Notícias

Cooperativismo – Voluntários recebem orientação em projeto de horta comunitária

24/11/2020

A sociedade clama por organizações que assumam protagonismo na transformação econômica e social do coletivo. Não importa o local, a periodicidade ou tamanho da iniciativa. A condição mais relevante é o interesse em desenvolver as pessoas, a comunidade e a região.

A Languiru vem fazendo a sua parte. Mais um exemplo disso é a atenção dada ao projeto de horta comunitária da Comunidade Evangélica Redentor, no Bairro Canabarro, em Teutônia. O engenheiro agrônomo do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, Uilliam Porsche, conduziu oficina sobre o cultivo de verduras e legumes para voluntários da comunidade, orientou o grupo sobre arranjos de canteiro para consorciar espécies e mostrou formas de deposição de matérias orgânicas, como esterco e folhas para cobertura.

Voluntários receberam instruções de preparo do canteiro e plantio (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O engenheiro agrônomo ressaltou a participação da cooperativa em projetos sociais como a horta comunitária. “A Languiru auxilia no fornecimento de sementes, mudas e contribui com assistência técnica”, afirmou. A data da próxima oficina ainda não foi definida.

 

Esforço que reflete em ganho coletivo

 

A pastora da Comunidade Evangélica Redentor, Cristiane Echelmeier, observa que esse tipo de iniciativa tem reflexos a longo prazo. Destaca a contribuição para uma sociedade mais saudável e equilibrada emocionalmente. “Temos um ganho coletivo quando fizemos esforços para as pessoas terem acesso a uma alimentação saudável, principalmente as que estão em vulnerabilidade social”, apontou.

Porsche observou que a cooperativa auxilia no fornecimento de sementes, mudas e assistência técnica

 

Importância do apoio de entidades e instituições

 

A professora Tatiane Fell Feine aprovou as dicas repassadas na oficina e enaltece que famílias carentes poderão ter acesso a uma alimentação de qualidade. “Esse trabalho somente é possível com o apoio de parceiros como a Languiru e o CAPA”, emendou.

 

A horta

 

A ideia da horta comunitária surgiu no mês de abril com o intuito de complementar a cesta básica disponibilizada para famílias carentes. Um grupo de voluntários começou a cultivar verduras e legumes como alface, rúcula, agrião, cenoura e couve-flor. Na horta, também foram plantadas variedades de chás. O local é mantido pela Paróquia Evangélica Teutônia Sul da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e conta com o apoio da Cooperativa Languiru, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e da AgroTeutônia. Mais informações podem ser conferidas na página da Paróquia no Facebook (www.facebook.com/paroquiateutoniasul).

Produtores de orgânicos receberão consultoria técnica do Sebrae/RS (Foto: Alexandre Schneider)

 

Certificação de propriedades orgânicas

 

No dia 10 de outubro ocorreu reunião com produtores que integram o Programa de Inclusão Social e Produtiva no campo da Cooperativa Languiru. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Os produtores receberam instruções da gestora de projetos, Kethleen Rodrigues Krüger da Silveria, e da gerente regional, Liana Beatriz Portantiolo Klein, profissionais do Sebrae/RS. Igualmente, acompanharam a reunião o engenheiro agrônomo, Uiliam Porsche, e o técnico em agropecuária, Diego Lagemann, do Setor de Hortifrúti do Departamento Técnico da Languiru.

O objetivo foi apresentar a proposta de capacitação do cultivo de orgânicos, uma demanda crescente no varejo e com grande possibilidade de expansão. O Sebrae/RS vai disponibilizar profissionais com experiência para orientar os produtores nos cultivos de verduras, legumes e frutas.

A consultoria técnica ocorrerá durante o período de oito meses. Após isso, cada propriedade rural estará adequada a buscar a certificação de produção orgânica. O processo de assistência será concedido em propriedades localizadas em Arroio do Meio, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Marques de Souza e Teutônia.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.