Notícias

Cerca de 600 mulheres participam do 11º Chá das Mães Languiru

15/05/2015

A Cooperativa Languiru reuniu cerca de 600 mulheres no 11° Chá das Mães, realizado no dia 14 de maio. Tendo por local a Associação dos Funcionários, o encontro já é tradicional no calendário anual de eventos da Languiru e reuniu associadas, esposas, filhas, noras e mães de associados que residem na propriedade.

“Estamos muito felizes pela participação das mulheres em mais este evento da Languiru, mais uma oportunidade que temos de fortalecer os laços da ‘Família Languiru’”, destacou a gerente de Recursos Humanos da cooperativa na abertura do evento, Tânia Schardong, também agradecendo aos parceiros.

Chá das Mães é tradicional e anualmente integra a agenda de eventos da Languiru (Fotos: Éderson Moisés Käfer)
Chá das Mães é tradicional e anualmente integra a agenda de eventos da Languiru (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O presidente Dirceu Bayer agradeceu o apoio das mulheres no desenvolvimento da Languiru ao longo dos 60 anos de atividades. “A superação de desafios e os muitos momentos de alegria só foram possíveis graças ao trabalho em conjunto. Temos ao nosso lado as mulheres, os jovens, os associados e os colaboradores. O púbico feminino é essencial para a cooperativa e a economia, são pessoas comprometidas com o sustento da família e da cooperativa da qual também são donas”, frisou, enaltecendo ainda o papel das mulheres na geração da vida. “Com certeza o amor e a delicadeza com que as mulheres lidam com as pessoas, tornam o mundo melhor”, disse.

Bayer também anunciou que no dia 13 de novembro, data do aniversário de 60 anos da Languiru, a cooperativa programa evento especial. “Temos muitas alegrias para compartilhar e dividir com nossos associados. Será um dia especial, de descontração, com apresentações artísticas e até banda para animar a tarde”, antecipou, deixando sua mensagem de otimismo.

O vice-presidente Renato Kreimeier falou do valor da família. “Este é um encontro especial da ‘Família Languiru’, e a cooperativa valoriza muito a sua família. Cada um dos nossos associados e colaboradores é responsável por construir a Languiru que temos hoje, por isso valorizamos muito a nossa força de trabalho no campo, nas unidades industriais e comerciais, nos nossos pontos de venda”, frisou, destacando também a importância do cooperativismo para a economia, o desenvolvimento social e a qualidade de vida. “O planejamento da Languiru preconiza o crescimento conjunto”, finalizou.

Presidente Dirceu Bayer
Presidente Dirceu Bayer

 

Sementes

 

A esposa do presidente da Cooperativa Languiru, Gisela Bayer, que é advogada, também falou do valor das mulheres cooperativistas. “Em 60 anos de Languiru, certamente estamos na terceira geração de associados. Se a cooperativa fosse uma mulher, já seria avó, mãe, filha, sogra, nora, cunhada, sobrinha e assim por diante. Assim como as mulheres, a Languiru passa por inúmeros desafios no seu dia a dia”, exemplificou.

Ela ainda comentou sobre o acúmulo de funções das mulheres, que muitas vezes são donas de casa e ainda trabalham fora. “Ter uma profissão nos faz muito bem, eleva nossa autoestima. As mulheres têm um nome para se orgulhar, muito além de ser apenas a esposa de seus maridos. O trabalho é uma realização profissional, eu me sinto muito feliz por ser advogada.”

Vice-presidente Renato Kreimeier
Vice-presidente Renato Kreimeier

Por fim, Gisela falou de amor. “O amor da família é fundamental, o carinho entre as várias gerações, o carinho entre avós, pais e filhos. Essa é a única semente que plantamos e vamos deixar quando não estivermos mais aqui. A Languiru, no seu papel de mãe, também quer transmitir este sentimento de amor, solidariedade e união”, concluiu.

 

“Ser mulher, um constante desafio”

 

A psicóloga da Languiru, Ana Júlia Knack, falou dos obstáculos e realizações femininas. Com a palestra “Ser mulher, um constante desafio”, exemplificou as diversas fases na vida das mulheres. “Ao longo dos anos passamos por grandes transformações e conquistamos muita coisa, assim como também assumimos novas responsabilidades. Para cada etapa de nossas vidas, a autoestima é fundamental, nos possibilitando focar novos objetivos e superar as adversidades que se apresentam diariamente.”

Advogada Gisela Bayer
Advogada Gisela Bayer

Sobre o trabalho doméstico, chamou a atenção para a sua devida valorização. “É um trabalho como qualquer outro. Muitas mulheres ainda precisam conciliar o trabalho de casa com o emprego fora, e são poucas as que têm a sorte de ter um homem em casa que ajude nas tarefas do lar”, divertiu-se Ana Júlia.

Por fim, a psicóloga deixou sua mensagem de Dia das Mães e sugeriu que todas saibam aproveitar a vida. “A vida necessita de pausas, e se não nos dermos este tempo de parar, é a vida que nos para. Precisamos aproveitar a vida e a companhia das pessoas enquanto as temos ao nosso lado. Persigam suas metas e seus objetivos e vivam com amor e intensidade”, emocionou-se.

 

Outras atrações

 

Após as palestras foi servido o chá e iniciou o desfile de modas, apresentando as tendências Outono-Inverno 2015. Organizado pelos setores de Confecção e Calçados dos Supermercados Languiru do Bairro Languiru e de Poço das Antas, colaboradores das duas unidades foram os modelos na passarela.

Voluntárias da Famit ofereceram serviço de manicure, maquiagem, medição da pressão arterial e vacinação das munícipes de Teutônia acima de 60 anos
Voluntárias da Famit ofereceram serviço de manicure, maquiagem, medição da pressão arterial e vacinação das munícipes de Teutônia acima de 60 anos

A programação da tarde ainda contou com a presença de voluntários da Famit, com manicure, maquiagem, medição da pressão arterial e vacinação das munícipes de Teutônia acima de 60 anos, além da Ervateira Ximango, com água quente e erva-mate à disposição. O setor de bazar do Agrocenter Languiru também expôs alguns de seus produtos. Fechando a programação, houve o sorteio de brindes.

 

Elogios

 

A produtora de leite e suínos, Marisa Lappe Scherer, foi uma esposa de associado que prestigiou o encontro das mães. Marisa veio com um grupo de mulheres da localidade de Linha São Jacó, município de Estrela. “Considero este evento como mais um programa de incentivo da cooperativa aos produtores rurais. Gostei muito do desfile de modas e da participação da direção neste dia dedicado às mães”, salientou.

Também esposa de associado, Márcia Führ Gabriel reside na localidade de Barra do Forqueta, município de Arroio do Meio. A produtora de leite participou pela primeira vez do evento e gostou tanto que pretende voltar na próxima edição. “Eu achei tudo muito bonito. Eu gostei das palavras da direção e da palestra da psicóloga que falou sobre aspectos do cotidiano das mulheres”, revelou.

Mulheres concorreram ao sorteio de brindes, entre eles kits do programa Dia “C”, iniciativa que tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares
Mulheres concorreram ao sorteio de brindes, entre eles kits do programa Dia “C”, iniciativa que tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares

 

Dia de Cooperar

 

O 11º Chá das Mães foi inscrito pela Languiru no Dia de Cooperar, o Dia “C”, iniciativa do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), coordenada no Rio Grande do Sul pelo Sescoop/RS.

O Dia “C” tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista. As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um elenco de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas, valorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

“Sinônimo do poder de construção coletiva e desenvolvimento que o cooperativismo carrega consigo, o Dia de Cooperar emerge como a marca definitiva de que as cooperativas brasileiras são agentes de desenvolvimento, transformando vidas e comunidades inteiras. É com essa motivação que queremos sensibilizar toda a população brasileira para os benefícios que o cooperativismo pode trazer”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Psicóloga Ana Júlia Knack
Psicóloga Ana Júlia Knack

Para celebrar todos os benefícios do cooperativismo à sociedade, o ponto alto do Dia “C” será no dia 04 de julho, data para endossar todo o trabalho desenvolvido pelas cooperativas brasileiras participantes do programa. Não por acaso, é neste dia que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

Em 2015 o Sescoop/RS participa pela primeira vez do Dia “C”, criado em 2009, em Minas Gerais. Em 2014, 25 estados brasileiros aderiram à campanha. Juntamente com as unidades estaduais, o Sistema OCB mobilizou mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas. A campanha beneficiou cerca de um milhão de brasileiros que, além de conhecerem melhor o cooperativismo, tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos de promoção da cidadania.

O 11º Chá das Mães Languiru contabilizou cerca de 40 voluntários e beneficiou aproximadamente 600 pessoas. “O voluntariado, na prática, é doar-se ao próximo sem esperar nada em troca. Todo dia é dia de cooperar, o que ajuda as pessoas a crescerem como indivíduos, uma iniciativa daqueles que se unem para fazer o bem”, avaliou a gerente de RH da Languiru, Tânia Schardong.

Desfile do Setor de Confecção e Calçados do Supermercado Languiru encerrou programação do dia
Desfile do Setor de Confecção e Calçados do Supermercado Languiru encerrou programação do dia

 

 

 

TEXTO –Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.