Notícias

Decreto – Obrigatoriedade da NF-e para produtores rurais é prorrogada para janeiro de 2021

19/03/2020

Atendendo solicitação de diferentes órgãos ligados à produção primária, argumentando especialmente dificuldades de acesso à internet em determinadas regiões, a Secretaria Estadual da Fazenda confirmou a alteração do calendário de obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) por produtores rurais.

O Decreto nº 55.090, publicado no dia 04 de março no Diário Oficial do Estado, prorroga o prazo para 1º de janeiro de 2021, alterando a data inicialmente prevista para 1º de março de 2020. O Decreto também revoga a regra que estabelecia a obrigatoriedade geral para todos os estabelecimentos a partir de 2021.

Estarão obrigados à NF-e, a partir dessa data, os estabelecimentos de produtor rural com valor adicionado no ano base de 2017 superior a R$ 4,8 milhões. O novo sistema irá substituir os documentos de papel emitidos manualmente e promete mais agilidade e segurança.

Pensando na viabilidade de uso da NF-e pelos produtores rurais, a Receita Estadual está desenvolvendo aplicativo para celulares que possibilitará a emissão do documento de forma simplificada, inclusive offline. Dúvidas podem ser esclarecidas no Plantão Fiscal Virtual ou pelo e-mail da Seção de Coordenação da Produção Primária da Receita Estadual (seprim@sefaz.rs.gov.br).

A norma não altera as situações em que já é obrigatória a emissão de NF-e para produtores rurais.

 

O que é

 

Documento digital que foi desenvolvido para modernizar a emissão de notas fiscais no país. Assim como a Nota Fiscal de papel, a NF-e tem o objetivo de registrar uma operação de circulação de mercadoria ou de prestação de serviços ocorrida entre duas partes.

Substitui o talão de produtor e garante mais agilidade e segurança para o fisco e para os contribuintes. A partir disso os produtores deixam de ter a necessidade de se deslocar até as prefeituras para imprimir, retirar e devolver talões.

 

Mais informações

 

A Receita Estadual disponibilizou em seu site (receita.fazenda.rs.gov.br/lista/3630/consultas) consulta à relação das IN (Inscrições Estaduais) de produtores rurais que estarão obrigados a emitir a NF-e a partir de 1º de janeiro de 2021. Mais informações também podem ser obtidas junto às prefeituras.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.