Notícias

Cooperativa Languiru, há 59 anos evoluindo com seus associados, colaboradores e clientes

07/11/2014

A força dos valores e princípios do cooperativismo estimularam a organização de várias comunidades e o surgimento de instituições adeptas desse sistema no Rio Grande do Sul. Coincidentemente, depois do surgimento das primeiras cooperativas gaúchas, é nessas regiões onde ocorre maior crescimento social e econômico no Estado.

Uma dessas regiões, onde o cooperativismo encontrou ambiente favorável para florescer, é o Vale do Taquari. Aqui está sediada uma grande cooperativa, que a exemplo de outras coirmãs, também nasceu na metade do Século XX. A Cooperativa Languiru, prestes a completar 59 anos no dia 13 de novembro, atravessou fronteiras e se tornou uma referência para os gaúchos.

Na Languiru, os associados são os verdadeiros donos da cooperativa, com vez e voz na tomada de decisões e atuando junto aos colaboradores e diretores (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Na Languiru, os associados são os verdadeiros donos da cooperativa, com vez e voz na tomada de decisões e atuando junto aos colaboradores e diretores (Foto: Éderson Moisés Käfer)

A Languiru se destaca pela diversificação das atividades, controle da sua cadeia produtiva e pelo espantoso crescimento que ocorreu na última década. O quadro social envolve mais de 5,7 mil associados, em sua maioria produtores de pequenas propriedades onde vivem de duas a três famílias. A produção da matéria prima é captada em mais de 60 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Serra.

Na outra ponta, a cooperativa gera mais de 2,8 mil empregos em 13 municípios gaúchos. Estes colaboradores, que industrializam, gerenciam e comercializam a matéria prima fornecida pelos associados, atuam em diversas unidades, como granjas e unidades administrativas, industriais e comerciais. Estima-se que em torno de 35 mil pessoas dependem direta ou indiretamente do trabalho da cooperativa.

A Indústria de Laticínios, o Frigorífico de Aves e o Frigorífico de Suínos, bem como a Fábrica de Rações, são exemplos da pujança da cooperativa. Para tornar seu balanço menos suscetível às oscilações do mercado, a cooperativa também atua no varejo, onde possui quatro supermercados e quatro lojas Agrocenter. Em território nacional, os produtos da cooperativa estão presentes em cerca de 730 municípios e há mais de 15 mil pontos de venda dos produtos Languiru no Brasil e no exterior.

No mercado interno, a cooperativa comercializa seus produtos para 23 Estados, em sua maioria, concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Já a produção de carne e cortes de frango é exportada para mais de 40 países. Além disso, em abril de 2014 iniciou a exportação de produtos suínos para Hong Kong.

Todo esse trabalho vem sendo reconhecido com homenagens e premiações recebidas pela Languiru, tanto a nível estadual como a nível nacional, prêmios que orgulham associados e colaboradores. Visitas de universidades, empresas e até de comitivas de outros países têm sido frequentes, o que comprova a posição de referência da cooperativa.

AN_LANGUIRU_59ANOS

Perto de completar seis décadas de história, a Languiru continua desenvolvendo as regiões onde está presente, contribuindo para tornar cada vez mais forte a inserção dos valores do cooperativismo na sociedade.

 

Programação de aniversário

 

Para marcar as comemorações de 59 anos, a Cooperativa Languiru realiza o tradicional almoço de confraternização na quinta-feira, dia 13 de novembro. Associados e seus familiares estão convidados para o evento, que inicia às 10h30min, na Associação dos Funcionários da Languiru.

Haverá apresentação do case da Languiru, encerrando com almoço e apresentação da Orquestra Municipal de Poço das Antas. Cartões para o almoço, ao preço de R$ 8,00 por pessoa, podem ser adquiridos na recepção do Departamento Técnico, nos Supermercados Languiru de Poço das Antas e de Bom Retiro do Sul e na Loja Agrocenter de Cruzeiro do Sul, até o dia 11 de novembro. No dia do evento não haverá a venda de cartões.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.