Notícias

Assembleia Legislativa do Estado homenageia Cooperativa Languiru pelos 60 anos

23/11/2015

Os 60 anos da Cooperativa Languiru, completados no último dia 13 de novembro, seguem repercutindo. No Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do dia 19 de novembro, o deputado Maurício Dziedricki (PTB) homenageou a cooperativa teutoniense.

Parlamentares uniram-se à homenagem proposta por Dziedricki (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Parlamentares uniram-se à homenagem proposta por Dziedricki (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O parlamentar citou números e descreveu momentos marcantes da Languiru para mostrar a sua importância à economia do Estado. Destacou que a cooperativa é reconhecida pela qualidade dos seus produtos e que deve servir de exemplo para o Rio Grande do Sul. “A Languiru é uma cooperativa preocupada com a sustentabilidade das pequenas propriedades da agricultura familiar, estimulando a permanência dos jovens no campo, oportunizando bolsas de estudo e cursos de capacitação e gestão. Isso faz valer a máxima da cooperativa: competência e excelência dos seus produtos e serviços. Graças ao trabalho desses homens e mulheres, a Assembleia Legislativa homenageia a cooperativa, que leva a qualidade dos produtos do agronegócio gaúcho para todo mundo. Reconhecer esse trabalho significa reafirmar o compromisso da Assembleia em olhar para os empreendedores que estão mudando a história, a economia e a vida dos gaúchos”, enalteceu.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, igualmente destacou a representatividade da Languiru. “As cooperativas prestam um serviço muito importante nas comunidades em que atuam. Ao observarmos todos os fatores que engrandecem uma região, a grande maioria deles perpassa o trabalho das cooperativas, tanto na agregação de valor à matéria-prima como nas questões sociais, com geração de emprego e renda. Os 60 anos da Languiru exemplificam isso muito bem, fomentando a inserção da tecnologia nas propriedades rurais e a consequente manutenção dos jovens no campo, além da produção de alimentos com sanidade e qualidade”, elogiou.

Bayer (e) e Kreimeier (d) com o deputado Maurício Dziedricki, mentor da homenagem
Bayer (e) e Kreimeier (d) com o deputado Maurício Dziedricki, mentor da homenagem

Sobre o futuro, Brum se mostrou otimista. “A Languiru vem trabalhando muito bem, atuando no mercado nacional e internacional. Isso, sem dúvida, nos permite ter expectativas positivas com relação às suas atividades futuras. Mesmo num momento de crise econômica, a Languiru segue crescendo. Isso é fruto da gestão e da união de esforços, com a compreensão do quadro social”, frisou.

Reconhecimento

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa. “É um momento muito importante para a história da Languiru. Ao longo de 60 anos, temos cumprido nossa missão de atender às necessidades dos pequenos agricultores associados, investindo nas comunidades onde estamos presente. Agradecemos ao deputado Mauricio Dziedricki e aos demais parlamentares pela homenagem, que compartilhamos com todos os nossos associados, colaboradores, clientes e parceiros. Isso nos motiva para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento regional”, disse.

Convidados especiais prestigiaram homenagem à Cooperativa Languiru na Assembleia Legislativa do Estado
Convidados especiais prestigiaram homenagem à Cooperativa Languiru na Assembleia Legislativa do Estado

O vice-presidente Renato Kreimeier igualmente destacou a importância da homenagem. “Não são todas as empresas e cooperativas que podem comemorar 60 anos. Hoje somos cerca de 6,1 mil associados, três mil colaboradores e mais de 40 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente com a Languiru. A homenagem que recebemos da Assembleia Legislativa nos alegra muito e engrandece as comemorações do nosso aniversário”, concluiu.

Apartes e presenças

Durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa, associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados João Fischer (PP), Elton Weber (PSB), Miriam Marroni (PT), Aloísio Classmann (PTB), Gilmar Sossella (PDT) e Vilmar Zanchin (PMDB).

Instituto Gaúcho do Leite (IGL), representado pelo diretor-executivo Oreno Ardêmio Heineck, também homenageou a Languiru com uma placa
Instituto Gaúcho do Leite (IGL), representado pelo diretor-executivo Oreno Ardêmio Heineck, também homenageou a Languiru com uma placa

Ao término dos pronunciamentos, Bayer e Kreimeier receberam placa alusiva à homenagem. Ainda prestigiaram o evento o secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Iberê Orsi; o representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Cássio Trogildo; o secretário de Saúde de Estrela e ex-deputado, Elmar Schneider; o representante da Ocergs, Tiago Machado; o ex-deputado e ex-prefeito de Estrela, Hélio Musskopf; o vice-prefeito de Westfália, Otávio Landmeier; os vereadores de Teutônia, Gilberto Frigo e Mareli Lerner Vogel; representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru; gerentes e colaboradores de unidades da cooperativa; representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), que também homenageou a Languiru com a entrega de uma placa, além de diretores das cooperativas coirmãs teutonienses Sicredi Ouro Branco e Certel.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.