Notícias

9º Fórum Tecnológico do Leite – Escolinha do Leite será uma das atrações apresentadas pela Languiru no evento de setembro

22/06/2015

A comissão organizadora do 9º Fórum Tecnológico do Leite voltou a se reunir no mês de junho para dar andamento ao planejamento do evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro. Organizado pelo Colégio Teutônia, Cooperativa Languiru e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do educandário e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agrocomercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, ainda haverá a inédita “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru, um bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular, além do já tradicional Concurso de Leite em Metro.

Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Concurso de Leite em Metro é uma das atrações do evento (Foto: Leandro Augusto Hamester)

“Será uma semana inteira de programação com o Fórum, a Feira Agrocomercial e a Semana Acadêmica, com atividades técnicas e inserção de eventos culturais. Buscamos envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens”, destaca o coordenador geral, professor Márcio Mügge.

 

Escolinha do Leite

 

Uma das novidades desta edição é a “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru. “É uma demanda que surgiu nos eventos anteriores, estimulando o consumo de leite a partir das crianças, por meio de um bate-papo direcionado”, acrescenta a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Outra atração deverá ser a Feira Agrocomercial, com a participação de agroindústrias. “Os produtores rurais estão mobilizados e motivados com a oportunidade. Está prevista a participação de agroindústrias de queijos, embutidos, conservas e pães, além da possibilidade de venda de produtos in natura, como frutas e verduras”, adiantou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann. Ela ainda ressalta que Teutônia é um dos poucos municípios que conta com atividades especiais pelo Dia Estadual do Leite. “Com certeza isso valoriza a atividade e a cadeia produtiva do leite, contribuindo para sua qualidade e sustentabilidade. A programação é bastante qualificada e demonstra o potencial regional. Sem dúvida as edições anteriores do Fórum também repercutiram nas atividades do dia a dia na propriedade rural.”

                Além dos detalhes da programação, a comissão organizadora ainda estuda a realização de evento de lançamento do Fórum, da Feira e da Semana Acadêmica. A atividade está prevista para o final de julho ou início de agosto. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025, com Márcio Mügge e Maria de Fátima Fuzer da Silva, ou ainda pelo e-mail marcio@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Cooperativa Languiru, Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Nutrifarma, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.