Notícias

Agricultura Familiar – Estímulo da Languiru à sucessão rural é apresentado durante palestra em Boa Vista do Sul

19/10/2017

No dia 04 de outubro ocorreu o 1º Seminário Municipal da Agricultura Familiar de Boa Vista do Sul, promoção da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar. Realizado no Centro de Eventos, o foco do seminário foi a sucessão rural, com palestras e depoimentos de produtores rurais, de representantes de instituições de ensino e da Cooperativa Languiru. Na oportunidade também ocorreu o lançamento oficial do Programa Municipal de Incentivo à Sucessão Rural.

Seminário, com exposição de máquinas e ciclo de palestras, ocorreu no Centro de Eventos de Boa Vista do Sul (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

 

Cooperativismo e o processo de sucessão rural

 

Filhos de associados da Languiru, Leonardo e Leocádio Gräf, de Arroio do Meio, apresentaram o processo de sucessão na propriedade da família, enaltecendo a importância da diversidade produtiva, as características e infraestrutura da propriedade, o diálogo e o envolvimento dos integrantes da família nos negócios e as experiências adquiridas com viagens de intercâmbio à Alemanha. “É fundamental a participação de todos na tomada de decisões, especialmente quanto aos investimentos e rendimentos. Nossos pais sempre nos apoiaram muito, nos incentivaram a permanecer na propriedade”, destacaram os irmãos, que lamentaram a falta de políticas públicas de incentivo aos produtores rurais no país, as dificuldades ocasionadas com a construção de loteamentos e ampliação de áreas residenciais na zona rural e a instabilidade de preços pagos pela matéria-prima produzida.

Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Boa Vista do Sul, Amarildo Conci (e), os irmãos Leocádio e Leonardo Gräf e o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, falou dos incentivos concedidos pela cooperativa à qualificação da mão de obra, com a oferta de bolsas de estudos para cursos de nível técnico e superior, destinadas a associados e filhos de associados, bem como incentivos à educação do quadro funcional. Ainda destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Departamento Técnico e outros benefícios concedidos aos associados, ações que contribuem e incentivam os jovens a permanecerem no campo, dando continuidade às atividades características da agricultura familiar. “Uma coisa é evidente: os jovens só irão permanecer no campo se tiverem renda, e isso passa pela gestão compartilhada da propriedade entre pais e filhos, com diálogo, transparência e ajuda mútua”, frisou.

Kreimeier falou sobre a importância do cooperativismo na sucessão rural

Kreimeier também apresentou gráfico que detalhou a redução da idade média do quadro social da Languiru, que nos últimos anos passou de 57 para 48 anos. “Todos precisamos evoluir e a Languiru estimula a eficiência produtiva de seus associados, como também bonifica a qualidade da matéria-prima. O cooperativismo fortalece as comunidades, gerando emprego e renda. O agronegócio é essencial, embora o Brasil não dê o devido valor às famílias do campo”, citou.

Para o vice-presidente, é fundamental que os produtores rurais se qualifiquem. “A educação é muito importante e, hoje, o acesso é cada vez mais facilitado. O conhecimento é o maior patrimônio que podemos ter”, disse, concluindo que o país, apesar da crise econômico e política, possui muitas coisas boas para mostrar. “Contamos com um grande potencial na produção de alimentos, cuja continuidade depende do bom relacionamento entre pais e filhos na lida diária na propriedade rural.”

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.