Notícias

Desenvolvimento de Conselheiros – Módulo de agosto trabalha motivação e liderança de equipes

22/08/2018

Dominar técnicas de comunicação é fundamental para estabelecer propósitos, atuar como uma liderança transformadora e unir equipes na busca de resultados de alto desempenho. Essa foi a mensagem que ficou de mais um módulo do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, cujos encontros ocorreram nos dias 03, 04, 17 e 18 de agosto.

Associados da cooperativa receberam instruções sobre motivação e trabalho em equipe (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

As aulas foram conduzidas pela professora Gislaine Baniski, que ensinou técnicas para melhorar a comunicação dos associados tanto na propriedade rural como na estrutura administrativa da Cooperativa Languiru. As aulas estiveram concentradas na difusão de conteúdo, atividades em grupo e participação espontânea dos associados. A docente ilustrou situações onde pequenas falhas de comunicação podem causar entraves ou até inviabilizar resultados. Nesse contexto, explicou as particularidades do emissor e do receptor em um processo de comunicação.

 

A construção de uma liderança

 

A motivação individual e coletiva foi um dos aspectos mais discutidos por Gislaine. Ela destacou a importância de técnicas motivacionais capazes de entusiasmar o grupo com os objetivos e resultados de cada trabalho. Observou que as organizações não são competentes por si só, mas se tornam assim por meio das competências de suas pessoas. “A liderança deve estimular a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem”, aconselhou.

Para professora Gislaine Baniski, um líder deve estimular a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem

Gislaine também enalteceu a importância do feedback como ferramenta de constante desenvolvimento. Salientou que um líder deve ser equilibrado e buscar entender as novas gerações. “Temos que liderar 360 graus, ou seja, tenho que fazer acontecer e influenciar as pessoas que estão ao meu redor. Preciso que elas sejam boas o suficiente para alcançarmos os nossos objetivos”, sintetizou.

 

Desenvolvimento deve ser constante

 

Para a professora, os desafios que encontramos atualmente são constantes e muito maiores que há algum tempo, o que influencia na condução de metas individuais e coletivas. Gislaine recomendou aos associados que sempre procurem se atualizar e estar em constante desenvolvimento. “Para enfrentar este mundo novo, temos que compreender o que temos e o que podemos usar para vencer”, afirmou.

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas é uma formação gratuita oferecida pela Cooperativa Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). A capacitação é destinada a líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Tem a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas. As aulas iniciaram no mês de abril e já debateram a autogestão, negociação e gestão de conflitos, direito cooperativo, os princípios do cooperativismo e gestão de projetos. O programa se estende até o mês de dezembro.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.