Notícias

Agilidade, rendimento e qualidade que conquistam prestadores de serviços

25/02/2019

Num cenário formado por rodas, engrenagens, painéis de comando e, principalmente, tecnologia, o maquinário agrícola tem grande importância para a qualidade da nutrição animal. Não basta cultivar a pastagem mais nutritiva ou a variedade de milho mais completa, o gado leiteiro requer alimentos com tamanho e formato palatáveis, cujos componentes da dieta, seja silagem ou feno, estejam em condições digeríveis. Para auxiliar o produtor rural, disponibilizando máquinas e implementos de marcas conceituadas, há o trabalho do Agrocenter Languiru.

Languiru é distribuidora autorizada da multinacional alemã Claas no Brasil (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

A maior loja agropecuária da cooperativa, localizada no Bairro Languiru, em Teutônia, tornou-se uma referência desse segmento no Vale do Taquari. Além disso, vem expandindo o seu raio de atuação para outras regiões do Estado. Uma das parcerias, que tem aumentado a qualidade dos serviços de ensilagem e produção de feno no campo, foi firmada em 2014. Na oportunidade, a Cooperativa Languiru fechou acordo de representação com a Claas, multinacional com sede na Alemanha. A cooperativa passou a comercializar maquinário agrícola da fabricante alemã, tornando-se distribuidora autorizada no Brasil. Até o momento, a parceria já rendeu mais de R$ 15 milhões em negócios para a Languiru. Ensiladeiras, enfardadeiras e ancinhos têm levado robustez, praticidade na condução e rendimento aos seus proprietários.

 

Ensiladeira confortável e ágil

 

Fazer um serviço bem feito é a prioridade dos prestadores de serviço Claudir Maldaner (54) e Tiago Maldaner (27). Pai e filho realizam o corte de milho para silagem nas lavouras de Selbach e demais municípios localizados na Região Noroeste do Estado. Este histórico de prestação de serviços iniciou há mais de uma década, quando o patriarca decidiu ganhar dinheiro com fretes, já que tinha um caminhão Mercedes 1113. Para complementar a renda da família, cultivavam soja e trigo em uma propriedade de 20 hectares, herança do pai de Claudir. Com o tempo, surgiu um empecilho: “meu pai teve que parar de fazer fretes porque o serviço estava indo cada vez mais longe. Por exemplo, tinha lavouras para carregar até em Bagé”, lembra Tiago.

Claudir (d) e Tiago Maldaner trabalham em equipe, numa perfeita sintonia entre pai e filho (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Foi então que surgiu uma ideia: para não parar com a prestação de serviços, Claudir e outro freteiro decidiram se unir e comprar uma ensiladeira adaptada em Selbach. Não demorou muito para os sócios comprarem uma segunda ensiladeira. “Tinha tanto serviço que chegaram a ir até para o Paraná”, recorda Tiago.

Em função do número de solicitações, os sócios acabaram comprando uma terceira ensiladeira adaptada em Selbach. Essa máquina trabalhou num raio de 50km em municípios como Ibirubá, Colorado e Tapera. Em 2011, a sociedade foi desfeita, pois os prestados de serviços concluíram que podiam ganhar mais dinheiro trabalhando de forma autônoma. Cada sócio ficou com uma ensiladeira e venderam a terceira.

Este fato abriu caminho para uma nova dupla de prestadores de serviços se formar em 2012. “Eu trabalhava em uma auto-elétrica e decidi largar o emprego para ajudar o meu pai. Já tínhamos uma máquina e só tivemos que comprar um caminhão para levar cargas”, relembra Tiago.

 

Claas e a família Maldaner

 

A Claas acabou entrando na rotina da nova dupla de prestadores de serviços em 2015. Com o auxílio de um intermediário, conseguiram comprar uma ensiladeira Jaguar 840 direto da Alemanha. “Já procurávamos uma outra máquina, pois percebemos que estávamos ficando defasados”, justifica Tiago. Por três anos, a agilidade e volumes ensilados pela máquina deixaram uma boa impressão nas lavouras da região. “Com a Claas, cheguei a fazer 28 hectares num dia, sendo que com as ensiladeiras anteriores fazíamos uma média de 10 hectares”, compara Tiago.

Em 2016 começaram os primeiros contatos com a Languiru, por meio de visita ao estande da cooperativa na Expointer, em Esteio. “Começamos a comprar faca, contra-faca e pedra de afiar do Agrocenter Languiru”, destaca. Em março de 2018, uma nova máquina chamou a atenção de Claudir e Tiago na Expodireto, em Não-Me-Toque. A Languiru participou da feira expondo diferentes máquinas e implementos, entre eles a ensiladeira Jaguar 860 Claas. “Me apaixonei pela máquina”, confessa Tiago. Os Maldaner acabaram comprando a ensiladeira com tecnologia alemã na Expointer de 2018. “A gente nem sonhava em comprar uma nova máquina”, revela Tiago.

A Jaguar 860 foi entregue em dezembro de 2018. No mesmo mês, a ensiladeira já realizou o seu primeiro serviço em uma lavoura de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A entrega técnica e performance da máquina foram acompanhados por representantes do Agrocenter Languiru e da Claas. “Em dezembro do ano passado, chegamos a encher 135 caminhões com silagem, o que corresponde a 35 hectares. A Jaguar oferece conforto, agilidade e rendimento”, ressalta Tiago.

Pai e filho também estão contentes com o atendimento prestado pelo Agrocenter Languiru. Tiago salienta a flexibilidade de negociação e o pós-venda como diferenciais que a loja da cooperativa disponibiliza aos clientes. “A Class é a melhor ensiladeira do mercado, tanto que essas máquinas predominam nas lavouras da Europa”, acrescenta.

 

Enfardadeira prática e resistente

 

Rodrigo Meinerz (18) é um jovem produtor rural que pode prestar depoimento fidedigno sobre implementos da Claas. Afinal, desde os 14 anos, nomes como ensiladeira e enfardadeira fazem parte do seu dia a dia. Rodrigo vive com os avós, tios, pais e primos em uma propriedade rural localizada em Linha Lenz, município de Estrela. O carro-chefe é a produção de três mil litros de leite por dia, no entanto, a prestação de serviços também contribui de forma significativa na renda da família. Nesse contexto, podemos destacar um implemento comercializado pelo Agrocenter Languiru.

Rodrigo Meinerz destaca o sistema de regulagem e a facilidade de manejo da enfardadeira Claas

No segundo semestre de 2018, a loja agropecuária da cooperativa levou um novo modelo de enfardadeira à propriedade da família, com o propósito de realizar demonstração. “Meu pai, meu tio e meu avô acompanharam a demonstração e ficaram impressionados com a performance do implemento”, relembra Rodrigo. Com recursos próprios e colocando um modelo anterior da Claas no negócio, os Meinerz acabaram comprando a enfardadeira Claas Rollant 454 RC. “Já tínhamos comprado a primeira enfardadeira na cooperativa, uma Claas Rollant 340 RC com 14 facas. O modelo atual tem 25 facas, o que contribui para uma melhor picagem do pasto”, explica Rodrigo.

 

Qualidade e produtividade

 

O jovem produtor enaltece que os serviços da nova enfardadeira costumam ser requisitados em municípios como Estrela, Paverama e Teutônia. Da mesma forma, o implemento também já mostrou toda a sua eficiência no Vale do Rio Pardo. “Em outubro do ano passado, fizemos 670 bolas de feno numa área de 40 hectares em Passo do Sobrado”, ressalta.

Rodrigo observa que os produtores de leite estão gostando do resultado entregue pela enfardadeira, uma vez que a fibra acaba ficando mais picada. “As vacas acabam comendo mais e produzindo mais leite”, sintetiza. Acrescenta que consegue juntar maior volume de pasto dentro de uma bola de feno. “A enfardadeira é mais prática porque você pode regular tanto a quantidade de rede que vai numa bola como o número de facas”, esclarece. Até o momento, observa que a manutenção exigiu somente cuidados convencionais, como troca do óleo e reposição de graxa. “É um equipamento muito resistente”, afirma.

Ele elogia o pós-venda do Agrocenter Languiru. Destaca a parceria dos vendedores e mecânicos quando surgem ocorrências. “Podemos tirar dúvidas por telefone ou efetuar chamados para que venham atender na propriedade”, salienta. A Claas também está presente na propriedade com um ancinho que executa as funções de enleirador e espalhador, além de uma ensiladeira Jaguar 850. Os equipamentos também foram adquiridos junto à Languiru. “A produção de leite na região só tem a ganhar porque são máquinas e implementos que garantem um bom serviço”, reitera.

 

Formato da representação

 

O Agrocenter Languiru – Ferragens, Ferramentas e Máquinas do Bairro Languiru, foi a unidade que recebeu a incumbência de se tornar uma “central” da Claas na cooperativa. Vendedores devidamente qualificados começaram a prospectar negócios tanto com produtores de silagem como de feno e de grãos. Com o tempo, a fama das máquinas europeias foi se espalhando no campo, especialmente em função da qualidade dos serviços.

Importante destacar que as máquinas e implementos agrícolas são entregues diretamente na propriedade rural. Além disso, a cooperativa encaminha todo o trâmite alfandegário da Alemanha para o Brasil.

Outro fator que tem agradado aos clientes é a prestação de um qualificado serviço de pós-venda, feito por mecânicos especializados e constantemente em capacitação. O serviço de pós-venda atende de segundas a sextas-feiras, com atendimentos emergenciais aos fins de semana. Além disso, a manutenção das máquinas e implementos é facilitada em virtude do grande número de peças da Claas que os clientes encontram no Agrocenter Languiru do Bairro Languiru. 

 

Fale com os vendedores externos das lojas Agrocenter Languiru ou ligue para o fone (51) 3762-5646. Mais informações sobre produtos e serviços podem ser encontradas no site www.claas.com.br.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.