Notícias

Cooperativa Languiru premiada pelo trabalho no mercado internacional

10/06/2014

Na noite da última segunda-feira, dia 09 de junho, a Cooperativa Languiru, de Teutônia, foi reconhecida como Destaque Mercadológico no 42º Prêmio Exportação do Rio Grande do Sul, em evento realizado no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre. Na oportunidade o presidente Dirceu Bayer, acompanhado do seu vice-presidente Renato Kreimeier e colaboradores da Languiru, recebeu a premiação do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Rivaci Sperotto.

Realizado pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, composto pelas principais instituições públicas e privadas ligadas ao mercado exportador, o evento é considerado o maior do segmento no Sul do país e tem por objetivo destacar, anualmente, as empresas gaúchas com os melhores resultados mercadológicos e estratégias inovadoras no mercado externo.

Direção e colaboradores da Languiru participaram da cerimônia de premiação em Porto Alegre (Foto: Sérgio Martins)
Direção e colaboradores da Languiru participaram da cerimônia de premiação em Porto Alegre (Foto: Sérgio Martins)

Ao todo, 49 empresas de diferentes setores da economia foram laureadas por serem modelos de gestão e empreendedorismo no cenário internacional. A premiação é baseada no desempenho quantitativo e qualitativo das exportações, a partir da análise dos dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e este ano teve como tema “Desafios e Alternativas para as Exportações Gaúchas de Manufaturados”.

A cerimônia de premiação contou com a participação das mais importantes lideranças empresariais e políticas do Estado, formadores de opinião e imprensa. O troféu entregue aos vencedores foi elaborado pelo artista plástico Gustavo Nakle.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS); Agenda 2020, movimento da sociedade sul-rio-grandense que mobiliza diversos setores do Estado; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Badesul; Banco do Brasil; Banrisul; Farsul; Fecomércio-RS; Federasul; Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE); FIERGS; PGQP; PwC; Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI); e UFRGS.

 

Languiru premiada na categoria Destaque Mercadológico

 

A Cooperativa Languiru foi laureada com a distinção Destaque Mercadológico, pelo seu modelo de empreendedorismo para o mundo. Na mesma categoria também foi homenageada a empresa Agrale S.A., de Caxias do Sul.

Para o presidente Dirceu Bayer, a premiação da Languiru é uma forma de reconhecimento à importância do cooperativismo, especialmente do agronegócio, para a economia. “Nos sentimos honrados em integrar um seleto grupo de empresas exportadoras bem sucedidas. O fato da Languiru se enquadrar nesse hall de premiados tem uma importância muito grande, reforçando a imagem da cooperativa, nos animando a dar continuidade a esse trabalho diferenciado, desde os pequenos agricultores até os nossos colaboradores nos diferentes setores. Isso tudo ratifica a posição da Languiru como uma das maiores cooperativas do agronegócio gaúcho”, enalteceu.

49 empresas de diferentes setores da economia gaúcha foram laureadas por serem modelos de gestão e empreendedorismo no cenário internacional (Foto: Fabiano Panizzi)
49 empresas de diferentes setores da economia gaúcha foram laureadas por serem modelos de gestão e empreendedorismo no cenário internacional (Foto: Fabiano Panizzi)

Para Bayer, é um momento a ser comemorado por toda “Família Languiru”, lembrando a história da cooperativa quase sexagenária. “Superamos muitas dificuldades e é muito importante quando recebemos este tipo de reconhecimento pelo trabalho realizado. A nossa diversificação produtiva nos dá solidez, oportunizando a sustentabilidade das atividades. E a exportação tem sido um importante aliado neste contexto”, concluiu, lembrando a exportação de cortes de aves para mais de 40 países e o início da exportação de produtos suínos, industrializados no novo Frigorífico de Suínos da Languiru em Poço das Antas.

O vice-presidente Renato Kreimeier também se disse muito contente com a premiação, reflexo do trabalho sério de associados e colaboradores, produzindo alimentos de qualidade. “Nos últimos anos a cooperativa e seu quadro social realizaram uma série de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Hoje, a Languiru está preparada para atender os mercados mais exigentes do mundo globalizado, oportunizando aos nossos associados a comercialização de produtos de qualidade com o mundo inteiro.”

Bayer (e) recebeu a premiação das mãos do presidente da Farsul, Carlos Sperotto (Foto: Fabiano Panizzi)
Bayer (e) recebeu a premiação das mãos do presidente da Farsul, Carlos Sperotto (Foto: Fabiano Panizzi)

Kreimeier lembrou a história da Languiru no mercado internacional, com a exportação de cortes de frango há mais de 20 anos e o início das exportações de produtos suínos. “A Languiru vive um momento de solidez, que gera tranquilidade para associados e colaboradores. Hoje, produzimos mais de 600 mil quilos de alimentos diariamente, além de 1,3 milhão de quilos de alimentos para a linha animal. Estamos entre as maiores cooperativas do Rio Grande do Sul, com previsão de faturamento de R$ 1 bilhão em 2014, bons números que também se refletem nas propriedades dos nossos associados, com produtos de qualidade e com valor agregado”, finalizou, acrescentando que é motivo de muita alegria integrar este seleto grupo, com a Languiru podendo representar as cooperativas gaúchas na premiação.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.