Notícias

Cadeia leiteira – Languiru representada em audiência com o governador

26/08/2017

No mês de agosto uma comitiva do Vale do Taquari participou de audiência com o governador do Estado, José Ivo Sartori. Em pauta, a preocupação com os produtores do Vale do Taquari e toda a cadeia produtiva do leite. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, integrou o grupo e reafirmou a importância dos pequenos produtores rurais, em especial dos associados das cooperativas de produção. “Precisamos unir forças, falar a mesma língua para salvar o produtor de leite. Precisamos rever o sistema, fortalecer ações de associativismo e de cooperativismo”, questionou, repudiando os volumes de importação de leite em pó do Mercosul, especialmente do Uruguai. “Não sou contra a importação, mas que seja em níveis aceitáveis e que não prejudique a cadeia produtiva local”, ponderou.

Comitiva do Vale do Taquari apresentou preocupação do setor leiteiro em audiência com o governado José Ivo Sartori (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O tema deve ser levado à esfera federal, propondo uma nova forma de aquisição e divisão de cotas de importação com outros estados, respeitando tratados internacionais, sem prejudicar a produção leiteira do Rio Grande do Sul

A audiência no Palácio Piratini contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann; da presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini; e do presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini. O encontro ainda foi acompanhado pelo deputado federal Alceu Moreira e pelo chefe da Casa Civil, Flávio Branco.

O tema da importação de leite em pó, bem como a proposta de política pública para as cooperativas, volta a ser tema de encontro com o Governo do Estado, demandas que interessam muito ao Vale do Taquari. Todos os esforços buscam a retomada do crescimento do setor produtivo do leite, considerando que produtores e indústrias operam com margens mínimas a partir da concorrência desleal com os importados. Desde o início do ano, mais de 40 mil toneladas de leite em pó uruguaio entraram no Brasil, devido à redução de alíquotas de ICMS e ausência de uma política de cotas.

“O leite possui uma grande importância econômica e social para o Estado. Trata-se de uma das principais cadeias produtivas, presente na grande maioria das propriedades rurais. A produção de leite gera emprego, renda e qualidade de vida para muitas famílias”, ressaltou Bayer.

A presidente do Codevat destaca que a região aguarda por respostas positivas do Estado e da União. “Aguardamos ações imediatas para frear a crise da cadeia produtiva do leite, além de políticas públicas que beneficiem os produtores associados de cooperativas. A cadeia leiteira está muito fragilizada”, destacou Cintia.

 

Pensar o Vale

 

Os rumos e desafios da cadeia leiteira no Rio Grande do Sul também pautaram debate promovido pelo jornal A Hora no mês de julho, na Univates, em Lajeado. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, foi um dos painelistas, ao lado do secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, e outras lideranças ligadas ao setor.

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer (ao microfone), participou de debate sobre os rumos e desafios da cadeia leiteira (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O encontro contou com a participação de representantes dos produtores rurais e de cooperativas, lideranças empresariais regionais e agentes públicos. “Somos a terceira maior bacia leiteira do Estado e a crise do leite é um problema de todo Rio Grande do Sul. Não podemos permitir que mais famílias deixem a produção, aumentando ainda mais a ociosidade do parque industrial. O leite é uma importante atividade da agricultura familiar e para a sucessão no campo. Os produtores rurais investiram em genética e tecnologia nas suas propriedades, precisam ser valorizados também financeiramente”, defendeu Bayer no debate.

Nesse contexto, o presidente da Languiru enalteceu o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, levando assistência técnica aos produtores e estimulando a produção de matéria-prima de qualidade. “Perdemos muitos produtores por uma concorrência desleal baseada no preço pago pelo litro de leite. A Languiru, inclusive, está desenvolvendo o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo na sua área de atuação, incentivando que os produtores rurais incrementem seus volumes produtivos e permaneçam na atividade, além de oferecer outras alternativas produtivas. Sabemos qual é o diagnóstico, mas não contamos com uma política do leite. Precisamos de uma política de Estado, e não de governo”, frisou Bayer.

O secretário Polo reafirmou a necessidade de união. “Precisamos desenvolver um trabalho integrado com todos os agentes do processo. Superar as diferenças é desafio de todo setor, juntos podemos construir um caminho.”

 

Visita

 

No dia 09 de agosto a Languiru recebeu a visita do deputado estadual Edson Brum e do vereador teutoniense Pedro Hartmann. Eles foram recebidos pelo presidente Dirceu Bayer na Sede Administrativa da cooperativa.

Bayer recebeu o deputado estadual Edson Brum (c) e o vereador de Teutônia Pedro Hartmann (d) na Sede Administrativa da Languiru

Como integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Brum aproveitou a visita para estreitar a relação que mantém com a Languiru, conhecer de perto as ações e o trabalho desenvolvido pela cooperativa e associados.

O foco do encontro esteve pautado em questões relacionadas à cadeia produtiva do leite, em especial a importação de leite em pó e as dificuldades enfrentadas pelo setor.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.