Notícias

Agrocenter – Clientes podem solicitar monitoramento virtual de lavouras

01/10/2020

O ciclo de uma cultura não envolve apenas preparar a terra, introduzir sementes e irrigar as plantas. É preciso acompanhar o desenvolvimento da área com o intuito de amenizar perdas e obter maior produtividade. Avanços tecnológicos vêm permitindo um controle maior sobre tudo que acontece com as lavouras. Mesmo à distância, usando meios virtuais, já é possível ter acesso a informações confiáveis. Nesse sentido, serviço diferenciado é oferecido pelas lojas Agrocenter Languiru.

 

Imagens por drone

 

O monitoramento virtual de lavouras é disponibilizado a todos os clientes da rede de lojas agropecuárias da Cooperativa Languiru. Para ter acesso, o cliente deve solicitar o acompanhamento da sua lavoura, junto a uma unidade Agrocenter. O monitoramento é conduzido por engenheiros agrônomos e pode ser realizado no cultivo de forrageiras, grãos, frutas e hortaliças.

Hepp mostra exemplar da lavoura de trigo silageiro que recebeu correções em partes do solo (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O serviço gera um volume de informações que servem de embasamento para o produtor rural tomar decisões mais assertivas na condução da lavoura. Imagens aéreas feitas por drone podem revelar a falta de nutrientes, bem como indícios de pragas. As informações possibilitam controlar uma série de fatores, como a uniformidade da lavoura, evitando impacto ambiental e obtendo maior rentabilidade na colheita.

 

Manejo da fertilidade e da fitossanidade

 

Conforme o engenheiro agrônomo Uiliam Porsche, o serviço tem se destacado por revelar os pontos fracos das áreas, possibilitando um manejo localizado. “É preciso elevar os índices produtivos nos espaços onde a cultura não está expressando o seu potencial máximo. O manejo da fertilidade e da fitossanidade possibilita essa expressão”, explica.

 

Solo bem nutrido, cultura com menos doenças

 

O serviço de monitoramento virtual de lavouras é essencial para a otimização da produtividade. É o que defende o associado André Hepp, que tem propriedade localizada em Fazenda São José, município de Paverama.

O produtor de leite revela que costumava trocar ideias sobre agricultura de precisão com integrantes do Setor de Leite e do Agrocenter Languiru. O tema ganhou outra proporção a partir de aplicativo apresentado pelo engenheiro agrônomo da loja agropecuária. Hepp foi contatado e resolveu testar o serviço em uma área que estava sendo preparada para cultivar trigo silageiro. O procedimento ocorreu entre os meses de janeiro e maio. “Havia uma lavoura de milho naquele terreno. Buscamos imagens anteriores de satélite, que identificaram a defasagem de nutrientes. Tivemos que fazer correções em algumas partes do solo”, recorda.

Ele observa que o aplicativo usa manchas para identificar áreas onde existe a falta ou excesso de nutrientes. Inclusive, tem ele instalado no seu aparelho celular. A intenção é continuar usando a tecnologia em áreas destinadas ao cultivo de pastagens e pré-secado. “A tendência é trabalhar com menos defensivos e ser mais assertivo, visando produzir alimentos em maior quantidade e qualidade. Um solo bem nutrido gera uma cultura com menos doenças”, ensina o produtor.

É possível identificar a defasagem de nutrientes por meio de imagens de satélite

 

Onde requisitar

 

O monitoramento pode ser solicitado pelos clientes nas lojas Agrocenter Languiru. Mais informações pelo WhatsApp (51) 99638-2328 ou pelo fone (51) 3762-5645.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.