Notícias

Agrocenter – Clientes podem solicitar monitoramento virtual de lavouras

01/10/2020

O ciclo de uma cultura não envolve apenas preparar a terra, introduzir sementes e irrigar as plantas. É preciso acompanhar o desenvolvimento da área com o intuito de amenizar perdas e obter maior produtividade. Avanços tecnológicos vêm permitindo um controle maior sobre tudo que acontece com as lavouras. Mesmo à distância, usando meios virtuais, já é possível ter acesso a informações confiáveis. Nesse sentido, serviço diferenciado é oferecido pelas lojas Agrocenter Languiru.

 

Imagens por drone

 

O monitoramento virtual de lavouras é disponibilizado a todos os clientes da rede de lojas agropecuárias da Cooperativa Languiru. Para ter acesso, o cliente deve solicitar o acompanhamento da sua lavoura, junto a uma unidade Agrocenter. O monitoramento é conduzido por engenheiros agrônomos e pode ser realizado no cultivo de forrageiras, grãos, frutas e hortaliças.

Hepp mostra exemplar da lavoura de trigo silageiro que recebeu correções em partes do solo (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O serviço gera um volume de informações que servem de embasamento para o produtor rural tomar decisões mais assertivas na condução da lavoura. Imagens aéreas feitas por drone podem revelar a falta de nutrientes, bem como indícios de pragas. As informações possibilitam controlar uma série de fatores, como a uniformidade da lavoura, evitando impacto ambiental e obtendo maior rentabilidade na colheita.

 

Manejo da fertilidade e da fitossanidade

 

Conforme o engenheiro agrônomo Uiliam Porsche, o serviço tem se destacado por revelar os pontos fracos das áreas, possibilitando um manejo localizado. “É preciso elevar os índices produtivos nos espaços onde a cultura não está expressando o seu potencial máximo. O manejo da fertilidade e da fitossanidade possibilita essa expressão”, explica.

 

Solo bem nutrido, cultura com menos doenças

 

O serviço de monitoramento virtual de lavouras é essencial para a otimização da produtividade. É o que defende o associado André Hepp, que tem propriedade localizada em Fazenda São José, município de Paverama.

O produtor de leite revela que costumava trocar ideias sobre agricultura de precisão com integrantes do Setor de Leite e do Agrocenter Languiru. O tema ganhou outra proporção a partir de aplicativo apresentado pelo engenheiro agrônomo da loja agropecuária. Hepp foi contatado e resolveu testar o serviço em uma área que estava sendo preparada para cultivar trigo silageiro. O procedimento ocorreu entre os meses de janeiro e maio. “Havia uma lavoura de milho naquele terreno. Buscamos imagens anteriores de satélite, que identificaram a defasagem de nutrientes. Tivemos que fazer correções em algumas partes do solo”, recorda.

Ele observa que o aplicativo usa manchas para identificar áreas onde existe a falta ou excesso de nutrientes. Inclusive, tem ele instalado no seu aparelho celular. A intenção é continuar usando a tecnologia em áreas destinadas ao cultivo de pastagens e pré-secado. “A tendência é trabalhar com menos defensivos e ser mais assertivo, visando produzir alimentos em maior quantidade e qualidade. Um solo bem nutrido gera uma cultura com menos doenças”, ensina o produtor.

É possível identificar a defasagem de nutrientes por meio de imagens de satélite

 

Onde requisitar

 

O monitoramento pode ser solicitado pelos clientes nas lojas Agrocenter Languiru. Mais informações pelo WhatsApp (51) 99638-2328 ou pelo fone (51) 3762-5645.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.