Notícias

Climatologia é destaque em evento da Languiru pelo Dia dos Pais

14/10/2013

Procurando homenagear os pais pela passagem do seu dia e estimular a integração entre os associados, a Cooperativa Languiru promoveu o 7° Encontro dos Pais Associados, evento realizado no dia 15 de agosto.

A programação, desenvolvida no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru, contou com a participação da direção da cooperativa, que traçou perspectivas para o segundo semestre, seguida de palestra sobre previsões climáticas e apresentações culturais dos alunos da APAE Teutônia.

Presença confirmada nas edições anteriores, o estande da Famit também esteve representado no sétimo encontro. No espaço, os associados puderam medir a pressão arterial e conhecer o estado de saúde.

O evento contou com o apoio do Sescoop/RS e foi prestigiado por cerca de 250 associados, entre pais, filhos e genros que moram nas propriedades rurais.

Evento foi realizado no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru
Evento foi realizado no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru (Fotos: Éderson Moisés Käfer)
Desvendando o clima

Trazendo informações sobre o clima de forma direta e esclarecedora, a meteorologista da Metsul, Estael Sias, explanou sobre o tema “Condições globais atuais e tendências para os próximos meses”. Com análises pontuais, Estael falou da intensidade e frequência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña. “Grande parte do nosso planeta é composto por água, vetor que define as condições do tempo. No Rio Grande do Sul, ocorrem todos os fenômenos em função da geografia peculiar”, sintetizou.

Segundo Estael, o Oceano Pacífico vem passando por um processo de resfriamento desde maio e apresentando temperaturas abaixo da média. “Até o início do ano que vem, a tendência é pela neutralidade do clima, mas ainda persiste, por um curto prazo, a área de águas mais frias no Pacífico Leste. Já com o Oceano Atlântico acontece o inverso, ou seja, ele tem se apresentando ligeiramente mais quente do que o normal”, comparou.

 
Meteorologista Estael Sias
Meteorologista Estael Sias

Ela observou que os climatologistas usam dois métodos para definir a frequência de La Niña e de El Niño. Para complementar a apresentação, analisou gráficos sobre o histórico de ocorrência do La Niña desde 1940. “Nos próximos 20 anos a tendência é de que ocorram mais períodos de La Niña, ou seja, menos chuva e invernos mais rigorosos”, projetou.

Conforme Estael, as chuvas devem seguir no segundo semestre, alternando com episódios pontuais de precipitações excessivas. Com o auxílio de mapas com previsões meteorológicas, a palestrante afirmou que a temperatura deve continuar variando no restante do inverno, com eventos pontuais de frio intenso. “No momento, existe uma preocupação com a escassez de chuvas e problemas hídricos no último trimestre de 2013, o que pode afetar a safra de verão em 2014. Se chover menos a partir de agora, a tendência é termos temperaturas mais elevadas no final de 2013”, concluiu.

Reconhecimento no exterior

Ressaltando que a Cooperativa Languiru vem recebendo seguidas comitivas nacionais e internacionais em visitas, o presidente Dirceu Bayer destacou as duas passagens do governador Tarso Genro e a vinda da ministra alemã Ilse Aigner. Bayer classificou o momento atual como o melhor da história da Languiru. “Esse é o reconhecimento do trabalho realizado. Todos querem conhecer qual é o segredo da cooperativa, uma das menores em tamanho de propriedades, mas que consegue se posicionar como uma das maiores em volume de negócios”, destacou.

Para o presidente, o mais importante para uma cooperativa é o seu associado ter prosperidade e perspectivas de crescimento. Afirmou que a Languiru procura ser competitiva e lembrou do processo de reestruturação da empresa. “Lutamos muitos anos para dar um norte à Languiru. Isso só foi possível graças ao apoio dos nossos associados. Nosso resultado fica aqui na região, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios. A Languiru tem um futuro promissor e estamos chamando os jovens para que participem cada vez mais da cooperativa”, finalizou.

Desenvolvimento regional

Na visão do vice-presidente Renato Kreimeier, impressionam os índices de produtividade da Languiru. Hoje, a cooperativa produz 85 mil kg de carne de frango/dia e 75 mil kg de carne suína/dia. No leite, a produção dobrou num período de cinco anos. “Assim como a Languiru cresceu muito em suas atividades, paralelamente as propriedades dos associados também cresceram. É uma empresa nova e preparada para enfrentar a concorrência. Graças a Deus, todos os nossos investimentos deram certo e muitos municípios estão se desenvolvendo com a influência direta ou indireta da Languiru”, concluiu.

Feliz pelo momento

Com propriedade na localidade de Linha Castro Alves, município de Imigrante, o associado Herbert Magedanz comentou que sempre prestigia os encontros dedicados aos pais na Languiru. “A palestra sobre o tempo foi muito boa. A cooperativa está progredindo e crescendo bastante nos últimos anos. Me sinto feliz pelo momento”, afirmou.

Languiru é dez

O associado Lúcio Haser, com propriedade na localidade de Linha Cerro Alegre, município de Santa Cruz do Sul, também elogiou a palestra sobre climatologia e se disse contente com os dados apresentados pela direção da Languiru. “O presidente trouxe palavras animadoras e me orgulho disso. Na minha opinião, a Languiru é dez”, brincou.

Homenagens nos Supermercados Languiru
Pais também foram homenageados nos Supermercados Languiru
Pais também foram homenageados nos Supermercados Languiru

Também os Supermercados Languiru organizaram programação especial de homenagem ao Dia dos Pais. Nos dias 10 e 11 de agosto a data foi comemorada com as famílias que fizeram compras nas quatro unidades (Languiru, Canabarro, Poço das Antas e Bom Retiro do Sul). Além de terem sido presenteados com uma lembrança pela passagem do seu dia, os pais ainda concorreram a oito kits churrasco e a quatro kits de produtos da Languiru.

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.