Notícias

9º Fórum Tecnológico do Leite – Escolinha do Leite será uma das atrações apresentadas pela Languiru no evento de setembro

22/06/2015

A comissão organizadora do 9º Fórum Tecnológico do Leite voltou a se reunir no mês de junho para dar andamento ao planejamento do evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro. Organizado pelo Colégio Teutônia, Cooperativa Languiru e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do educandário e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agrocomercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, ainda haverá a inédita “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru, um bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular, além do já tradicional Concurso de Leite em Metro.

Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Foto: Leandro Augusto Hamester)

“Será uma semana inteira de programação com o Fórum, a Feira Agrocomercial e a Semana Acadêmica, com atividades técnicas e inserção de eventos culturais. Buscamos envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens”, destaca o coordenador geral, professor Márcio Mügge.

 

Escolinha do Leite

 

Uma das novidades desta edição é a “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru. “É uma demanda que surgiu nos eventos anteriores, estimulando o consumo de leite a partir das crianças, por meio de um bate-papo direcionado”, acrescenta a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Outra atração deverá ser a Feira Agrocomercial, com a participação de agroindústrias. “Os produtores rurais estão mobilizados e motivados com a oportunidade. Está prevista a participação de agroindústrias de queijos, embutidos, conservas e pães, além da possibilidade de venda de produtos in natura, como frutas e verduras”, adiantou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann. Ela ainda ressalta que Teutônia é um dos poucos municípios que conta com atividades especiais pelo Dia Estadual do Leite. “Com certeza isso valoriza a atividade e a cadeia produtiva do leite, contribuindo para sua qualidade e sustentabilidade. A programação é bastante qualificada e demonstra o potencial regional. Sem dúvida as edições anteriores do Fórum também repercutiram nas atividades do dia a dia na propriedade rural.”

                Além dos detalhes da programação, a comissão organizadora ainda estuda a realização de evento de lançamento do Fórum, da Feira e da Semana Acadêmica. A atividade está prevista para o final de julho ou início de agosto. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025, com Márcio Mügge e Maria de Fátima Fuzer da Silva, ou ainda pelo e-mail marcio@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Cooperativa Languiru, Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Nutrifarma, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.