Notícias

Capacitação aborda a produção de ovos férteis

13/09/2018

Nos dias 11 e 12 de setembro a Cooperativa Languiru recebeu visita de avaliação da empresa Cobb – Vantress, fornecedora de material genético da integração avícola. O gerente regional de serviços, Cristiano Emanuelli Pereira, ocupou a sua agenda entre vistorias na integração e treinamento para a equipe técnica que assiste aos integrados da Languiru.

Produtores e equipe técnica da cooperativa receberam instruções para tornar a produção de ovos férteis mais eficiente (Foto: Elias Lagemann)

Acompanhado de técnicos da cooperativa, Pereira iniciou seu roteiro com visitas a uma granja de ovos férteis associada da cooperativa no município de Venâncio Aires e outra visita ao Incubatório de Teutônia. Nas auditorias foram feitas observações para maximizar o desempenho da integração com o propósito de buscar constantemente melhores resultados, tanto para os associados como para a cooperativa.

Por fim, o cronograma finalizou com treinamento que ocorreu na sala de reuniões do ginásio da Associação dos Funcionários da Languiru. Pereira repassou instruções para tornar mais eficiente a produção de ovos férteis, enfatizando aspectos que livrem os pintos de contaminações e, assim, possibilitem baixos índices de mortalidade inicial no campo. O médico veterinário observou que, para se alcançar índices satisfatórios na produção de ovos, eclosão de pintos e engorda de frangos, é necessário estar atento a detalhes, como manejar a cama nas granjas, coletar frequentemente os ovos, estimular a movimentação das galinhas para que façam a postura dos ovos dentro dos ninhos, classificar corretamente os ovos, programar ou controlar adequadamente as climatizações e manusear os ovos com cuidado. Pereira também explanou sobre o processo de desenvolvimento embrionário, desde a incubação até o nascimento do pinto ao final dos 21 dias de incubação, fazendo ressalvas sobre fases críticas onde podem ocorrer mortalidades.

O treinamento foi acompanhado por representantes de diferentes setores da Languiru. Participaram do encontro o gerente executivo de indústrias, Fabiano Leonhardt; o médico veterinário do Setor de Aves do Departamento Técnico, Sinécio Wilsmann; o coordenador do Incubatório, Elias Lagemann; o supervisor de matrizes, Adiel Wahlbrinck; além de produtores associados da cooperativa, que são proprietários de granjas de ovos férteis.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.