Notícias

Desenvolvimento de Conselheiros – Módulo de agosto trabalha motivação e liderança de equipes

22/08/2018

Dominar técnicas de comunicação é fundamental para estabelecer propósitos, atuar como uma liderança transformadora e unir equipes na busca de resultados de alto desempenho. Essa foi a mensagem que ficou de mais um módulo do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, cujos encontros ocorreram nos dias 03, 04, 17 e 18 de agosto.

Associados da cooperativa receberam instruções sobre motivação e trabalho em equipe (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

As aulas foram conduzidas pela professora Gislaine Baniski, que ensinou técnicas para melhorar a comunicação dos associados tanto na propriedade rural como na estrutura administrativa da Cooperativa Languiru. As aulas estiveram concentradas na difusão de conteúdo, atividades em grupo e participação espontânea dos associados. A docente ilustrou situações onde pequenas falhas de comunicação podem causar entraves ou até inviabilizar resultados. Nesse contexto, explicou as particularidades do emissor e do receptor em um processo de comunicação.

 

A construção de uma liderança

 

A motivação individual e coletiva foi um dos aspectos mais discutidos por Gislaine. Ela destacou a importância de técnicas motivacionais capazes de entusiasmar o grupo com os objetivos e resultados de cada trabalho. Observou que as organizações não são competentes por si só, mas se tornam assim por meio das competências de suas pessoas. “A liderança deve estimular a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem”, aconselhou.

Para professora Gislaine Baniski, um líder deve estimular a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem

Gislaine também enalteceu a importância do feedback como ferramenta de constante desenvolvimento. Salientou que um líder deve ser equilibrado e buscar entender as novas gerações. “Temos que liderar 360 graus, ou seja, tenho que fazer acontecer e influenciar as pessoas que estão ao meu redor. Preciso que elas sejam boas o suficiente para alcançarmos os nossos objetivos”, sintetizou.

 

Desenvolvimento deve ser constante

 

Para a professora, os desafios que encontramos atualmente são constantes e muito maiores que há algum tempo, o que influencia na condução de metas individuais e coletivas. Gislaine recomendou aos associados que sempre procurem se atualizar e estar em constante desenvolvimento. “Para enfrentar este mundo novo, temos que compreender o que temos e o que podemos usar para vencer”, afirmou.

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas é uma formação gratuita oferecida pela Cooperativa Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). A capacitação é destinada a líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Tem a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas. As aulas iniciaram no mês de abril e já debateram a autogestão, negociação e gestão de conflitos, direito cooperativo, os princípios do cooperativismo e gestão de projetos. O programa se estende até o mês de dezembro.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.