Notícias

8° Encontro dos Pais Associados da Languiru – Público assistiu palestras sobre sucessão familiar e motivação

01/09/2014

O Encontro dos Pais Associados já é uma tradição da Cooperativa Languiru, tanto que no dia 29 de agosto ocorreu a oitava edição do evento. Cerca de 250 pessoas prestigiaram a programação, realizada no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru.

Pais e filhos que moram na pequena propriedade rural ouviram as palavras da direção, assistiram explanações sobre temas como sucessão familiar e motivação, além de terem a oportunidade de auferir a pressão arterial no espaço da Famit.

Associados puderam auferir a pressão arterial no espaço da Famit
Associados puderam auferir a pressão arterial no espaço da Famit

 

Desafios do futuro na pequena propriedade

 

Filhas de associados e alunas do Programa de Sucessão Familiar da Languiru, Aline Sulzbach e Daiane Schmidt explanaram sobre os desafios do futuro na pequena propriedade rural. Num bate-papo franco e direto, as jovens instruíram os pais sobre como preparar as novas gerações para assumirem a produção no setor primário.

Para Aline, a sucessão necessita ser bem planejada, pois a propriedade deve seguir novos rumos no futuro. Ela elencou alguns aspectos, como o estímulo dos pais e a divisão do trabalho, passos importantes para concretizar a sucessão na propriedade. “A mão de obra oferecida pelos jovens é fundamental, pois garante uma maior rentabilidade para a propriedade. Viver no campo não é mais sinônimo de ignorância, até porque temos melhor qualidade de vida do que muitas pessoas que vivem na cidade. Temos que valorizar isso”, ensinou.

Aline Sulzbach (e) e Daiane Schmidt explanaram sobre os desafios do futuro na pequena propriedade rural
Aline Sulzbach (e) e Daiane Schmidt explanaram sobre os desafios do futuro na pequena propriedade rural

Daiane observou que as propriedades são como empresas que precisam de pessoas com acesso a estudo para torná-las viáveis. “Sou agricultora com muito orgulho e desde pequena sempre recebi estímulo dos meus pais para ficar na propriedade. O diálogo entre pais e filhos é necessário para se chegar a um denominador comum, pois muitas vezes, ambos têm os mesmos objetivos”, reiterou.

 

Motivação

 

Em seguida o médico chileno Fredy Enrique Perez Salazar abordou o tema “Estresse, motivação, autoestima e sucesso”. Ele comparou a vida à subida de uma montanha, onde cada trecho caminhado nos proporciona diferentes experiências. Para ele, o mundo está mudando rapidamente e os desafios são cada vez maiores. “Equilíbrio é sinônimo de realização pessoal. Nascemos para ser felizes, e a felicidade é quando você está de bem consigo mesmo e com a família, enfim, com todos que te rodeiam”, reiterou.

Dirceu Bayer (e), Fredy Salazar e Renato Kreimeier
Dirceu Bayer (e), Fredy Salazar e Renato Kreimeier

Salazar observou que o sistema nervoso é o ponto de equilíbrio do nosso corpo. Explicou que cada ação, seja nossa ou do ambiente externo, tem um sentido para nosso cérebro que a identifica como boa ou ruim. “Temos mais neurônios no cérebro do que estrelas na Via Láctea. Mesmo quando você está dormindo, mais de 50 milhões de mensagens chegam ao seu cérebro”, apontou. Salazar ainda incentivou o público a criar metas e, não importa as dificuldades, fazer de tudo para concretizá-las.

 

Palavra da direção

 

O presidente Dirceu Bayer falou do novo momento vivido pela Cooperativa Languiru. “Podemos bater no peito com orgulho e dizer que somos da Languiru. É uma empresa séria e, por isso, estão surgindo uma série de possibilidades para a cooperativa”, disse, falando do atual momento econômico para o agronegócio. Bayer ainda falou da abertura do mercado europeu para os produtos brasileiros e do trabalho focado na qualidade dos produtos Languiru.

                O vice-presidente Renato Kreimeier enalteceu o planejamento da cooperativa, “A Languiru é diferente, todo passo que damos está sendo planejado com os pés no chão. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 150 milhões na modernização do nosso parque industrial”, frisou. Ele ainda falou da imagem positiva da cooperativa, cujo trabalho tem servido de exemplo para outras instituições brasileiras e até estrangeiras. Kreimeier referia-se a palestra que ele fará na Alemanha, no mês de setembro, destacando o trabalho do cooperativismo pelo desenvolvimento da agricultura familiar. ”O maior patrimônio da Languiru são os associados, os donos da cooperativa”, concluiu.

Evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas (Fotos: Éderson Moisés Käfer)
Evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.