Notícias

Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – Secretário Minetto conhece projeto de biogás da Cooperativa Languiru

27/08/2015

No dia 19 de agosto a Cooperativa Languiru recebeu a visita de comitiva do Governo do Estado, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto. O grupo foi recebido na Unidade Produtora de Leitões (UPL) Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul, pelo engenheiro ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher, e pelo coordenador do Setor de Suínos do Departamento Técnico, Beto Markus.

Minetto (e), Markus, Haman e Feldkircher visitaram a UPL Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul, unidade em que a Cooperativa Languiru desenvolve projeto piloto de utilização do biogás (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Minetto (e), Markus, Haman e Feldkircher visitaram a UPL Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul, unidade em que a Cooperativa Languiru desenvolve projeto piloto de utilização do biogás (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O secretário seguia roteiro de visitação a empreendimentos gaúchos que apostam na geração de biogás como alternativa energética e de preservação ambiental. A Languiru implantou projeto piloto na UPL, utilizando o gás gerado por meio dos dejetos suínos nos biodigestores.

Após a visita, o grupo seguiu à Associação dos Funcionários da Languiru, onde foi recebido pelo presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, acompanhado do diretor administrativo Décio Leonhardt e do assessor da direção Silério Hamester.

 

Projeto de biogás

 

Feldkircher apresentou detalhes técnicos do projeto de biogás, desenvolvido por meio de cooperação bilateral com a DGRV (Federação de cooperativas alemãs), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Cooperativa Languiru. A iniciativa visa especialmente à identificação das tecnologias de biogás existentes na Alemanha e possibilidades de adaptá-las às condições da região Sul do Brasil, considerando o crescente aumento da demanda energética e a dificuldade para o seu suprimento, fazendo ser necessário o investimento em novas fontes energéticas alternativas para auxiliar no desenvolvimento sustentável. “A cooperativa trabalha para tornar viável o aproveitamento dos dejetos suínos e, posteriormente, os resíduos provenientes das unidades industriais, com a possibilidade futura de geração de energia elétrica”, explicou.

Os dois biodigestores em Bom Retiro do Sul, no estilo canadense, têm capacidade de produção de 140m³ de biogás, que equivalem a 70Kg de gás de cozinha (GLP). Com os equipamentos, a Languiru utiliza biogás no aquecimento da água dos chuveiros e na cozinha da unidade, substituindo o GLP.

Direção da Languiru recepcionou representantes do Governo do Estado em Teutônia
Direção da Languiru recepcionou representantes do Governo do Estado em Teutônia

 

Parcerias

 

Bayer reafirmou o valor das parcerias e destacou o bom intercâmbio com entidades brasileiras e alemãs. “O projeto de biogás é algo inédito no Estado. É importante que esta consciência ambiental seja levada adiante, com iniciativas que possam refletir em resultados práticos de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Estamos no início desse projeto”, disse, adiantando que a Languiru, com a ampliação futura do projeto de biogás, também busca atender às necessidades dos associados produtores.

O presidente ainda frisou que o Rio Grande do Sul está mais consciente sobre a importância do uso de biodigestores. “É preciso continuar evoluindo. Nos orgulhamos do que fizemos nos últimos anos, e receber a visita de um secretário de Estado que conhece a realidade das cooperativas é uma honra”, afirmou.

O secretário Minetto elogiou a gestão da Cooperativa Languiru e enalteceu a possibilidade de geração de energia, com redução de custos, a partir do aproveitamento dos dejetos suínos. “Parabéns pelo trabalho de parceria desenvolvido. Buscamos conhecer de perto esse processo e o modelo da Languiru que serve de exemplo. Existe uma tendência em avançarmos muito em termos de tecnologia, com uma longa caminhada pela frente”, afirmou, acrescentando que a SDR busca parcerias para ampliar o debate para políticas públicas de destinação de dejetos e geração de energia.

O secretário esteve acompanhado do diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Haman, e ainda visitou a Ecocitrus, em Montenegro, que possui o projeto GNVerde, com planta-piloto de biometano e usina de compostagem de resíduos agroindustriais.

 

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.