Notícias

Desenvolvimento de Conselheiros – Análise de investimentos pauta programa de qualificação da Languiru

27/09/2018

Existe uma sequência lógica no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas oferecido pela Languiru a novas lideranças. Os associados participantes trabalham com a ótica de uma visão integrada de gestão, analisando os processos e investimentos de suas propriedades e de sua cooperativa em diferentes etapas, com a avaliação dos resultados.

Professor Marco Antônio Cunha instruiu o grupo quanto à avaliação da saúde financeira da cooperativa e o retorno econômico-financeiro de seus empreendimentos, bem como da própria propriedade (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Se no módulo anterior o foco esteve na importância de estruturar todas as etapas de um projeto e a melhor forma de organizá-lo para permitir seu acompanhamento, o conteúdo trabalhado nos encontros dos dias 31 de agosto, 1º, 14 e 15 de setembro abordou a avaliação dos resultados desses projetos. Nesse módulo de “Análise de investimentos”, com a coordenação do professor Marco Antônio Cunha, o grupo pode analisar a saúde financeira da cooperativa e o retorno econômico-financeiro de seus empreendimentos, bem como da própria propriedade.

Cunha explanou sobre diferentes instrumentos de análise para essa avaliação da saúde financeira de empreendimentos, o conceito de lucro econômico e definições importantes sobre finanças corporativas. Com exemplos práticos, houve grande participação dos associados/estudantes.

Considerando diferentes cases, o grupo esteve bastante envolvido, com interessante debate sobre como um mesmo investimento pode apresentar retornos diferentes conforme o foco de análise. “O retorno do investimento na propriedade pode variar se for analisado de forma isolada, ou se for analisado de forma integrada com outras atividades”, alertou o professor, enaltecendo para o fato de que “o mais importante não é olhar qualquer índice ou indicador de forma isolada no balanço, o importante é conhecer os motivos de sua variação, as tendências e os reflexos e inter-relações com outros indicadores”.

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas é uma formação gratuita oferecida pela Cooperativa Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). A capacitação é destinada a líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Tem a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas. As aulas iniciaram no mês de abril e já debateram a autogestão, negociação e gestão de conflitos, direito cooperativo, os princípios do cooperativismo, gestão de projetos e análise de investimentos. O programa se estende até o mês de dezembro.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.