Notícias

A conclusão de uma jornada que ficará na história da Languiru e dos associados

19/12/2018

O final de 2018 foi marcado pelo encerramento de uma caminhada que buscou incessantemente o conhecimento e estimulou a integração, de uma forma nunca antes vista na história da Cooperativa Languiru. O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas realizou as suas últimas quatro aulas e entregou um novo conceito de liderança ao quadro social da Languiru.

Hergemühle promoveu reflexão quanto aos motivos que levaram os associados a buscar a capacitação e conhecimentos agregados (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

Retrospectiva de temas

 

Como de costume, as aulas ocorreram no ginásio da Associação dos Funcionários da Languiru. Nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, o professor Adelar Hergemühle conduziu encontro onde abordou o tema “Governança Cooperativa: consolidação de aprendizagens”, relembrando assuntos que foram trabalhados em sala de aula, como marketing, gestão e cooperativismo.

Ele conduziu reflexões sobre os motivos que levaram os participantes a buscar a capacitação, quais conhecimentos foram agregados, além das transformações que o curso gerou na vida de cada um. Hergemühle organizou dinâmicas, onde separou os estudantes em grupos, incentivando-os a buscar soluções que valorizam o coletivo. O professor ainda explanou sobre o papel dos alunos, tanto na cooperativa como nas comunidades, agora como referências em qualificação.

 

Estilos de governança e perspectivas de mercado

 

Nos dias 07 e 08 de dezembro, quem orientou o último módulo foi o professor Rodrigo Casagrande, que tratou sobre o tema “Governança Cooperativa”. Na ocasião foram destacados conhecimentos específicos sobre governança corporativa e governança cooperativa, sobremaneira que os participantes puderam compreender as diferenças entre as duas formas de gestão. Casagrande explicou a concepção sobre órgãos de administração, gestão executiva, órgãos de fiscalização, organismos de assessoramento e auditoria. “Na cooperativa existe uma mescla do dono da cooperativa com a gestão, fato que não há possibilidade de ocorrer na governança corporativa”, elucidou.

Casagrande tratou sobre tendências de mercado, reiterando a vocação da cooperativa na geração de proteína animal

O professor trouxe informações sobre tendências de mercado, tanto no país como no exterior, momento em que reiterou a vocação da cooperativa na geração de proteína animal. Previu que o futuro das exportações será direcionado ao mercado asiático, com destaque para centros consumidores como China e Índia. “Estamos tendo que pensar em outros públicos que estão chegando. As mudanças geopolíticas podem influenciar nos nossos negócios”, salientou. “As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamento, histórias e encanto”, acrescentou. Casagrande também conduziu dinâmicas onde separou os estudantes em grupos e entregou artigos científicos para fomentar os debates.

 

Qualificação torna a cooperativa diferenciada

 

Esse último módulo contou com a presença do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que revelou a intenção da cooperativa em organizar solenidade de formatura da turma, a princípio ainda em janeiro de 2019. Bayer elogiou a força de vontade das lideranças na busca por capacitação. “Estamos buscando ser uma cooperativa diferenciada e reconhecida pela qualificação do seu quadro social”, afirmou.

Formação contou com a participação de líderes de Núcleo, membros dos conselhos setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas transcorreu entre os meses de abril e dezembro de 2018. Teve por objetivo proporcionar maior conhecimento sobre as atribuições e responsabilidades de Conselhos e seus membros, a fim de gerar maior transparência e fortalecimento dos princípios cooperativistas. Os módulos trataram sobre cooperativismo, autogestão, direito cooperativo, gestão econômica e financeira, análise de investimentos, gestão de projetos, estratégias de mercado e governança cooperativa.

O curso foi desenvolvido pela Cooperativa Languiru em parceria com a Escola Superior do Cooperativismo (ESCOOP), de Porto Alegre, e com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), de Curitiba, no Paraná. Gratuita, a formação contou com a participação de líderes de Núcleo, membros dos conselhos setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.