Notícias

Case da Languiru apresentado em curso de especialização em cooperativismo

15/03/2019

“Cooperativismo: quais são os atributos para que as cooperativas se diferenciem das demais organizações”, foi tema de seminário realizado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Câmpus de São Leopoldo. Os painelistas foram o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, e o presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João S. Tavares.

“A universidade é reconhecida pelas suas ações e formações que impulsionam o cooperativismo gaúcho, há mais de 40 anos, e o bate-papo procura aproximar os estudantes de cases de sucesso. Precisamos cultivar o cooperativismo”, destacou a mediadora do encontro, professora Josefina Maria Fonseca Coutinho, coordenadora do curso de Especialização em Cooperativismo.

Palestra foi dirigida aos estudantes do curso de Especialização em Cooperativismo da Unisinos, em São Leopoldo (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

 

DNA cooperativo

 

Bayer apresentou breve histórico institucional da Languiru, com destaque para a evolução da cooperativa ao longo de 63 anos de atividades, a diversidade de negócios, investimentos, atuação no mercado nacional e internacional. “O cooperativismo está no DNA das comunidades onde a Languiru atua, agregando valor à matéria-prima produzida nas pequenas propriedades da agricultura familiar. Transformamos da melhor forma possível o produto dos nossos associados, gerando emprego e renda”, exemplificou.

O presidente também confirmou o valor das pessoas. “As pessoas fazem a diferença, com a união de esforços somos mais fortes. As cooperativas desenvolvem as pessoas e as comunidades onde estão representadas”, disse.

Bayer ainda falou do programa de governança desenvolvido e implantado pela Languiru, enfatizando ações voltadas à formação de lideranças e que incentivam a permanência dos jovens no campo. “Precisamos estimular constantemente a participação do quadro social nas atividades da cooperativa. Associados que acompanham o dia a dia da cooperativa da qual são donos contribuem significativamente para a sustentabilidade das atividades”, frisou.

Tavares (e), Josefina e Bayer: bate-papo apresentou diferenciais do cooperativismo e o valor das pessoas nas organizações

 

Qualidade de vida

 

Tavares destacou a importância do cooperativismo para a qualidade de vida da sociedade. “As pessoas que participam do sistema cooperativo se relacionam e dão a sua contribuição positiva por uma sociedade mais justa. E esse é um dos papéis do cooperativismo, encontrando maneiras de trabalho conjunto pelo bem comum”, iniciou.

Para ele, o momento é bastante positivo para o cooperativismo. “Um dos nossos diferenciais competitivos está justamente no foco nas pessoas, sendo extremamente profissionais. Em termos de cooperativismo de crédito, o Brasil possui um grande potencial de crescimento, promovendo a inclusão financeira”, explicou, valorizando a disponibilidade de agências físicas do Sicredi. “É uma decisão estratégica estarmos mais próximos fisicamente na vida das pessoas, com diferentes modelos de agências”, exemplificou, mencionando tendências e cenários do mercado financeiro, com novas tecnologias, novos serviços e experiências.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.