Notícias

9º Fórum Tecnológico do Leite – Languiru, Colégio Teutônia e parceiros planejam programação ampliada

13/05/2015

A comissão organizadora do 9º Fórum Tecnológico do Leite tem se reunido regularmente para o planejamento e definição da programação do evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro. Organizado pelo Colégio Teutônia, Cooperativa Languiru e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do educandário e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agrocomercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos agrícolas.

Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Além da organização do evento, a comissão já iniciou a divulgação do programa. Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, ainda haverá a “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru, um bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular, além do já tradicional Concurso de Leite em Metro.

“Estamos trabalhando para enriquecer a programação, atendendo a expectativa do público-alvo, que envolve produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais da cadeia do leite. Também ampliamos a estrutura para o evento, que nesta edição conta com atividades em três locais distintos, porém próximos”, destaca o coordenador geral, professor Márcio Mügge, citando a infraestrutura disponibilizada no Colégio Teutônia, na Granja do Colégio Teutônia e na SER Gaúcho.

 

Programação

 

Além do Fórum e da Feira, o Colégio Teutônia ainda promove no mesmo período a 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional, de 14 a 17 de setembro. A programação para os três eventos ainda está sendo construída. A abertura da Semana Acadêmica será na noite de 14 de setembro, com palestra focando “Qualidade de vida” e apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.

Na noite do dia 15 de setembro haverá a palestra “Cadeias produtivas e segurança alimentar”, seguida de show cultural do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vencedor do Encontro de Arte e Tradição (ENART 2014).

Circuito temático estará dividido em quatro estações, com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia
Circuito temático estará dividido em quatro estações, com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia

No dia 16 de setembro, Dia Estadual do Leite, às 19h30min ocorre a abertura oficial do 9º Fórum Tecnológico do Leite, com o primeiro painel destacando “Possíveis cenários na produção leiteira”. Na mesma noite ainda haverá apresentação artística do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, do município de Westfália.

No dia 17 de setembro a programação inicia já na parte da manhã, com o painel “Normativa 62”. Concomitantemente ocorrem as atividades do projeto social “Escolinha do Leite”, com a palestra “Importância do consumo de lácteos” dirigida às crianças e aos estudantes de Teutônia e municípios vizinhos, além dos trabalhos nas estações temáticas e mostra científica. Na ocasião também ocorre a abertura oficial da 5ª Feira Agrocomercial e, à tarde, o Concurso de Leite em Metro. No turno da noite haverá a palestra “Aspectos econômicos da produção leiteira”, seguida de apresentação artística de canto e dança da Fundarte de Montenegro (Musical Fundarte), que marca o encerramento da Semana Acadêmica.

Por fim, no dia 18 de setembro, novo momento especial com a “Escolinha do Leite”, além do painel “Qualidade versus Garantia”, atividades nas estações temáticas, nova edição do Concurso de Leite em Metro e encerramento da programação do Fórum e da Feira com apresentação de bandinhas.

 

Informações

 

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025, com Márcio Mügge e Maria de Fátima Fuzer da Silva, ou ainda pelo e-mail marcio@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Cooperativa Languiru, Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Nutrifarma, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.