Notícias

A conclusão de uma jornada que ficará na história da Languiru e dos associados

19/12/2018

O final de 2018 foi marcado pelo encerramento de uma caminhada que buscou incessantemente o conhecimento e estimulou a integração, de uma forma nunca antes vista na história da Cooperativa Languiru. O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas realizou as suas últimas quatro aulas e entregou um novo conceito de liderança ao quadro social da Languiru.

Hergemühle promoveu reflexão quanto aos motivos que levaram os associados a buscar a capacitação e conhecimentos agregados (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

Retrospectiva de temas

 

Como de costume, as aulas ocorreram no ginásio da Associação dos Funcionários da Languiru. Nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, o professor Adelar Hergemühle conduziu encontro onde abordou o tema “Governança Cooperativa: consolidação de aprendizagens”, relembrando assuntos que foram trabalhados em sala de aula, como marketing, gestão e cooperativismo.

Ele conduziu reflexões sobre os motivos que levaram os participantes a buscar a capacitação, quais conhecimentos foram agregados, além das transformações que o curso gerou na vida de cada um. Hergemühle organizou dinâmicas, onde separou os estudantes em grupos, incentivando-os a buscar soluções que valorizam o coletivo. O professor ainda explanou sobre o papel dos alunos, tanto na cooperativa como nas comunidades, agora como referências em qualificação.

 

Estilos de governança e perspectivas de mercado

 

Nos dias 07 e 08 de dezembro, quem orientou o último módulo foi o professor Rodrigo Casagrande, que tratou sobre o tema “Governança Cooperativa”. Na ocasião foram destacados conhecimentos específicos sobre governança corporativa e governança cooperativa, sobremaneira que os participantes puderam compreender as diferenças entre as duas formas de gestão. Casagrande explicou a concepção sobre órgãos de administração, gestão executiva, órgãos de fiscalização, organismos de assessoramento e auditoria. “Na cooperativa existe uma mescla do dono da cooperativa com a gestão, fato que não há possibilidade de ocorrer na governança corporativa”, elucidou.

Casagrande tratou sobre tendências de mercado, reiterando a vocação da cooperativa na geração de proteína animal

O professor trouxe informações sobre tendências de mercado, tanto no país como no exterior, momento em que reiterou a vocação da cooperativa na geração de proteína animal. Previu que o futuro das exportações será direcionado ao mercado asiático, com destaque para centros consumidores como China e Índia. “Estamos tendo que pensar em outros públicos que estão chegando. As mudanças geopolíticas podem influenciar nos nossos negócios”, salientou. “As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamento, histórias e encanto”, acrescentou. Casagrande também conduziu dinâmicas onde separou os estudantes em grupos e entregou artigos científicos para fomentar os debates.

 

Qualificação torna a cooperativa diferenciada

 

Esse último módulo contou com a presença do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que revelou a intenção da cooperativa em organizar solenidade de formatura da turma, a princípio ainda em janeiro de 2019. Bayer elogiou a força de vontade das lideranças na busca por capacitação. “Estamos buscando ser uma cooperativa diferenciada e reconhecida pela qualificação do seu quadro social”, afirmou.

Formação contou com a participação de líderes de Núcleo, membros dos conselhos setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas transcorreu entre os meses de abril e dezembro de 2018. Teve por objetivo proporcionar maior conhecimento sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de gerar maior transparência e fortalecimento dos princípios cooperativistas. Os módulos trataram sobre cooperativismo, autogestão, direito cooperativo, gestão econômica e financeira, análise de investimentos, gestão de projetos, estratégias de mercado e governança cooperativa.

O curso foi desenvolvido pela Cooperativa Languiru em parceria com a Escola Superior do Cooperativismo (ESCOOP), de Porto Alegre, e com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), de Curitiba, no Paraná. Gratuita, a formação contou com a participação de líderes de Núcleo, membros dos conselhos setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.