Notícias

Bayer homenageado com título de Cidadão Poço-Antense

10/12/2015

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, foi laureado com o título de Cidadão Poço-Antense. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Poço das Antas durante Sessão Solene realizada no dia 30 de novembro no Auditório Municipal da Prefeitura de Poço das Antas. Na oportunidade também foram homenageados os presidentes das cooperativas Certel, Erineo Hennemann, e Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeier.

Bayer (d) recebeu placa de Cidadão Poço-Antense do presidente da Câmara de Vereadores, Roque Pedro Stuermer (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Bayer (d) recebeu placa de Cidadão Poço-Antense do presidente da Câmara de Vereadores, Roque Pedro Stuermer (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A indicação foi da vereadora Célia Lurdes Koerbes. “Essa homenagem é uma forma da Câmara de Vereadores reconhecer o trabalho das cooperativas para o desenvolvimento de Poço das Antas. Além disso, a maioria da população é associada de, ao menos, uma dessas três cooperativas, o que demonstra o trabalho sério e responsável desenvolvido por essas cooperativas, lideradas por seus presidentes”, justificou.

Especificamente quanto à Languiru, a vereadora destacou os recentes investimentos da mesma no município, referindo-se às atividades do Supermercado Languiru e, principalmente, do Frigorífico de Suínos. “A Languiru acreditou em Poço das Antas e, aqui, realizou seu maior investimento com a construção do frigorífico. As unidades da cooperativa contribuem significativamente com o aumento da arrecadação, gerando empregos e renda, além de incentivar os nossos agricultores a produzir com qualidade”, frisou, acrescentando que, com a instalação do abatedouro, também surgiram outros empreendimentos no município. “Percebemos que, aos poucos, Poço das Antas trilha o caminho seguro do desenvolvimento”, concluiu Célia, ressaltando que a homenagem ao presidente Dirceu Bayer se estende a todos os associados e colaboradores da Languiru.

Falando em nome das diferentes bancadas, ainda fizeram uso da tribuna os vereadores Marcos Antônio Beuren, Leonardo José Flach, Oderlei Luiz Thomas e Veleda Renita Wilke Gaelzer. Também se pronunciaram o presidente da Câmara de Vereadores, Roque Pedro Stuermer, o prefeito Glicério Ivo Junges e o vice-prefeito Sílvio Pedro Schmitz.

Reconhecimento

Beuren falou dos relevantes serviços prestados pelas cooperativas ao município e à região. “O presidente Dirceu Bayer foi um dos responsáveis pela recuperação da credibilidade e consequente retomada do crescimento da Languiru. Não foi uma tarefa fácil, que precisou de muita persistência e coragem, da colaboração dos funcionários e da confiança dos associados para recuperação da marca Languiru”, enalteceu.

Prefeito e vice, vereadores, soberanas e os Cidadãos Poço-Antenses, presidentes das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi
Prefeito e vice, vereadores, soberanas e os Cidadãos Poço-Antenses, presidentes das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi

Flach igualmente frisou a importância das cooperativas. “O cooperativismo é muito importante para toda a região, formada em sua maioria por pequenos municípios. A Languiru é uma cooperativa que investe muito em Poço das Antas, especialmente na indústria e no comércio, além de gerar centenas de empregos”, disse.

Thomas enfatizou que “a Cooperativa Languiru cumpre papel de destaque para uma nova economia a ser construída, com pessoas que levam ao meio rural um alto valor agregado à matéria-prima”. Sobre o Cidadão Poço-Antense, elogiou o trabalho de Bayer, “presidente de personalidade forte, correto, convicto e corajoso”.

Veleda também qualificou o cooperativismo como a união de pessoas trabalhando por um mesmo objetivo. Quanto aos homenageados, destacou seus “relevantes serviços prestados ao município de Poço das Antas, com a geração de emprego e renda, com o retorno de impostos que nos permitem investimentos em diversas áreas, traduzidos em melhora da qualidade de vida das pessoas”. Para ela, o trabalho das cooperativas “permite que esperemos por um futuro cada vez melhor”.

Stuermer justificou a escolha dos laureados. “As homenagens têm por objetivo o reconhecimento público do trabalhador que luta pelo desenvolvimento do município, conferindo aos homenageados a maior distinção que um cidadão pode receber de uma terra que lhe acolhe como filho. A partir de hoje serão Cidadãos Poço-Antenses”, disse.

Gratidão

O vice-prefeito Schmitz se disse muito orgulhoso em poder contar com a presença das cooperativas no município. “Graças a tudo que essas cooperativas fizeram por Poço das Antas, o município existe até hoje”, disse. Especificamente quanto à Languiru, afirmou que “não há palavras que possam expressar nossa gratidão por tudo que fez por Poço das Antas”, lembrando as tratativas para instalação do Frigorífico de Suínos. “A cooperativa foi muito objetiva ao analisar a proposta de Poço das Antas, cujos investimentos realizados beneficiam toda a comunidade. Hoje, a nossa maior caderneta de poupança é o Frigorifico de Suínos da Languiru”, disse.

Bayer e Kreimeier com representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal
Bayer e Kreimeier com representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal

O prefeito Junges também agradeceu o apoio das cooperativas homenageadas. “Somos um município pequeno e, sozinhos, não somos ninguém. A homenagem a esses cidadãos, representantes das cooperativas, é merecida.” Sobre a Languiru, o chefe do Executivo agradeceu pelo seu envolvimento com a comunidade, em especial com a compra da matéria-prima dos agricultores locais.

Junges ainda lembrou os incentivos concedidos à cooperativa para manutenção das atividades do Supermercado Languiru e posterior instalação do Frigorífico de Suínos. Também agradeceu aos edis pelo apoio e aprovação dos projetos encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores. “Hoje estamos em 5º lugar no Estado em crescimento de ICMS e em 1º lugar no Vale do Taquari. Espero podermos dar continuidade a esse trabalho de parceria”, concluiu.

Mês de homenagens

               

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, se disse contente com as homenagens recebidas, em especial ao longo do mês de novembro, quando a cooperativa completou 60 anos. Para ele, todas são uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado ao longo de seis décadas. “Pessoalmente, é uma alegria muito grande receber este título de Cidadão Poço-Antense, honraria que marca minha história de vida. É uma homenagem que compartilho com a família e todos os associados e colaboradores da Languiru. Juntos conseguimos superar momentos de extrema dificuldade e, graças ao espírito cooperativo, que prega a união de esforços, a ajuda mútua e o senso de humanidade, a Languiru pode dar a sua contribuição para o desenvolvimento dos municípios onde está inserida, e nesse contexto destaca-se Poço das Antas”, agradeceu.

Bayer lembrou as negociações que possibilitaram a instalação do Frigorífico de Suínos da Languiru no município. “Houve uma grande mobilização da comunidade, o que foi um grande diferencial naquele momento. Além disso, a oferta feita pelo Município levou em conta a questão econômica e social, numa proposta muito inteligente e inédita de retorno do Valor Adicionado nos próximos 15 anos. A Languiru tem muito a agradecer pelo empenho de todos”, resumiu.

Gerentes e coordenadores setoriais prestigiaram programação, juntamente com líderes de Núcleo, familiares, associados e comunidade
Gerentes e coordenadores setoriais prestigiaram programação, juntamente com líderes de Núcleo, familiares, associados e comunidade

O presidente ainda disse sentir-se em casa em Poço das Antas, destacando a solidariedade das pessoas e acolhida à mão de obra haitiana contratada para atender à demanda do novo frigorífico.

Sobre o futuro, Bayer foi enfático: “Poço das Antas conta com excelentes perspectivas de crescimento. Tenho certeza que os investimentos feitos pela Languiru ainda trarão muitas alegrias ao município, contribuindo para a qualidade de vida da população. A Languiru está preparada para atender essa demanda”.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.