Notícias

Aprendiz Cooperativo – Jovens estudantes recebem certificados

20/02/2018

“Aos professores, que nos guiaram com sabedoria e paciência, nosso agradecimento. Aprendemos muito, principalmente a lidar e a compreender o próximo, levando em conta suas dificuldades e particularidades. As lições aprendidas serão levadas conosco por toda vida”, destacou o jovem Pedro Marcucio Schaeffer na solenidade de formatura do Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), em parceria com o Colégio Teutônia e a Cooperativa Languiru. Ele falou em nome dos demais colegas e ainda agradeceu o apoio dos colaboradores do CT e da Languiru.

Rückert (e), Dionéia, Clarissa e Maitê conduziram entrega de certificados (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A formatura ocorreu no dia 08 de fevereiro em solenidade realizada no Mini Auditório do Colégio Teutônia. Receberam seus certificados aprendizes Regulares do curso de Processamento de Carnes e da turma de Pessoas com Deficiência (PcDs), todos cotizados pela Cooperativa Languiru.

O processo de aprendizagem iniciou em 2016 e contou com período teórico desenvolvido no educandário e prático em diferentes setores e unidades da cooperativa, num método diferenciado de qualificação e aproximação com o mercado de trabalho.

Em vídeo com resumo das atividades de aprendizagem e depoimentos dos estudantes, todos destacaram a importância do programa e, especialmente, o diferencial de preparação para o primeiro emprego, a oportunidade de aprendizado teórico e prático durante o período do curso, o relacionamento com colegas de curso, professores e colegas na cooperativa, vivências que classificaram como importantes para a vida pessoal e profissional.

 

Trabalho conjunto

 

A coordenadora de Recursos Humanos da Cooperativa Languiru, Dionéia Hergemöller, enalteceu a dedicação dos aprendizes e o valor das parcerias. “A Languiru já contabiliza mais de 750 aprendizes formados e esta é a terceira turma de concluintes PcDs com inclusão no mercado de trabalho. Os jovens são acolhidos e aprendem atividades que conseguem desenvolver a sua capacidade física e intelectual”, frisou, lembrando que a quarta turma do Aprendiz Cooperativo PcDs iniciou em fevereiro de 2018. “O programa é fruto da união de esforços do aprendiz que se dedica, da cooperativa que cotiza e recebe os aprendizes nas unidades, e do educandário que auxilia na formação desses jovens. Juntos, construímos um futuro diferente, em que todos buscam por melhores resultados”, acrescentou Dionéia.

Familiares, em grande número, prestigiaram solenidade de formatura

 

Princípios

 

Representando a equipe de aprendizagem do Sescoop/RS, Clarissa Friedrich parabenizou os formandos pela conquista. “Todos encararam e venceram suas dificuldades. Levem para a vida princípios como a responsabilidade, a solidariedade, o interesse pelo próximo e pela comunidade, numa busca incessante pelo conhecimento. Sigam sonhando e buscando a realização desses sonhos”, sugeriu.

 

Diferenciados

 

A gestora do programa de aprendizagem no Colégio Teutônia, Maitê Schuhmann, enalteceu a dedicação dos estudantes. “Vocês são diferenciados, únicos e especiais com as suas diferenças, mas nem por isso individualistas. Vimos muita cooperação nas turmas de aprendizagem. Esperamos ter deixado um pouco de nós em cada um de vocês, pois vocês deixaram um pouco de cada um para a vida dos professores”, disse, agradecendo pela convivência.

Aprendizes das turmas Regular e PcDs com professores e representantes dos parceiros do programa Aprendiz Cooperativo

 

Família

 

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, igualmente falou do valor das parcerias e do envolvimento das famílias. “A dedicação dos jovens estudantes precisa ser valorizada e incentivada pelas famílias. A presença dos familiares na solenidade de formatura mostra que os pais estão ao lado de seus filhos neste importante momento de crescimento pessoal e qualificação para a vida profissional”, parabenizou, enfatizando ainda o trabalho conjunto entre Sescoop, Languiru e Colégio Teutônia. “Precisamos sonhar mais e inspirar os jovens a seguir sonhando cada vez mais. O Aprendiz Cooperativo é um programa de excelência e de qualidade, que merece os aplausos. Passamos a vida inteira aplaudindo coisas que sequer valem a pena, mas a educação, a formação, merecem efusiva comemoração e aplausos de pé. O que faz diferença nesta vida e sustenta sonhos é a educação”, concluiu.

Por fim, a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, Francine Caumo, falou de oportunidades. “A educação pode ser o primeiro passo da vida profissional desses jovens, para o que é fundamental o apoio da família. A educação tem relação direta com a inserção no mercado de trabalho, com oportunidades de emprego”, disse, desejando que aproveitem as oportunidades.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.