Notícias

Carbono Neutro – Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru renova selo ambiental

08/05/2014

O Selo Carbono Neutro vai continuar refletindo a preocupação ambiental da Cooperativa Languiru e, por consequência, levando essa reflexão aos consumidores nas embalagens dos produtos da Indústria de Laticínios. No dia 30 de abril, a unidade industrial da cooperativa, instalada em Teutônia, renovou a parceria com o Programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, em solenidade que ocorreu na sede da Certel Energia.

Engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher, recebeu o certificado que permite a utilização do Selo Carbono Neutro nos produtos oriundos da Indústria de Laticínios, instalada em Teutônia (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher, recebeu o certificado que permite a utilização do Selo Carbono Neutro nos produtos oriundos da Indústria de Laticínios, instalada em Teutônia (Foto: Éderson Moisés Käfer)

O novo certificado foi entregue ao engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher. O período de neutralização iniciou no dia 23 de dezembro de 2013 e se estende até o dia 22 de dezembro de 2014. Nesse período, a Indústria de Laticínios estima neutralizar 310,76 toneladas de Carbono Equivalente (CO²e), o que corresponde a 1.555 árvores nativas que serão conservadas e monitoradas pela Languiru na sua Cabanha Genética, granja de suínos localizada em Teutônia.

Segundo Feldkircher, o programa é importante não só pelo que neutraliza, mas também pela educação ambiental. “Percebemos nos funcionários uma maior conscientização, que é estendida também às famílias. Com o Selo Carbono Neutro, nossos clientes veem que respeitamos a natureza”, observou.

Alerta sobre as mudanças climáticas

Por ocasião da solenidade de entrega dos certificados, o gerente de meio ambiente da Certel Energia, Ricardo Jasper, exibiu e analisou estudo do IPCC (sigla inglesa para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). O estudo faz projeções preocupantes a respeito das mudanças climáticas. “As emissões de gases continuam aumentando apesar dos alertas que já foram realizados. A sociedade ainda não está respondendo”, lamentou.

Indústria de Laticínios da Coopetativa Languiru e outras empresas e entidades receberam certificado
Indústria de Laticínios da Coopetativa Languiru e outras empresas e entidades receberam certificado

Jasper apontou que, no futuro, a produção de alimentos deverá levar em consideração as mudanças climáticas, citando até que bancos terão que prever riscos socioambientais em operações financeiras. “Os países precisam incentivar sistemas produtivos mais sustentáveis”, concluiu.

Exercício de cidadania

Conforme o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, os projetos da área ambiental estão proporcionando uma vivência muito grande com as empresas e uma mudança de cultura. “Em todos os nossos empreendimentos, precisamos dar um tratamento especial ao meio ambiente, que passou a ser decisivo na tomada de decisões. Além de ser uma política empresarial, é um exercício de cidadania”, endossou.

Para a direção da Certel, o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental promove a conscientização para uma postura cada vez mais ecológica das empresas e de seus funcionários. Desde 2007, quando foi lançado, o projeto já integrou 65 entidades, possibilitou o planto de 115.470 árvores e a neutralização de 28.894,21 toneladas de Carbono Equivalente.

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.