Notícias

Colaboradores da Indústria de Laticínios Languiru assistem palestra sobre cuidados com o coração

24/10/2013

Os colaboradores da Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru, instalada em Teutônia, participaram de palestra sobre cuidados com a saúde no dia 15 de outubro. Nos turnos da manhã, tarde e noite o cardiologista Paulo Rahmeier falou sobre doenças do coração e fatores de risco, atividade que integrou o programa “Comece seu dia bem”. O tema foi sugerido pelos próprios colaboradores da unidade e o evento foi organizado pelo grupo de Garantia da Qualidade da indústria.

Com foco na prevenção às doenças cardíacas, a palestra procurou esclarecer aos participantes os benefícios da atividade física, a importância dos cuidados com a alimentação, o adequado controle da pressão arterial e do Diabete Mellitus, além dos cuidados com o estresse no dia a dia.

Conforme o médico, entre 15% e 20% da população brasileira tem hipertensão. “As pessoas precisam se conscientizar e realizar exames preventivos, cuidar melhor do coração e saber o seu histórico familiar de problemas cardíacos. Entre os cuidados estão a redução do sal na comida, a redução da ingestão de bebida alcoólica, a redução de peso, a realização de atividades físicas e o consumo de frutas e verduras. Em último caso, usamos medicamentos para hipertensão”, disse Rahmeier, acrescentando que somente um check-up pode prevenir doenças cardíacas em que os pacientes não apresentam sintomas.

Entre os cuidados com a alimentação, o cardiologista reafirmou a necessidade de alimentação equilibrada e regular, sem exageros e evitando altas calorias. Sobre diabetes (açúcar no sangue), enfatizou que a doença requer tratamento adequado.

Cardiologista Paulo Rahmeier orientou funcionários da indústria (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Cardiologista Paulo Rahmeier orientou funcionários da indústria (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Outro foco da palestra foram os níveis de estresse da sociedade. Segundo Rahmeier, ele é um dos grandes responsáveis por problemas de coração e morte súbita. “As férias são muito importantes para o trabalhador, um momento para desestressar, para ‘tirar o pé do acelerador’”. Sobre o assunto, o médico deu algumas dicas: não se preocupe com coisas pequenas e saiba que todos os problemas são pequenas coisas; tenha qualidade do sono; realize atividade física moderada; quando possível, usufrua da sesta (pequena cochilada no início da tarde, geralmente depois do almoço); dedique tempo ao lazer; dedique-se a atividades que lhe dão prazer; sorria; ajude o próximo; pratique o bem; agradeça a Deus por tudo; pratique a mentalização diária; busque mais o “ser” e menos o “ter”, pois o “ter” é consequência do “ser”; busque a felicidade pessoal e profissional; pratique os ensinamentos do “coração enorme e memória curta”, deixando de lado situações desagradáveis do passado; elimine o orgulho; perdoe; e busque a longevidade com sabedoria.

 

Conhecendo a Languiru

 

Os colaboradores da Indústria de Laticínios também foram divididos em grupos para visitarem outras unidades da cooperativa. Nos meses de setembro e outubro eles conheceram as instalações e rotinas de trabalho do Frigorífico de Suínos da Languiru em Poço das Antas, iniciativa sugerida pela própria direção da cooperativa em outra rodada de atividades do programa “Comece seu dia bem”.

Funcionários da Indústria de Laticínios conheceram instalações e rotinas de trabalho dos colegas do Frigorífico de Suínos em Poço das Antas (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)
Funcionários da Indústria de Laticínios conheceram instalações e rotinas de trabalho dos colegas do Frigorífico de Suínos em Poço das Antas (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

Gerência, coordenadores, supervisores de produção e integrantes da equipe de Garantia da Qualidade estiveram envolvidos na atividade. “Os funcionários ficaram entusiasmados com a possibilidade de conhecer a mais nova unidade industrial da Languiru, que recebeu o maior investimento da história da cooperativa. Também foi uma oportunidade para conhecerem melhor o trabalho de colegas em outros setores”, destaca a encarregada de Qualidade da Laticínios, Patrícia Dick Haas.

Ao todo, 115 colaboradores da unidade industrial instalada no Bairro Teutônia participaram das visitas ao frigorífico em Poço das Antas.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.