental de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.