Notícias

Comece seu dia bem – Funcionários ficam por dentro do Manual de Transparência, Ética e Conduta

24/09/2018

A Cooperativa Languiru transmite informes institucionais e mensagens motivacionais para o quadro de funcionários por meio do programa “Comece seu dia bem”. A cada edição um assunto diferente é trabalhado pela equipe do setor de Recursos Humanos. Em agosto e setembro ocorreu nova jornada por unidades administrativas, comerciais, industriais e granjas da cooperativa, com apresentação do Manual de Transparência, Ética e Conduta (MTEC) da Languiru.

A tarefa foi conduzida pela advogada da Languiru, Renata Madalosso, e colegas do setor Jurídico, que orientaram os funcionários em relação às normas de comportamento preconizadas pela cooperativa. Renata esclareceu que o Manual se aplica a colaboradores, associados, clientes e prestadores de serviços da cooperativa, material aprovado pelo Conselho de Administração da Languiru. “O Manual foi constituído a partir de princípios éticos como cooperação, honestidade, lealdade e transparência. Queremos agir de forma a não prejudicar a cooperativa e o próximo”, afirmou.

Colaboradores receberam informações sobre as condutas que devem ser seguidas na cooperativa (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Entre os assuntos discutidos estiveram práticas condenadas pelo Manual como discriminação, condutas ameaçadoras, conflitos de interesse, suborno, trabalho escravo/infantil, recebimento de brindes/bonificações, uso indevido da propriedade intelectual (marca) e desrespeito às políticas de gestão. Por outro lado, o Manual garante direitos como a liberdade de associação a qualquer entidade e a liberdade de expressão, desde que não prejudique à Languiru. Nesse sentido, Renata chamou a atenção dos colaboradores sobre o uso inadequado de recursos tecnológicos e de redes sociais.

A advogada enfatizou que a cooperativa representa muito para as regiões onde está inserida. Como exemplo, mencionou números relativos ao faturamento, quadro social e de funcionários. “Que sejamos pessoas honestas, de caráter íntegro, leais, justas e cumpridoras de nossas obrigações e responsabilidades”, frisou.

Outro aspecto observado nos encontros foi o Canal de Denúncias, aberto a qualquer pessoa para comunicar atos depreciativos à cooperativa, sem precisar se identificar. Renata explicou que todas as denúncias são investigadas por um Comitê de Ética, que avalia a necessidade de encaminhar as informações ao Conselho de Administração da Languiru. Para certificar de que estão cientes do MTEC, todos os colaboradores assinaram termo de ciência e receberam versão impressa do Manual.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.