Notícias

Case da Languiru apresentado em curso de Gestão de Cooperativas

21/06/2017

O case de sucesso da Cooperativa Languiru foi apresentado nas disciplinas de Educação Cooperativa e Constituição de Cooperativas do curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, foi o convidado e falou sobre a história e o trabalho desenvolvido pela cooperativa teutoniense ao longo de 61 anos, além de procurar apresentar as principais características que diferenciam as organizações cooperativas de outras empresas.

Vice-presidente da Languiru deu uma verdadeira aula de cooperativismo para estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Kreimeier falou dos ramos cooperativos e sua importância econômica e social. “A Languiru caracteriza-se pela diversidade produtiva, com indústrias próprias, agregando valor à matéria-prima produzida pelos associados. Estimulamos a qualificação de colaboradores e associados, o que também contribui para a permanência dos jovens no campo”, frisou o vice-presidente, destacando alguns dos principais benefícios concedidos ao quadro social.

Também enalteceu a força do cooperativismo no Vale do Taquari, que classificou como essencial para o equilíbrio e desenvolvimento regional. “O Brasil é um grande player mundial na produção e comercialização de alimentos, e muitas vezes nós mesmos não sabemos valorizar tudo que temos de bom no país. A Languiru sempre primou pela qualidade de seus produtos, desde a origem da matéria-prima, e temos um excelente conceito no mercado interno e externo.”

Além de apresentar números do desempenho econômico da Languiru, Kreimeier também exemplificou a relação associado-cooperativa, a organização em núcleos de associados, benefícios como os Cartões Azul e Verde, bem como o importante trabalho de assistência técnica.

O professor Gabriel Murad enalteceu o trabalho desenvolvido pela Languiru. “É uma cooperativa que orgulha o Rio Grande do Sul e o Brasil, um case diferenciado de sucesso e credibilidade. Certamente a Languiru contribui para o despertar e a formação de excelentes profissionais no cooperativismo”, avaliou, agradecendo a receptividade da Languiru aos estudantes do Colégio Politécnico em palestras e visitas técnicas.

 

“A Languiru era um case que precisávamos conhecer e estudar”

 

O estudante Emerson Dutra Lorensi, que também é presidente da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM Ltda. (Cespol), elogiou a palestra, que classificou como esclarecedora e motivadora, contribuindo para o aprendizado. “Pouco conhecia sobre a Languiru, apenas que era uma das maiores e mais respeitadas cooperativas do Estado, e que seu sistema de gestão era muito eficiente e vinha chamando a atenção. Era um case que precisávamos conhecer e estudar”, salientou.

Professores e representantes da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (Cespol) parabenizaram Kreimeier

Para ele, a palestra possibilitou uma visão prática sobre o trabalho cooperativo. “Pudemos ver como ocorre a tomada de decisões, o modo como é trabalhado o quadro social, fator muito importante para o sucesso da cooperativa. Tivemos informações de alguns números econômicos e de produção, o que nos permitiu ter uma noção mais esclarecedora do tamanho da Languiru e sua importância para a sociedade”, frisou Lorensi, destacando que a Languiru segue à risca os princípios cooperativistas e não mede esforços para fomentar a educação dos cooperados e colaboradores. “A Languiru preocupa-se com o desenvolvimento da região onde está inserida, estimulando o empreendedorismo no quadro social e sempre ressaltando que os associados são os donos do negócio e responsáveis pela produção. Com certeza esse é um grande diferencial da cooperativa”, disse, agradecendo aos professores Gabriel Murad e Vitor Reisdorfer pelo espaço de discussão sobre o cooperativismo. “A Languiru possui uma rica história, uma gestão eficiente, está consolidada no mercado, possui visão e, acima de tudo, respeita os princípios cooperativistas. Não é à toa que os estudantes ficaram encantados com a palestra.”

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.