Notícias

Desempenho econômico e financeiro pauta reunião de Líderes de Núcleo

15/03/2019

No dia 12 de março ocorreu reunião de Líderes de Núcleo da Languiru. O encontro foi realizado na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, conduzido pelo presidente Dirceu Bayer. A pauta apresentou procedimentos legais e demandas para deliberação na Assembleia Geral Ordinária (AGO) do dia 29 de março.

Reunião de Líderes de Núcleo trouxe uma prévia da ordem do dia para a Assembleia Geral Ordinária (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

 

Auditoria externa

 

Na oportunidade, o gerente de auditoria da PwC, Renato Fadanelli, empresa que realiza o serviço de auditoria externa da cooperativa, detalhou rotinas do processo e enalteceu o trabalho. “A Languiru é o que é hoje graças ao trabalho de vocês associados. Nossa função como auditores externos é analisar se os números que a administração passa para vocês, que são os donos, estão corretos e de acordo com as normas contábeis. A Languiru é um ambiente complexo, com normas contábeis e específicas do cooperativismo, e o trabalho de captar essa complexidade é muito bem desenvolvido pela equipe de profissionais da cooperativa”, frisou, enfatizando que o trabalho de auditoria externa na Languiru somou 1,5 mil horas de trabalho, envolvendo 85 pessoas diferentes. “É importante que saibam e transmitam aos associados de cada Núcleo essas informações.”

Fadanelli mencionou o Manual de Transparência, Ética e Conduta (MTEC), implantado em 2018 e que vinha sendo uma demanda apresentada pela auditoria externa. “O procedimento é essencial para uma cooperativa do porte da Languiru, cujo trabalho e o valor de sua marca são enormes”, concluiu, lembrando encontros anteriores da equipe da PwC com o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal.

Bayer (d) e o gerente de auditoria da PwC, Renato Fadanelli: transparência e seriedade no trabalho da Languiru

 

Transparência

 

Bayer enalteceu a transparência, que faz parte da filosofia da Languiru. “Isso nos dá tranquilidade para o desenvolvimento do trabalho, tanto o Conselho de Administração como os nossos profissionais querem cada vez mais ser auditados, o que é uma realidade dentro da Languiru. Todos queremos o melhor para a cooperativa, seu quadro social e de funcionários.”

O diretor-administrativo Euclides Andrade e a gerente-executiva de controladoria Carla Gregory apresentaram o desempenho econômico e financeiro, além do plano de atividades e orçamento para 2019, cujas demonstrações contábeis foram encaminhadas para apreciação na AGO.

 

Sobras e bonificação

 

Bayer se disse otimista quanto à distribuição de sobras do exercício 2018 entre os associados, “apesar do ano de extrema dificuldade para a economia brasileira como um todo”, e adiantou programa de bonificação para os produtores de leite. “O volume extra de leite produzido a cada mês será bonificado com R$ 0,25 por litro”, enumerou, mencionando outras ações em defesa da cadeia produtiva no que se refere às novas Instruções Normativas e volumes de importação de leite em pó. “Precisamos unir esforços para defender a cadeia produtiva do leite. Muitos produtores estão deixando a atividade, mas a Languiru está cumprindo com seu papel: se a cooperativa vai bem, o associado também precisa ir bem”, finalizou o presidente.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.