Notícias

Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio chega a Teutônia

17/07/2014

O agronegócio alimenta a economia nacional e dita a colocação do Brasil no exterior há mais de uma década, assegurando superávits na balança comercial – foram US$ 2,653 bilhões em 2013. Matemática que não para por aí. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano deverá ser de 192,5 milhões de toneladas, incremento de 2,3% em relação à do ano passado.

Grãos, carne, leite, enfim, a produção agrícola e pecuária passou a agregar valor à cadeia, da biotecnologia ao desenvolvimento de equipamentos com tecnologia de ponta. Mas esta interatividade depende de conhecimento, proposta central do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio que o Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) está levando para diversos polos produtivos do Estado.

No dia 22 de julho o evento ocorre em Teutônia, município promissor do Vale do Taquari, numa parceria com a Cooperativa Languiru. Será na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, das 13h30min às 17h. As vagas são gratuitas e limitadas, cujas inscrições devem ser efetuadas antecipadamente pelo site www.agrocircuito.com.br, pelos telefones 0800-645-3062 e (51) 3762-5647 ou diretamente no Departamento Técnico da Cooperativa Languiru, no Bairro Languiru, em Teutônia.

O presidente do I-UMA, José Américo da Silva, e o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, serão anfitriões de um seleto grupo de palestrantes, que irão conversar com o público sobre crédito agrícola, tecnologias sustentáveis e desafios de gestão. As palestras são destinadas a produtores rurais, lideranças comunitárias e empresariais, cooperativas e entidades ligadas ao setor.

Temática

Durante o encontro, especialistas falarão sobre crédito agrícola, tecnologias sustentáveis e desafios de gestão. A sucessão familiar, por exemplo, é um dos assuntos que vem chamando a atenção. Hoje, 96% dos negócios da agricultura são familiares, 70% quebram na segunda geração e apenas 15% conseguem mudar para as mãos da terceira geração. “A carência de conhecimento é fato. Nossa missão é atender a necessidade de temas provocados nas relações do agronegócio. Com a organização da produção e sua cadeia se chega à agregação de valor”, destaca o economista José Américo da Silva, presidente do I-UMA.

Presidente do I-UMA, José Américo da Silva (Foto: Divulgação I-UMA)
Presidente do I-UMA, José Américo da Silva (Foto: Divulgação I-UMA)

Outro tema relevante é a importância da inovação, que avançou fronteiras agrícolas. Basta olhar a agricultura de precisão, o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros e a automação da avicultura, da suinocultura e da pecuária leiteira, por exemplo. “A evolução da tecnologia é fator determinante na produtividade. Hoje, as áreas de cultivo não apresentam grande variação, mesmo assim os produtores, principalmente os gaúchos, conseguem elevar o rendimento médio do produto por meio da inovação, da melhoria das técnicas de plantio, dos tratos culturais”, afirma Silva.

Desempenho sustentado em números: em 12 anos, enquanto a produção agrícola aumentou 97,5%, a área plantada cresceu apenas 43%. Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, a área a ser colhida em 2014 chegará a 56,3 milhões de hectares, crescimento de 6,6%.

Esses são alguns dos temas instigantes abordados no Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, já realizado em Dom Pedrito, Bento Gonçalves e Cruz Alta, sendo o próximo no mês de setembro em Não-Me-Toque.

Para o prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, o evento é de extrema importância. “Nos sentimos honrados com a escolha de Teutônia, um município que é líder no Vale do Taquari em valor adicionado de ICMS gerado pelo setor primário. A agricultura representa 20% de nossa economia de forma direta, além da participação de forma indireta por meio da indústria de transformação. Ficamos na expectativa de que o evento venha a oferecer ferramentas para os produtores inovarem e terem uma gestão mais eficiente em suas propriedades”, afirmou.

Apoio da Cooperativa Languiru

A etapa de Teutônia conta com o apoio da Cooperativa Languiru, que apresentará sua experiência em gestão e inovação baseada no cooperativismo, o que a tornou uma referência em produção nos setores de suínos, aves, laticínios, rações, embutidos e varejo.

Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, a vinda do evento ao município é uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado, vinculado ainda ao Prêmio Vencedores do Agronegócio, concedido à cooperativa pela Federasul em 2013. “O ciclo de palestras destaca temas relevantes, vindo ao encontro do que se tem feito na Languiru, como é o caso da sucessão familiar nas propriedades dos nossos associados, trabalhada pela cooperativa com seus jovens associados e filhos de associados no Programa de Sucessão Familiar, formação iniciada ainda no final de 2013”, ressalta Bayer.

“É uma oportunidade para o público assistir palestras importantes para a nossa economia, buscando principalmente a qualificação do segmento do agronegócio”, conclui o presidente da Languiru, convidando a todos e frisando que os temas abordados são perenes para a reconsolidação do agronegócio gaúcho e nacional.

Apoiadores

A iniciativa do I-UMA conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul), do SESCOOP-RS, do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) e de parceiros locais em cada uma das etapas do circuito, como CCGL, COOPEG, Cotrijal, Vinícola Guatambu Estância do Vinho, Ibravin, Cooperativa Languiru, Produfort e Simbiose. Entre os patrocinadores estão o Banco do Brasil, BSBios, Celulose Riograndense, Farsul, Senar, Sebrae, Icatu Seguros, Kepler Weber, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do RS, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

               

Programação

 

Desafios da Gestão e da Eficiência Produtiva

Palestrante: Flavio Cazarolli, consultor com larga experiência em Gestão Estratégica e Gestão Financeira, há mais de 20 anos trabalhando nessas áreas;

Segurança Alimentar e as Tecnologias Sustentáveis: Desafios e Oportunidades

Palestrante: Clênio Nailto Pillon, doutor em Ciência do Solo pela UFRGS e chefe geral da Embrapa Clima Temperado;

O Seguro de Vida como Agente de Estabilização Econômica e Continuidade do Patrimônio

Palestrante: Sérgio Rangel, mestre em Economia, com concentração em Controladoria, consultor e professor de Ciências Atuariais da UFRGS;

A Importância do Crédito Agrícola para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário Brasileiro

Palestrante: Francisco Signor, superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa);

Apresentação institucional da Cooperativa Languiru

Palestrante: Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Fernanda Tatsch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.