Notícias

Desenvolvimento de Conselheiros – Análise de investimentos pauta programa de qualificação da Languiru

27/09/2018

Existe uma sequência lógica no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas oferecido pela Languiru a novas lideranças. Os associados participantes trabalham com a ótica de uma visão integrada de gestão, analisando os processos e investimentos de suas propriedades e de sua cooperativa em diferentes etapas, com a avaliação dos resultados.

Professor Marco Antônio Cunha instruiu o grupo quanto à avaliação da saúde financeira da cooperativa e o retorno econômico-financeiro de seus empreendimentos, bem como da própria propriedade (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Se no módulo anterior o foco esteve na importância de estruturar todas as etapas de um projeto e a melhor forma de organizá-lo para permitir seu acompanhamento, o conteúdo trabalhado nos encontros dos dias 31 de agosto, 1º, 14 e 15 de setembro abordou a avaliação dos resultados desses projetos. Nesse módulo de “Análise de investimentos”, com a coordenação do professor Marco Antônio Cunha, o grupo pode analisar a saúde financeira da cooperativa e o retorno econômico-financeiro de seus empreendimentos, bem como da própria propriedade.

Cunha explanou sobre diferentes instrumentos de análise para essa avaliação da saúde financeira de empreendimentos, o conceito de lucro econômico e definições importantes sobre finanças corporativas. Com exemplos práticos, houve grande participação dos associados/estudantes.

Considerando diferentes cases, o grupo esteve bastante envolvido, com interessante debate sobre como um mesmo investimento pode apresentar retornos diferentes conforme o foco de análise. “O retorno do investimento na propriedade pode variar se for analisado de forma isolada, ou se for analisado de forma integrada com outras atividades”, alertou o professor, enaltecendo para o fato de que “o mais importante não é olhar qualquer índice ou indicador de forma isolada no balanço, o importante é conhecer os motivos de sua variação, as tendências e os reflexos e inter-relações com outros indicadores”.

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas é uma formação gratuita oferecida pela Cooperativa Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). A capacitação é destinada a líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Tem a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas. As aulas iniciaram no mês de abril e já debateram a autogestão, negociação e gestão de conflitos, direito cooperativo, os princípios do cooperativismo, gestão de projetos e análise de investimentos. O programa se estende até o mês de dezembro.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.