Notícias

Case da Languiru apresentado em curso de Gestão de Cooperativas

21/06/2017

O case de sucesso da Cooperativa Languiru foi apresentado nas disciplinas de Educação Cooperativa e Constituição de Cooperativas do curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, foi o convidado e falou sobre a história e o trabalho desenvolvido pela cooperativa teutoniense ao longo de 61 anos, além de procurar apresentar as principais características que diferenciam as organizações cooperativas de outras empresas.

Vice-presidente da Languiru deu uma verdadeira aula de cooperativismo para estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Kreimeier falou dos ramos cooperativos e sua importância econômica e social. “A Languiru caracteriza-se pela diversidade produtiva, com indústrias próprias, agregando valor à matéria-prima produzida pelos associados. Estimulamos a qualificação de colaboradores e associados, o que também contribui para a permanência dos jovens no campo”, frisou o vice-presidente, destacando alguns dos principais benefícios concedidos ao quadro social.

Também enalteceu a força do cooperativismo no Vale do Taquari, que classificou como essencial para o equilíbrio e desenvolvimento regional. “O Brasil é um grande player mundial na produção e comercialização de alimentos, e muitas vezes nós mesmos não sabemos valorizar tudo que temos de bom no país. A Languiru sempre primou pela qualidade de seus produtos, desde a origem da matéria-prima, e temos um excelente conceito no mercado interno e externo.”

Além de apresentar números do desempenho econômico da Languiru, Kreimeier também exemplificou a relação associado-cooperativa, a organização em núcleos de associados, benefícios como os Cartões Azul e Verde, bem como o importante trabalho de assistência técnica.

O professor Gabriel Murad enalteceu o trabalho desenvolvido pela Languiru. “É uma cooperativa que orgulha o Rio Grande do Sul e o Brasil, um case diferenciado de sucesso e credibilidade. Certamente a Languiru contribui para o despertar e a formação de excelentes profissionais no cooperativismo”, avaliou, agradecendo a receptividade da Languiru aos estudantes do Colégio Politécnico em palestras e visitas técnicas.

 

“A Languiru era um case que precisávamos conhecer e estudar”

 

O estudante Emerson Dutra Lorensi, que também é presidente da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM Ltda. (Cespol), elogiou a palestra, que classificou como esclarecedora e motivadora, contribuindo para o aprendizado. “Pouco conhecia sobre a Languiru, apenas que era uma das maiores e mais respeitadas cooperativas do Estado, e que seu sistema de gestão era muito eficiente e vinha chamando a atenção. Era um case que precisávamos conhecer e estudar”, salientou.

Professores e representantes da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (Cespol) parabenizaram Kreimeier

Para ele, a palestra possibilitou uma visão prática sobre o trabalho cooperativo. “Pudemos ver como ocorre a tomada de decisões, o modo como é trabalhado o quadro social, fator muito importante para o sucesso da cooperativa. Tivemos informações de alguns números econômicos e de produção, o que nos permitiu ter uma noção mais esclarecedora do tamanho da Languiru e sua importância para a sociedade”, frisou Lorensi, destacando que a Languiru segue à risca os princípios cooperativistas e não mede esforços para fomentar a educação dos cooperados e colaboradores. “A Languiru preocupa-se com o desenvolvimento da região onde está inserida, estimulando o empreendedorismo no quadro social e sempre ressaltando que os associados são os donos do negócio e responsáveis pela produção. Com certeza esse é um grande diferencial da cooperativa”, disse, agradecendo aos professores Gabriel Murad e Vitor Reisdorfer pelo espaço de discussão sobre o cooperativismo. “A Languiru possui uma rica história, uma gestão eficiente, está consolidada no mercado, possui visão e, acima de tudo, respeita os princípios cooperativistas. Não é à toa que os estudantes ficaram encantados com a palestra.”

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.