Notícias

Case da Languiru apresentado em evento para profissionais de auditoria e consultoria

08/11/2016

No dia 21 de outubro o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, foi convidado a palestrar na reunião anual de sócios e gerentes da PwC – Região Sul, realizada em Porto Alegre. Na oportunidade, Bayer apresentou o case da Languiru, em especial desafios e perspectivas futuras para as cooperativas ligadas ao agronegócio. O presidente também destacou a importância do alinhamento entre qualidade e eficiência como fatores críticos de sucesso para a cooperativa, além de responder a perguntas dos participantes do evento.

Palestra ocorreu em Porto Alegre, onde a PwC conta com escritório (Fotos: Leandro Augusto Hamester
Palestra ocorreu em Porto Alegre, onde a PwC conta com escritório (Fotos: Leandro Augusto Hamester

“Todos ficamos muito felizes em receber o presidente Dirceu Bayer, nos apresentando claramente os desafios e perspectivas da Languiru e do agronegócio diante do atual cenário econômico. Sua visão sobre qualidade e eficiência como instrumento de gestão são evidentes”, destaca o sócio de auditoria do escritório da PwC de Porto Alegre, Adriano Machado.

Cenário de dificuldades

Bayer apresentou breve histórico da Languiru, que completa 61 anos no próximo dia 13 de novembro, falou da diversidade de negócios da cooperativa e relação de transparência com o quadro social. “Aprendemos muito com as dificuldades, o que possibilitou um novo direcionamento à Languiru. O atual cenário econômico é conturbado, com altos custos de produção e mudança de comportamento dos consumidores. Para um setor tido como propulsor da economia nacional, o agronegócio não tem recebido a devida atenção. O atual cenário mostra a redução da oferta de crédito a juros atrativos no mercado e a falta de proteção do governo aos produtores rurais, o que faz com que as empresas percam em competitividade no mercado externo. Falta uma política organizacional para defesa do setor primário e do agronegócio”, desabafou.

Na apresentação do case da Languiru, o presidente falou de medidas preventivas adotadas desde 2015, como a redução do portfólio de produtos, objetivando a melhor agregação de valor possível à matéria-prima. “Priorizamos produtos com maior rotatividade, volume e rentabilidade”, enumerou Bayer.

Jonathas Gabardo (e), sócio de consultoria tributária da região Sul da PwC; Bayer; Maurício Colombari, chefe de auditoria do escritório de Porto Alegre; Carlos Peres, sócio líder da região Sul; e Machado
Jonathas Gabardo (e), sócio de consultoria tributária da região Sul da PwC; Bayer; Maurício Colombari, chefe de auditoria do escritório de Porto Alegre; Carlos Peres, sócio líder da região Sul; e Machado

As dificuldades dos setores de carnes e de leite, aliadas à instabilidade econômica, são motivos de preocupação. “Mais uma vez fica evidente a importância da diversidade de negócios, em que outros setores contribuem significativamente para o faturamento da Languiru. Paralelamente a isso, buscamos constantemente a qualificação da nossa mão de obra, com incentivos à educação, valorizando os talentos internos. O importante é seguir trabalhando e saber aproveitar as oportunidades em momentos de crise”, finalizou Bayer, elogiando a parceria da Languiru com a PwC. “Crescemos muito e precisamos de segurança para o trabalho de gestão e administração da Languiru.”

PwC

A PwC está presente em 157 países com mais de 200 mil profissionais para os serviços de auditoria e asseguração, consultoria de negócios e tributária. No Brasil, atua desde 1915 e conta com cerca de cinco mil profissionais distribuídos em 16 escritórios pelo país.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.