Notícias

Cadeia leiteira – Languiru representada em audiência com o governador

26/08/2017

No mês de agosto uma comitiva do Vale do Taquari participou de audiência com o governador do Estado, José Ivo Sartori. Em pauta, a preocupação com os produtores do Vale do Taquari e toda a cadeia produtiva do leite. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, integrou o grupo e reafirmou a importância dos pequenos produtores rurais, em especial dos associados das cooperativas de produção. “Precisamos unir forças, falar a mesma língua para salvar o produtor de leite. Precisamos rever o sistema, fortalecer ações de associativismo e de cooperativismo”, questionou, repudiando os volumes de importação de leite em pó do Mercosul, especialmente do Uruguai. “Não sou contra a importação, mas que seja em níveis aceitáveis e que não prejudique a cadeia produtiva local”, ponderou.

Comitiva do Vale do Taquari apresentou preocupação do setor leiteiro em audiência com o governado José Ivo Sartori (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O tema deve ser levado à esfera federal, propondo uma nova forma de aquisição e divisão de cotas de importação com outros estados, respeitando tratados internacionais, sem prejudicar a produção leiteira do Rio Grande do Sul

A audiência no Palácio Piratini contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann; da presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini; e do presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini. O encontro ainda foi acompanhado pelo deputado federal Alceu Moreira e pelo chefe da Casa Civil, Flávio Branco.

O tema da importação de leite em pó, bem como a proposta de política pública para as cooperativas, volta a ser tema de encontro com o Governo do Estado, demandas que interessam muito ao Vale do Taquari. Todos os esforços buscam a retomada do crescimento do setor produtivo do leite, considerando que produtores e indústrias operam com margens mínimas a partir da concorrência desleal com os importados. Desde o início do ano, mais de 40 mil toneladas de leite em pó uruguaio entraram no Brasil, devido à redução de alíquotas de ICMS e ausência de uma política de cotas.

“O leite possui uma grande importância econômica e social para o Estado. Trata-se de uma das principais cadeias produtivas, presente na grande maioria das propriedades rurais. A produção de leite gera emprego, renda e qualidade de vida para muitas famílias”, ressaltou Bayer.

A presidente do Codevat destaca que a região aguarda por respostas positivas do Estado e da União. “Aguardamos ações imediatas para frear a crise da cadeia produtiva do leite, além de políticas públicas que beneficiem os produtores associados de cooperativas. A cadeia leiteira está muito fragilizada”, destacou Cintia.

 

Pensar o Vale

 

Os rumos e desafios da cadeia leiteira no Rio Grande do Sul também pautaram debate promovido pelo jornal A Hora no mês de julho, na Univates, em Lajeado. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, foi um dos painelistas, ao lado do secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, e outras lideranças ligadas ao setor.

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer (ao microfone), participou de debate sobre os rumos e desafios da cadeia leiteira (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O encontro contou com a participação de representantes dos produtores rurais e de cooperativas, lideranças empresariais regionais e agentes públicos. “Somos a terceira maior bacia leiteira do Estado e a crise do leite é um problema de todo Rio Grande do Sul. Não podemos permitir que mais famílias deixem a produção, aumentando ainda mais a ociosidade do parque industrial. O leite é uma importante atividade da agricultura familiar e para a sucessão no campo. Os produtores rurais investiram em genética e tecnologia nas suas propriedades, precisam ser valorizados também financeiramente”, defendeu Bayer no debate.

Nesse contexto, o presidente da Languiru enalteceu o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, levando assistência técnica aos produtores e estimulando a produção de matéria-prima de qualidade. “Perdemos muitos produtores por uma concorrência desleal baseada no preço pago pelo litro de leite. A Languiru, inclusive, está desenvolvendo o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo na sua área de atuação, incentivando que os produtores rurais incrementem seus volumes produtivos e permaneçam na atividade, além de oferecer outras alternativas produtivas. Sabemos qual é o diagnóstico, mas não contamos com uma política do leite. Precisamos de uma política de Estado, e não de governo”, frisou Bayer.

O secretário Polo reafirmou a necessidade de união. “Precisamos desenvolver um trabalho integrado com todos os agentes do processo. Superar as diferenças é desafio de todo setor, juntos podemos construir um caminho.”

 

Visita

 

No dia 09 de agosto a Languiru recebeu a visita do deputado estadual Edson Brum e do vereador teutoniense Pedro Hartmann. Eles foram recebidos pelo presidente Dirceu Bayer na Sede Administrativa da cooperativa.

Bayer recebeu o deputado estadual Edson Brum (c) e o vereador de Teutônia Pedro Hartmann (d) na Sede Administrativa da Languiru

Como integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Brum aproveitou a visita para estreitar a relação que mantém com a Languiru, conhecer de perto as ações e o trabalho desenvolvido pela cooperativa e associados.

O foco do encontro esteve pautado em questões relacionadas à cadeia produtiva do leite, em especial a importação de leite em pó e as dificuldades enfrentadas pelo setor.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.