Notícias

Aprendiz Cooperativo prepara jovens para uma nova etapa

16/02/2017

Ter uma qualificação que atenda às necessidades do mercado de trabalho pode ser a porta de entrada para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o apoio de cooperativas, contribui para que isso se torne realidade, por intermédio do Programa Aprendiz Cooperativo. Isso ficou mais uma vez evidente no dia 16 de fevereiro, durante solenidade de formatura realizada no Auditório Central do Colégio Teutônia. A turma que concluiu esta etapa de aprendizagem contou com mais de 70 jovens.

A Cooperativa Languiru teve 66 jovens cotizados em quatro turmas, nos cursos de Processamento de Carnes e Eletrotécnica Básica. Já a Certel foi representada por seis jovens que se formaram em Eletrotécnica Básica.

Cotizados das cooperativas Languiru e Certel concluíram atividades do Programa Aprendiz Cooperativo (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Participaram da solenidade de formatura estudantes, professores, familiares e representantes das cooperativas parceiras do programa em Teutônia. A cerimônia iniciou com apresentação de vídeo das aulas teóricas que ocorreram no Colégio Teutônia, seguida da entrega dos certificados e discursos.

 

Vontade de vencer

 

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, iniciou o seu discurso lembrando que a solenidade é um momento de alegria para os formandos e seus familiares. Ressaltou que é motivo de orgulho para a cooperativa formar mais uma turma do Aprendiz Cooperativo. “Aqui no Colégio Teutônia respiramos o ar da sabedoria, do comprometimento e da qualificação, o que contribui para inovar e fortalecer cada vez mais a imagem desta tradicional instituição de ensino”, ponderou.

Bayer lembrou que o agronegócio vem maximizando a sua importância para a economia brasileira. Para exemplificar, citou a expressiva produção de grãos e de proteína animal. Sobre o cooperativismo, disse que o sistema une as pessoas e destacou a força do modelo regional. “O cooperativismo é o melhor sistema do mundo, tanto que já foi reconhecido pela ONU, em 2012, como propagador da paz e de uma sociedade mais justa”, endossou. Para finalizar, aconselhou aos jovens que mantenham a humildade e sejam comprometidos ao ingressarem no mercado de trabalho. “É preciso ter vontade de vencer. As oportunidades aparecem para quem se prepara.”

 

Sistema fantástico

 

O vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeier, salientou o papel decisivo do cooperativismo na região e lembrou que as organizações do setor investem seus recursos no Vale do Taquari. Também revelou algumas curiosidades sobre o sistema. “Pesquisas apontam que para cada dez associados, há a oferta de um emprego em cooperativas”, destacou. Kreimeier disse que os jovens poderiam se considerar parte de uma “elite”, uma vez que o conhecimento é um dos maiores bens que uma pessoa pode ter. “Tenham a certeza de que o cooperativismo é um sistema fantástico, pois ele valoriza o ser humano”, afirmou.

Estudantes receberam certificados em solenidade de formatura realizada no dia 16 de fevereiro

 

Sangue novo

 

O presidente da Certel, Erineo Hennemann, observou que o programa Aprendiz Cooperativo transforma pessoas em cidadãos e prepara gestores que possam servir à sociedade. Pediu aos jovens que valorizem o certificado do Programa e orientou que tenham coragem para enfrentar os desafios da vida. “Ficamos felizes quando vemos que tantos jovens se interessam pelo cooperativismo. Precisamos de sangue novo”, ponderou. Hennemann agradeceu ao sistema OCERGS/SESCOOP-RS e lembrou que a Certel é a maior cooperativa de distribuição de energia elétrica do país.

 

Cursos técnicos

 

A coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, Francine Caumo, apresentou os cursos profissionalizantes oferecidos pelo educandário, como Administração, Agropecuária, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática e Serviços Jurídicos. Também lembrou que o CT mantém parcerias com as cooperativas Languiru e Certel na concessão de bolsas de estudos. “É um momento importante na vida de vocês, uma vez que foi dado mais um passo rumo ao início da trajetória profissional”, sintetizou.

 

Envolvimento do colégio

 

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, cumprimentou os estudantes e familiares pela conquista. Reconheceu a importância das cooperativas para o sucesso do Programa e lembrou que o CT completa 65 anos em 2017. Observou que os formandos agregam um diferencial aos seus currículos. “Vocês já se deram conta de quantas pessoas estão envolvidas na formação de vocês?”, indagou. Da mesma forma, para frisar a importância da busca incessante por conhecimento, lembrou uma frase de Martinho Lutero. “Felizes as cidades que têm pessoas instruídas”.

As atividades do Programa Aprendiz Cooperativo desenvolvidas no Colégio Teutônia contam com a coordenação da gestora dos programas de aprendizagem do educandário, Maitê Schumann.

 

Curiosidade

 

Na Languiru, os formandos do Aprendiz Cooperativo passaram pela etapa prática no Incubatório, Frigorífico de Suínos, Frigorífico de Aves, Departamento Técnico, Sede, Área Comercial, Supermercados Languiru e lojas Agrocenter Languiru.

 

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.