Notícias

Agricultura Familiar – Estímulo da Languiru à sucessão rural é apresentado durante palestra em Boa Vista do Sul

19/10/2017

No dia 04 de outubro ocorreu o 1º Seminário Municipal da Agricultura Familiar de Boa Vista do Sul, promoção da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar. Realizado no Centro de Eventos, o foco do seminário foi a sucessão rural, com palestras e depoimentos de produtores rurais, de representantes de instituições de ensino e da Cooperativa Languiru. Na oportunidade também ocorreu o lançamento oficial do Programa Municipal de Incentivo à Sucessão Rural.

Seminário, com exposição de máquinas e ciclo de palestras, ocorreu no Centro de Eventos de Boa Vista do Sul (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

 

Cooperativismo e o processo de sucessão rural

 

Filhos de associados da Languiru, Leonardo e Leocádio Gräf, de Arroio do Meio, apresentaram o processo de sucessão na propriedade da família, enaltecendo a importância da diversidade produtiva, as características e infraestrutura da propriedade, o diálogo e o envolvimento dos integrantes da família nos negócios e as experiências adquiridas com viagens de intercâmbio à Alemanha. “É fundamental a participação de todos na tomada de decisões, especialmente quanto aos investimentos e rendimentos. Nossos pais sempre nos apoiaram muito, nos incentivaram a permanecer na propriedade”, destacaram os irmãos, que lamentaram a falta de políticas públicas de incentivo aos produtores rurais no país, as dificuldades ocasionadas com a construção de loteamentos e ampliação de áreas residenciais na zona rural e a instabilidade de preços pagos pela matéria-prima produzida.

Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Boa Vista do Sul, Amarildo Conci (e), os irmãos Leocádio e Leonardo Gräf e o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, falou dos incentivos concedidos pela cooperativa à qualificação da mão de obra, com a oferta de bolsas de estudos para cursos de nível técnico e superior, destinadas a associados e filhos de associados, bem como incentivos à educação do quadro funcional. Ainda destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Departamento Técnico e outros benefícios concedidos aos associados, ações que contribuem e incentivam os jovens a permanecerem no campo, dando continuidade às atividades características da agricultura familiar. “Uma coisa é evidente: os jovens só irão permanecer no campo se tiverem renda, e isso passa pela gestão compartilhada da propriedade entre pais e filhos, com diálogo, transparência e ajuda mútua”, frisou.

Kreimeier falou sobre a importância do cooperativismo na sucessão rural

Kreimeier também apresentou gráfico que detalhou a redução da idade média do quadro social da Languiru, que nos últimos anos passou de 57 para 48 anos. “Todos precisamos evoluir e a Languiru estimula a eficiência produtiva de seus associados, como também bonifica a qualidade da matéria-prima. O cooperativismo fortalece as comunidades, gerando emprego e renda. O agronegócio é essencial, embora o Brasil não dê o devido valor às famílias do campo”, citou.

Para o vice-presidente, é fundamental que os produtores rurais se qualifiquem. “A educação é muito importante e, hoje, o acesso é cada vez mais facilitado. O conhecimento é o maior patrimônio que podemos ter”, disse, concluindo que o país, apesar da crise econômico e política, possui muitas coisas boas para mostrar. “Contamos com um grande potencial na produção de alimentos, cuja continuidade depende do bom relacionamento entre pais e filhos na lida diária na propriedade rural.”

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.